TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Estágio

Por:   •  17/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.407 Palavras (22 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6][pic 7]

[pic 8][pic 9][pic 10]

janete ferreira lima

[pic 11]

Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de ........

Orientador: Prof.  

ASSUNÇÃO, Janaina Camilo Ferreira de Lima. Leitura e Escrita: uma prática social: 2009. 50 laudas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) – Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Goiânia, 2009.

RESUMO

Percebe-se que atualmente o processo da leitura e escrita é uma temática que preocupa os profissionais da educação. A leitura e escrita sendo uma prática social pode conduzir o sujeito á autonomia, emancipação. O trabalho tem como finalidade encontrar as prováveis causas da defasagem do processo da leitura e escrita nas escolas da rede estadual dos alunos de 3ª e 4ª série do ensino fundamental, bem como, a possível solução para superar essa carência, para tanto se realizou uma pesquisa de campo em duas escolas estaduais na cidade de goianira - go. Na abordagem deste assunto são exploradas as concepções de vários teóricos que analisaram o processo da leitura e escrita. Finalizando o trabalho, nota-se que a interdisciplinaridade pode ser o caminho para solucionar essa crise, bem como a reflexão do professor sobre sua prática pedagógica e sua formação.

Palavras-chave aprendizagem, defasagem, ensino, escrita, leitura e prática social.


SUMÁRIO[pic 12][pic 13]

1 INTRODUÇÃO........................................................................................................05

2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ..................................................................................07

3 PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE ENSINO....................17

3.1 TEMA E LINHA DE PESQUISA...........................................................................17

3.2 JUSTIFICATIVA...................................................................................................17

3.3 PROBLEMATIZAÇÃO..........................................................................................17

3.4 OBJETIVOS.........................................................................................................17

3.5 CONTEÚDOS......................................................................................................18

3.6 PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO..............................................................18

3.7 TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO..................................................20

3.8 RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS..............................................................20

3.9 AVALIAÇÃO.........................................................................................................20

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................21

5 REFERÊNCIAS......................................................................................................22



  1. INTRODUÇÃO

Entende-se que o processo da leitura e escrita é uma preocupação presente no cotidiano dos profissionais da educação da primeira fase do Ensino Fundamental. Porém, percebe-se que quando há uma ruptura no processo (leitura/escrita) acaba-se por gerar uma desarmonia na aprendizagem e o sujeito (aluno) fica exposto à defasagem, seu conhecimento torna-se fragmentado, portanto, necessita-se a compreensão das causas que leva a esse rompimento, bem como a contribuição para possíveis avanços na qualidade desse processo.

A leitura e a escrita são um processo que pode conduzir o ser humano na sua formação global, ou seja, a sua construção histórico/social que conduzirá à sua emancipação, possibilitando-lhe assumir uma condição de cidadão ativo no contexto social em que está inserido.

No trabalho adotarei os princípios fundamentais da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para elaboração de um trabalho científico quanto à elaboração e apresentação.

Será realizada uma pesquisa de campo, na qual a amostra populacional entrevistada oferecerá dados concretos da realidade dos alunos das séries iniciais do ensino fundamental. E, para interpretação do dados coletados na pesquisa, foram utilizados como suporte teórico autores como: Luís Carlos Cagliari, Emília Ferreiro e Magda Soares.

Portanto, a confrontação teórico-prática se estruturou da seguinte forma:

Capitulo I – Leitura e escrita: uma construção humana – aborda o histórico da leitura e da escrita;

Capitulo II – Pesquisa-A defasagem da leitura e escrita no contexto escolar – relata a pesquisa de campo aplicada em duas escolas da rede estadual da cidade de Goianira - Go, com alunos de 3ª e 4ª série do Ensino Fundamental;

Capitulo III – Discussão fundamentada sobre os resultados da pesquisa – análise da defasagem da leitura e escrita do alunado de 3ª e 4ª série do Ensino Fundamental e a possível solução para sanar esse problema que deu origem à pesquisa.

Com objetivos de Encontrar as prováveis causas da defasagem do processo da leitura e escrita nas escolas, conduzindo o sujeito através da leitura e da escrita á autonomia, e emancipação e possibilitar ao aluno uma condição de cidadão ativo no contexto social em que está inserido.


  1. Revisão Bibliográfica

LEITURA E ESCRITA NO CONTEXTO ESCOLAR

O homem é um ser eminentemente social e sua história evolutiva é permeada pelo seu desenvolvendo biopsicossocial. Já nos primórdios de sua existência sua tendência aflitiva associada às suas complexas necessidades em confeccionar e utilizar instrumentos de trabalhos promoveu a aquisição da linguagem e permitiram a ele desenvolver uma atividade consciente que o diferenciou desde então das demais espécies animais (LURIA, 1979).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.6 Kb)   pdf (213.2 Kb)   docx (40.6 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com