TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO ESCOLAR: A CONSTRUÇÃO DE UM CONCEITO

Por:   •  17/9/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.286 Palavras (6 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB[pic 1]

DEP. DE CIENCIAS HUMANAS, EDUCAÇÃO E LINGUAGEM - DCHEL

Denise Carvalho dos Santos

FICHAMENTO: GESTÃO ESCOLAR: A CONSTRUÇÃO DE UM CONCEITO

ITAPETINGA-BA

2015

FICHAMENTO[1]

HORA, Dinair Leal da; SANTOS, Terezinha Fátima A. Monteiro dos(orgs.). Políticas Educativas e Gestão Educacional: Gestão escolar: A construção de um conceito Campinas, SP: Alínea, 2014.

   O texto trás uma abordagem da compreensão do conceito de gestão escola, analisando as principais teorias que foram por muito tempo bases decisivas e apoiadas até nos dias atuais emdiscussões nessa área. Começa com uma reflexão sobre administração geral e em seguida uma compreensão dos diferentes conceitos e práticas que existem entre administração e gestão escolar.

   Paro (2003) destaca a administração a partir de um conceito geral, á parte das determinações sociais e econômicas:

[...] é a utilização racional de recurso para a realização de fins determinados. Assim pensada, ela se configura, inicialmente, como uma atividade exclusivamente humana, já que somente o homem é capaz de estabelecer livremente objetivos a serem cumpridos. (p.62).

   É fundamental para a organização social a atividade administrativa, no que se diz respeito ao atendimento ás necessidades do homem, e com a prática administrativa o mesmo se desenvolve na produção do seu material.

 “Todavia não há como negar que tal prática sofre influencia das contradições advindas dos interesses sociais, econômicos e culturais. Sendo assim, seu processo determina e, ao mesmo tempo, é determinado pela conjuntura desses fatores”. (p.62).

   Para esclarecer a respeito da administração numa estrutura social determinada, é importante perceber em que condições acontecem na sociedade.

   “[...] as principais teorias da ciência administrativa considerando seus contextos-sociais, tomando por base os estudos resultantes das escolas de administração denominadas como: clássica, psicossocial e contemporânea”. (p.62-63).

   “Segundo Park (1997), a revolução industrial despontou com o desejo de aumentar e acelerar a produção [...]”. (p.63).

   “O conceito de administração Científica, desenvolvido por Taylor, tem ênfase na adoção de métodos racionais e padronizados [...] Teoria Clássica, apresentado por Fayol, destaca a estrutura da organização administrativa com foco na gerencia”. (p.63).

   “[...] percebemos que seus objetivos têm como prioridade o aumento da produtividade [...] o processo de divisão do trabalhofundamenta-se em princípios que, ao longo do tempo, promovem a desumanização do trabalhador”. (p.64).

É preciso evidenciar, também, o movimento da teoria denominada de administração burocrática, elaborada pelo alemão Max Weber (1864-1920), considerado o Pai da Sociologia Moderna. O sociólogo teve grande influencia na estrutura das empresas do século passado [...] analisava a burocracia [...] como o modo mais lógico, eficiente e racional de estruturar o trabalho em grandes organizações. (p.64).

   “[...] os modelos clássicos da gerencia científica de Taylor, a burocracia conforme a proposta de Max Weber e a administração científica de Fayol ainda constituem a realidade da maioria das organizações, mesmo que combinadas com práticas administrativas mais modernas”. (p.65).

   Anísio Teixeira foi um dos principais autores que elaborou materiais bibliográficos na área educacional, sua contribuição trouxe á discussão adiscordância entre administração escolar e empresarial. Destaca que o educando é o alvo principal em educação, já na empresa o alvo é o produto, assim as metas de ambos eramtotalmente opostas. Deve ser ressaltado tambémque a influencia de administração empresarial  tem seus traços muitos visíveis na administração escolar.

As mudanças ocorridas na prática da administração escolar no final de 1980 foram influenciadas pelo movimento de busca por uma nova organização social, decorrente de transformações que aconteceram no mundo do trabalho, primeiramente em nível mundial e, em seguida, nacional. [...] as quais provocaram um redirecionamento das políticas educacionais, principalmente no que se refere á administração da educação e da escola. (p.69).

   Para uma melhor definição de gestão escolar na atualidade, o autor faz uma breve retrospectiva do desenvolvimento desse conceito ao longo dos anos.

A gestão escolar começou a ser discutida com mais ênfase no cenário educacional a partir do período de redemocratização da sociedade brasileira, com vistas ao projeto de se assegurar a equidade e qualidade do ensino, pautado no caráter democrático, cooperativo, planejado e responsável a ação dessa função. Os princípios da gestão democrática foram legitimados no art. 206, inciso VI da Constituição Federal (CF) de 1988. (p.70).

   “Esse intento ganhou força com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei n° 9394/96, ao se estabelecer que os sistemas de ensino definissem as normas de gestão democrática do ensino público na educação básica [...]”. (p.70).

   “Todavia, Paro (1998) alerta que, na LDB Lei n° 9394/96, não há regulamentação precisa sobre os princípios de gestão democrática [...] também não implementaram em suas esferas dispositivos legais que especificassem esse tema.”(p.70).

   “[...] dois elementos fundamentais para a democratização da escola ganham destaque: a participação de todos os componentes da comunidade escolar nos processos decisórios e a existência de um amplo processo de informação em que todos tenham conhecimento [...]”.(p.71).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (129 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com