TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conceito de Avaliação Escolar

Por:   •  25/8/2019  •  Exam  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 2

O conceito de “Avaliação Escolar” significa o ato de avaliar, com a técnica avaliativa de construção de novos conhecimentos em seu processo de ensino- aprendizagem. A palavra “avaliar”, no dicionário da língua portuguesa (2008), tem como definição “determinar ou estimar o valor, a importância de alguma coisa”. Esse ato tem o efeito de cálculo do valor comercial e propriedade comercial. Você, enquanto gestor(a) da instituição, que outro conceito repassaria para a equipe multidisciplinar em seu local de trabalho acerca do tema?

A avaliação escolar no Brasil, ainda segue o paradigma tradicional, o qual, visa um molde pautado em um método objetivo de se avaliar um aluno. Sendo assim, muitos dos professores (ainda atuantes) enxergam na avaliação um instrumento punitivo e, também, comparativo. Com isto, não negamos que a avaliação seja um instrumento de controle, como, salienta Libâneo, entretanto, o mesmo menciona outros dois elementos da avaliação que são “ignorados” pelos professores, a saber: o componente didático pedagógico e o de diagnóstico.

Seguindo essas três funções avaliativas (controle; didático; diagnóstico) propostos por Libâneo é que conduziria a definição de Avaliação Escolar com os professores, considerando, que a função pedagógica-didática, objetiva para o aprendizado e contribui para a assimilação de conteúdo e a construção do conhecimento, a função de diagnóstico, possibilitaria ao professor, diagnosticar através dos resultados obtidos onde e quando realizar possíveis modificações na forma de aplicação e conteúdo da avaliação e por final a função de controle, pois sabemos, que a avaliação de certa forma é um instrumento de controle, porém, este controle não pode ter aquela postura que o paradigma Tradicional possui, mas destaca a concepção democrática de ensino, articulando as duas outras funções.

Em suma, uma das possibilidades que buscaria colocar em prática nas práticas avaliativas como um gestor escolar, seria as Funções da Avaliação propostas por Libâneo, pois o ato de avaliar, envolve não apenas o analisar, mas também de sistematizar dados coletados com o propósito de comprovar a qualidade avaliativa.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (89.7 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com