TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO PEDAGÓGICA HELOISA LUCK

Por:   •  21/10/2015  •  Resenha  •  875 Palavras (4 Páginas)  •  9.335 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

TASLA CHAIANE MENEZES GOUVEIA

RESENHA  CRÍTICA SOBRE: GESTÃO PEDAGÓGICA

  1. Salvador

2015

TASLA CHAIANE MENEZES GOUVEIA  

RESENHA CRÍTICA SOBRE: GESTÃO PEDAGÓGICA

Resenha sobre o livro: “Dimensões da Gestão Escolar e suas competências” – Heloísa Lück” apresentada ao curso de Pedagogia VIII semestre da Faculdade Maurício de Nassau, como requisito de avaliação da disciplina Gestão Pedagógica sob orientação da profª Cristiane Copque  

ORIENTAÇÃO: Profa. Cristiane Copque

  1. Salvador

2015

LÜCK, Heloísa. Dimensões da Gestão Escolar e suas competências. Capítulo VII: Gestão Pedagógica (93-104) Curitiba, Ed. Positivo, 2009.

A obra resenhada é de autoria da doutora em Educação Heloisa Lück natural do Paraná, sendo formada pela Universidade Columbia e pós-doutorado em Pesquisa e Ensino Superior pela Universidade de George Washington. Atualmente é diretora educacional do CEDAHAP, atuando como conferencista e docente em curso de capacitação de profissionais da educação para sistemas estaduais e municipais de ensino. Em sua trajetória publicou algumas obras como: Ação integrada: administração, supervisão e orientação educacional; Pedagogia interdisciplinar; Metodologias de projetos: ferramentas de planejamento e gestão entre outras.

O capítulo VII Gestão Pedagógica do livro Dimensões da Gestão Escolar e suas competências, inicia o texto abordando as competências da gestão pedagógica especificamente do diretor o qual assume a posição de liderar a escola. Nesse trecho salienta a importância do dirigente escolar e quais são suas atribuições na organização escolar.

Logo em seguida, a autora dá continuidade explanando o papel da escola e quais ações desenvolvidas na unidade escolar de cunho pedagógico de caráter intencional a fim de transformar os processos sociais nela praticados. Aspectos que fundamentaram a abordagem da autora a respeito da Gestão Pedagógica.

O viés da gestão pedagógica segundo Lück (2007), é um processo de articulação que constitui em um meio importante para o trabalho do diretor escolar, e compartilhada com um coordenador ou supervisor, porém somente o diretor tem a responsabilidade de liderar, coordenar, orientar, planejar, acompanhar e avaliar o trabalho pedagógico exercidos pelos professores e praticados na escola em geral.

Segundo Lück(2009), em sua outra obra, defende que o diretor é o profissional a quem compete a liderança e organização do trabalho de todos que atuam na escola, mas o mesmo deve refletir, aprofundar seus estudos e cohecimentos baseado na literatura pertinente o apoio necessário a sua tarefa.

Em todo capítulo, a autora expõe a definição de gestão pedagógica e sua centralidade, como também o papel e as incubências do diretor, visto que faz uma abordagem desde curricular até o metodológico de modo bem coerente e explicativo, no entanto o texto fica muito repetitivo para o leitor.

O texto é dividido em tópicos, porém se torna confuso em vários momentos pelo fato de Lück, abordar inicialmente a gestão pedagógica como um todo e seu principal respónsavel o Diretor, e em seguida ressaltar o significado de pedagógico, visto que esse tópico poderia ter sido mais proveitoso na parte introdutória, pois explica melhor a representação da organização pedagógica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (172.1 Kb)   docx (72.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com