TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Função social da educação

Por:   •  8/4/2015  •  Tese  •  924 Palavras (4 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 4

A Função Social da Educação

Ao falarmos de educação, abrimos um amplo leque de assuntos, pórém, trataremos aqui de alguns assuntos espécificos brasileiros, com a finalidade de tentar entender, porque funciona desse jeito, e porque até hoje não encontramos um caminho melhor, a fim de que, o aprendizado seja de fato apreendido, e dessa forma, conseguir vencer, os obstáculos da função social escolar atual.

No Brasil, entre o período de 1549 a 1759, a educação era aplicada pelos jesuítas, porém, não possuía esse caráter educacional que hoje conhecemos, pois seus métodos eram tão somente a catequisação dos indígenas, contudo, para a elite colonial outra educação era oferecida. Com a chegada do iluminismo em 1870 e depois com a reforma de Benjamin Constant, sob a influência do positivismo em 1890, a influência religiosa perde um pouco seu poder, “segundo SAVIANI (1984, p. 275), “tomam corpo movimentos cada vez mais independentes da influência religiosa””, (p.27). Seguimos desde então nessa linha onde que o professor detentor do conhecimento transmite aos alunos, passivos e quietos, o conhecimento. Pouca coisa mudou, pois como antes ainda encontramos o aluno em suas cadeiras de frente para o professor que se encontra à frente da turma a lhe transmite o conhecimento, que já está pronto, poucos dão a esses alunos a chance de levantar a mão e se manifestar, afirmando sua opinião sobre determinado assunto, ou até mesmo ajudando na elaboração das aulas. O trabalho educacional no Brasil segue o molde do “pacote”, aquele cujo foi “celebrado com o MEC/Governo de Minas Gerais – Missão de Operações dos Estados Unidos (PONTO IV) criou-se o PABAEE (Programa Americano Brasileiro de Auxilio ao Ensino Elementar)” (p.33), ou seja, introdução de uma educação importada dos Estados Unidos, que é o molde que seguimos hoje. E ai nos perguntamos; como a sociedade brasileira entende o papel social da escola? O que é? E para quê serve? Muitos são os questionamentos e poucas são as respostas e mudanças, discutindo a função social da escola, entendemos a educação no seu sentido amplo, que seria: direitos iguais para todos, inclusão social, escola de boa qualidade, etc. Ela, no entanto, como instituição social possui formas de organizações e de funcionamentos que apresentam peculiaridades próprias e que são frutos de sua história ao longo do tempo e mediante sua pratica no campo do conhecimento, de valores, atitudes, interesses políticos, e mesmo por sua desqualificação, devido a mudanças que houveram de geração a geração, a escola como função social, articula determinados interesses e desarticula outros, e a busca pelo aprendizado ocorre lentamente, pois, o não comprometimento com a formação de seres pensantes, criativos prejudica muito o andamento da educação no Brasil, e muito embora haja projetos para tal melhoria, falta interesse político, econômico e social, a fim de, dar continuidade a educação de forma paralela à sociedade fora da escola, como por exemplo, reconhecer que o aluno não é vazio em si, ele possui conhecimento prévio de mundo, que independe de sua faixa etária.

Em alguns videos analizados, percebemos que muitos acham que a educação formadora deva procede da instituição escolar e se esquecem de que essa instituição necessita de outros mecanismos para se sustentar e que sozinha nada mais é além de paredes, cadeiras e mesas..., e mesmo assim, esse título foi anexado a escola, e qual é o papel da escola na sociedade? Segundo a Lei de Diretrizes e base (LBD), “o título I- da Educação, art 1° § 1º. Esta Lei disciplina a educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias.

§ 2º. A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social. ”(site).

Mediante a esse parecer, pouco sobra no nível da elaboração livre a fim de proporcionar dinâmismo e criatividade, formando além de mão de obra social, seres; capazes de criar e produzir por si próprio.

É

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (52.3 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com