TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO ESCOLAR PÚBLICA UM EXERCÍCIO DE DEMOCRACIA LIDERANÇA E GERENCIAMENTO

Por:   •  16/4/2018  •  Artigo  •  7.674 Palavras (31 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 31

GESTÃO ESCOLAR PÚBLICA: UM EXERCÍCIO DE DEMOCRACIA LIDERANÇA E GERENCIAMENTO.

PUBLIC SCHOOL MANAGEMENT: AN EXERCISE OF DEMOCRACY AND LEADERSHIP MANAGEMENT

.

Resumo

O Presente estudo tem por objetivo apresentar como a gestão escolar se faz cada vez mais importante no cotidiano das escolas. A partir das consultas em diferentes fontes bibliigráficas, com base na literatura especializadas, referenciada nos estudos de SPOSITO (2005), LUCK (2004) e BOOBBIO (2005), o trabaho aborda os seguintes temas: Gestão e gestão escolar, definindo conceitos; Atribuições do gestor escolar e seus desafios na gestão adminstrativas, pedagógica e financeira; Liderança: Competência indispensável ao trabalho do gestor; Gestão democrática: No contexto da gestão púbica e Contribuições da gestão escolar democrática para a melhoria da escola pública. Diante o exposto, ficou evidenciado que existe a necessidade de garantir a participação do gestor escolar na educação tanto na comunidade quanto na equipe interna.

Palavras-chave: Gestão Escolar; Democracia; Atribuição; Liderança;.

Abstract

The present study aims to present as the school management becomes increasingly important in the everyday life of schools. From consultations bibliographical different sources , based on specialized literature referenced in studies SPOSITO (2005 ) , LUCK (2004 ) and BOOBBIO ( 2005), job covers the following topics : Management and school management , defining concepts ; Duties of the school management and its challenges in ADMINISTRATIVE , pedagogic and financial management ; Leadership : the essential work of manager competence; Democratic management : In the context of pubic management and democratic school management contributions to improving public schools. Given the foregoing, it is evident that there is a need to ensure the participation of the school manager in education both in the community and in -house staff.

keywords: school management; democracy; assignment ; leadership

_____________

1Graduanda do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São Camilo-ES, alessandrajoaovitor@hotmail.com;  

2Graduando do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São Camilo-ES,                cleide.azevedo64@hotmail.com;  

3Graduanda do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São Camilo-ES,                vivianecbb@hotmail.com;

4Graduado      do     Curso     de    Pedagogia       do      Centro    Universitário     São      Camilo-ES,

diegoportinho@saocamilo-es.br. 

 

Introdução

Baseado em consultas realizadas em diferentes fontes bibliográficas e com base na literatura especializada vêm demonstrar o fazer do gestor escolar e como deve ser a sua atuação na escola com a equipe escolar e a comunidade, uma íntima ligação, que é fundamental para uma boa gestão. As análises buscam saber quais características de uma gestão que faz a diferença em relação à equipe escolar, nas pesquisas vem se destacando vários fatores que são determinantes para o sucesso da escola, como: capacidade de liderança do gestor, a organização das atribuições delegada pelo gestor, o clima de trabalho na escola, oportunidades de reflexões entre os membros da escola, participação da comunidade entre outros. Então se faz necessário a construção de uma escola verdadeiramente democrática.

Na atual pesquisa destaca a postura do gestor como um líder construtor de conhecimentos, aqueles que moldam nossos pensamentos e leva a descobertas. O bom gestor é que anda na ponta dos pés, e que tem uma visão ampla de tudo o que acontece a sua volta. O gestor precisa saber surpreender, observar e sempre estar pronto para novas descobertas, ou seja, significa ver o que nunca havia visto antes. 

  1. Gestão e gestão escolar: Definindo conceitos

Gestão vem do termo do verbo latino gero, gessi, gestum, gerere, cujo significado é carregar, chamar para si, executar, exercer e gerar, e tem como objetivo a geração de um novo modo de administrar uma realidade, pois traduz a ideia de comunicação pelo envolvimento coletivo por meio da discussão e do diálogo, gestão é a atividade que põe em ação o sistema organizacional.

Incluindo gestão para o ambiente escolar teremos como foco a seguir explicar qual seria a finalidade de um gestor escolar, podemos dizer que toda atividade humana precisa de uma liderança e a escola não é diferente, precisamos da atuação do gestor para que haja uma certa hierarquia entre os demais servidores e para que possamos entender melhor sobre gestão escolar, precisamos saber que o gestor pode vir a ser escolhido pelo chefe do Poder Executivo, estando na direção sob o pretexto de ocupar um cargo de confiança ou pode também ser eleito através de eleições diretas ou consulta pública à comunidade escolar.        

O conceito de gestão escolar vai além do que liderar, ele perpassa por vários campos no qual não se restringe em apenas espaços fixos. O verdadeiro líder sabe conduzir de modo democrático e ao mesmo tempo participativo as questões relacionadas à escola, pois se sabe que todo gerenciamento tem um tempo, pode começar hoje e acabar no amanhã, por isso a importância de uma boa gestão. De acordo com Spósito (2005):

“A gestão democrática deve ser um instrumento de transformação das práticas escolares, não a sua reiteração. Este é o seu maior desafio, pois envolverá, necessariamente, a formulação de um novo projeto pedagógico. A abertura dos portões e muros escolares deve estar acompanhada da nova proposta pedagógica que a exija”. (p.55).

             O Gestor pode ser substituído a qualquer momento, por isso podemos dizer que ninguém é e sim ocupa um cargo de gestor e por ser um cargo transitório deve-se exercer liderança para encorajar, motivar, mobilizar os profissionais da escola. No entanto, todo gestor não deve se limitar a um gabinete entregando-se somente a burocráticias e sim, ter uma visão ampla no qual é necessário saber tudo que acontece a sua volta, sendo que a tarefa mais importante da gestão escolar tem a ver com pessoas: receber, motivar e reter os bons profissionais, identificar aqueles de menor desempenho, viabilizando as condições para a melhoria de sua própria prática tendo em vista que o interesse da escola deve estar sempre acima dos interesses do gestor visando sempre o melhor para a instituição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.9 Kb)   pdf (321.2 Kb)   docx (199.1 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com