TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DEMOCRÁTICA PARA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

Por:   •  5/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.061 Palavras (17 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 17

FACULDADE CAPIXABA DA SERRA – MULTIVIX SERRA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

GESTÃO DEMOCRÁTICA PARA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

ERIKA FANTONI

FERNANDA CRISTINA DE OLIVEIRA MESS VIEIRA

SERRA - ES

2017

GESTÃO DEMOCRÁTICA PARA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

ERIKA FANTONI

FERNANDA CRISTINA DE OLIVEIRA MESS VIEIRA

Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Pedagogia apresentado à Faculdade Capixaba da Serra - MULTIVIX, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia.

Orientador: Prof. Adriano Salvador.

SERRA - ES

2017

GESTÃO DEMOCRÁTICA PARA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

ERIKA FANTONI

FERNANDA CRISTINA DE OLIVEIRA MESS VIEIRA

Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Pedagogia apresentado à Faculdade Capixaba da Serra– MULTIVIX SERRA, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Pedagogia.

Aprovada em _______ de___________ de _________.

COMISSÃO EXAMINADORA

___________________________________

Professor Adriano Salvador

Faculdade Capixaba da Serra– MULTIVIXSERRA

Orientador

___________________________________

Coordenadora Ana Martha Aguiar

Faculdade Capixaba da Serra– MULTIVIX SERRA

Examinadora

"Gosto de ser gente porque, inacabado, sei que sou um ser condicionado, mas, consciente do inacabamento, sei que posso ir mais além dele. Esta é a diferença profunda entre o ser condicionado e o ser determinado."

Paulo Freire

RESUMO

Este trabalho trata-se da gestão democrática escolar em conjunto com a participação da sociedade para transformação social, onde através de uma pesquisa bibliográfica irá percorrer os seguintes objetivos: conceituar a gestão em geral e ilustrar a importância para transformação da sociedade, descrever a participação e função dos gestores escolares nesse processo, apresentar os principais instrumentos que permitem a participação da família e sociedade na tomada de decisão, bem como, analisar os possíveis desafios da gestão escolar, na atualidade, levando em conta, especificamente, a escola pública.

Palavras-chave: Educação; Gestão educacional; Gestão democrática; Sociedade; Gestão escolar pública.

Abstract: This work deals with school democratic management together with society's participation for social transformation, where through a bibliographical research will follow the following objectives: conceptualize management in general and illustrate the importance for transformation of society, describe the participation and The role of school managers in this process, present the main instruments that allow the participation of the family and society in decision making, as well as analyze the possible challenges of school management, nowadays, specifically taking into account the public school.

Keywords: Education; Educational management; Democratic management; Society; Public school management.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO......................................................................................................07

  1. GESTÃO DEMOCRÁTICA...................................................................................08
  1. OBSTÁCULOS DA ESCOLA EM TERMOS DEMOCRÁTICOS......................09
  1. A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR: O PROCESSO DE GESTÃO............................11
  1. GESTÃO ESCOLAR: PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE PARA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL..............................................................................13
  1. CONCLUSÃO.......................................................................................................17
  1. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS....................................................................19
  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho procura, por meios de uma revisão de estudos, e análises anteriores, fazer uma reflexão sobre questões fundamentais e os desafios da gestão escolar da escola pública, em face das novas demandas que a escola enfrenta, no contexto de uma sociedade que se democratiza e se transforma.  Para isso é necessário optar pela gestão democrática, possibilitando à escola maior grau de autonomia e garantindo o pluralismo de ideias e concepções pedagógicas, com o objetivo de melhorar o nível de educação escolar oferecida.

O emprego desse conceito obteve destaque em 1990 onde a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), ilustra uma mudança de concepção sobre a escola, sobre o seu papel, sobre o seu funcionamento e sua organização. Exige na nova lei a redefinição de responsabilidades dos vários sistemas de ensino federal, estaduais e municipais e novas incumbências da escola, tarefas, funções ou atribuições, para promover o fortalecimento gradativo de sua autonomia.

Partindo dessa realidade, a escola deve propor uma nova atividade de desenvolver o trabalho pedagógico a partir de um planejamento participativo e comunitário envolvendo em atividades coletivas a escola, a família e a comunidade e tendo maior preocupação em desenvolver um processo educativo centrado no estudante e na sua realidade pessoal e contextual, que se efetive como tarefa contínua, política, com a comunidade participando não só de execuções, mas de decisões, acompanhamento e controle das ações propostas.

Nesse sentido, a atividade de gestão não se dá no vazio, mas em condições históricas determinadas para atender a necessidade e interesses de pessoas e grupos. Dessa forma, a educação escolar não se faz separada dos interesses e forças sociais presentes em determinada situação histórica. A gestão escolar está, assim, organicamente ligada à totalidade social, onde ela se realiza e exerce sua ação e onde, ao mesmo tempo, encontra as fontes para um tratamento objetivo da atividade administrativa escolar. É preciso, portanto, que a análise dos elementos mais especificamente relacionados à gestão e à escola seja feita em íntima relação com o exame da maneira como estar à sociedade organizada e das forças econômicas, políticas e sociais ali presentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.2 Kb)   pdf (258.4 Kb)   docx (290.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com