TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO ADMINISTRATIVA

Por:   •  24/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 2

Gestação Administrativa Escolar

Gestão significa gerenciamento, administração, onde existe uma instituição, uma empresa, uma entidade social de pessoas, a ser gerida ou administrada. O objetivo é de crescimento, estabelecido pela empresa através do esforço humano organizado pelo grupo com um objetivo especifico. A gestão surgiu quando após a revolução industrial, os profissionais decidiram buscar solução para problemas que não existiam antes.

A gestão administrativa além da técnica de administrar, ainda se utiliza de outros ramos como o direito, a contabilidade, e economia, psicologia, a informática entre outros. A gestão de pessoas é uma parte essencial da gestão administrativa ou de empresas.

A gestão administrativa escolar se consolidou em 1961, com a criação da Associação Nacional de Professores de Administração Escolar (ANPAE) hoje intitulada Associação Nacional de Políticas e  Administração da Educação.

O termo gestão passa ser incorporado ao longo dos anos 80 e 90.

A gestão da educação esta hoje instalada no Brasil como um conceito compreensivo que diz respeito ao pensar e fazer a educação em sua totalidade, visando o cumprimento de sua missão política, cultura e a consecução de seus objetivos pedagógicos. ( Sander 2005. P 46 e 47 ).

É pela gestão que se estabelece unidade, consistência e coerência à ação educacional numa perspectiva abrangente e proativa de superação das dificuldades cotidianas no âmbito escolar.

A organização e a gestão escolar são os meios com os quais a escola busca atingir um dos seus principais objetivos que é o processo de ensino-aprendizagem. A gestão da escola deve ter suas raízes na especificidade do ato pedagógico, essencialmente dialético e dialógico, na construção de novas praticas novas concepções e nova forma de pensar e fazer as ações emproa da construção da aprendizagem.

Se gestão significa ato de gerir, gerenciar, administrar, este “ato” é uma ação, um modo de proceder, uma conduta. Assim, quando se fala em gestão, fala-se de um processo construído conceitualmente pelo ser humano, exercendo uma determinada ação decorrente de uma complexidade de elementos internos e externos que atuam em cada gestor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (52.6 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com