TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão da Educação e do Trabalho Escolar

Por:   •  13/2/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.721 Palavras (7 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL
CENTRO DE EDUCAÇÃO

PROVA: AB1 (13 a 21 de dezembro/2021)

Disciplina: Gestão da Educação e do Trabalho Escolar (GETE)

Docentes:

Elione Maria Nogueira Diógenes

Sandra Regina Paz

Assistentes de docência:

Bruno Araújo

Jailson Costa

Vanessa Costa

Monitoras:

Dayane Carvalho

Katialine Veríssimo

Hellen

Manuela Marieta

NOME DO DISCENTE: Izaque José da Silva Melo

CURSO: Física Licenciatura                

Com fundamento no livro de Paulo Freire “Pedagogia da Autonomia”, e, em conformidade com os conteúdos apreendidos nas aulas síncronas e assíncronas, responda por meio de um texto dissertativo-argumentativo:

  1. Quais os saberes necessários para que o docente tenha uma prática educativa com base na ética/estética? (2 pt)

  1. O que você compreende por “Ensinar não é transferir conhecimento.” (Paulo Freire, 1996, p. 7)? (2 pt)
  1. Paulo Freire (1996, P. 97) afirmou: “Não posso discriminar o aluno em nome de nenhum motivo”. Como você compreende a citação acima? (3 pt).

Desejamos uma ótima avaliação e boas festas e excelente férias!! Descansem para voltar com toda energia boa em 2022!!

Quais os saberes necessários para que o docente tenha uma prática educativa com base na ética/estética?

Uma coisa muito importante que o professor tem que ter em mente é que eles estão lidando com seres humanos pensantes, que tem emoções, choram, rir, se divertem, ficam com raiva, principalmente, crianças que tem uma tendência a se maravilhar com pequenas coisas. Os docentes tem que ter em mente que não está só passando conhecimento, mas também formando uma geração de pessoais que vão ser agente da sociedade.

        Paulo freira fala que a formação crítica dos educandos não se deve passar longe da ética, que é impensável algo desse tipo. A ética nas escolas é indispensável, em um meio aonde se formar cidadão. Desenvolver o pensamento crítico é importante junto com a ética. Os docentes tem que ter isso em mente, que qualquer momento falho nessa formação pode manchar uma geração inteira. Paulo freire fala nesse sentido de formação, ele se refere que o educador não pode ministrar uma aula sem falar no que pensa a respeito do conteúdo que está sento ministrado e pode expor também sua opinião para a classe dos acontecidos que estão ocorrendo no mundo. Ele fala que é importante o docente falar as suas ideologias na sala de aula, contando que respeite a ética. Ética essa que é a não imposição dos seus argumentos nos educandos, que mesmo falando suas opiniões, respeitar o que o educando tem a dizer a respeito daquilo, não calar o educando é imprescindível. O educando também tem a capacidade de formar seus pensamentos críticos das coisas que estão acontecendo no mundo lá fora sem ter muita influência do professor, mas isso só é possível se o educador dê ferramentas para o educando formar pensamentos críticos. Ferramentas essas que vai fazer o educando sair do pensamento ingênuo para o pensamento crítico, assim, tento capacidade de formar seus próprios pensamentos sobre determinado assunto mesmo que o educador transmita a sua opinião na sala de aula. A ética esta relacionada a isso, a que o educador não deixou de dá as ferramentas necessária para os educandos, podendo ocorrer que o educador, visando somente influenciar os educandos, nega-los esse conhecimento.

        A estética está relacionada a uma boa aula, uma aula aonde o professor não terá preguiça de inovar de surpreender os alunos com o conteúdo. Uma boa conduta do professor é não desprezar os seres humanos que estão ali na sua frente, trazendo ao monótono de uma aula sem encanto, uma aula aonde o professor enche o quadro com assunto, pede para os alunos escreverem, e depois dali memorizar para uma futura avaliação. Uma coisa desse tipo destrói as expectativas dos alunos com relação a determinado assunto. Um ator desconhecido, falou que todos nós nascemos com todos os talentos, e que a vida vai tirando eles da geste até afinar em um, isso tem muita relevância na escola. Os meninos chegam cheio de entusiasmo e ao decorrer das aulas vão perdendo um por um, é o dever do professor tentar minimizar isso ao máximo.

        

O que você compreende por “Ensinar não é transferir conhecimento.” (Paulo Freire, 1996, p. 7)?

        Os conhecimentos que temos hoje em dia, foram desenvolvidos por mentes que pensaram no mundo ao seu redor, pessoas essas que não tiveram preguiça de pensar. E devemos o mundo que temos hoje em dia a essas pessoas.

        Ensinar não é transferir conhecimento, se toda nossa história fosse desenvolvida assim, hoje não teríamos nada do que temos, não teríamos sequer saído das cavernas. Passar somente conhecimento entre gerações não traz nenhuma evolução, só traz estagnação. As pessoas que são detentoras do conhecimento, além de passar esse conhecimento também tem a responsabilidade de desenvolver na pessoa que está sendo transmitido esse conhecimento, o pensamento crítico, pensamento esse que além de questionar aquele conhecimento que está sendo transmitido, desenvolver também novas linhas de pensamentos junto com a base que esta sendo lhe passado. Uma das coisas que vem com a criticidade é a curiosidade, essa ferramenta que já temos dentro da gente, vai sendo ainda mais desenvolvida se trabalhada bem pelas pessoas que está transmitindo o conhecimento.

        A muito século esse conhecimento é transmitido por professores, que durante gerações tiveram muita dificuldade em fazer o seu trabalho que é, educar gerações. Com a dominância dos poderosos essa atividade de educar vem sendo vigiada de perto. Os poderosos não querem uma população pensante, querem pessoas qualificadas para fazerem seus serviços. Essa dominância vem sendo diminuída ao longo do tempo, mas hoje em dia ainda existe essa dominância, meio que velada. As escolas são construídas para serem fabricas de mãos de obras, mas isso só acontece nas classes mais pobre da população. Com a democratização, um de seus pressupostos é a igualdade entre as pessoas, principalmente entre as classes. Criam constituição e leis que ali no papel parece uma maravilha, mas a realidade é totalmente diferente, favorecendo apenas uma pequena minoria, enquanto a grande maioria é esquecida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (95.6 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com