TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Recursos Humanos

Por:   •  28/11/2022  •  Artigo  •  1.604 Palavras (7 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇAO        3

2 DESENVOLVIMENTO        4

2.1 TREINAMENTO,DESENVILVIMENTO E JOGOS E VIVENCIAS.        4

2.1.1 Gerencia,Motivçãoe Lideraça        6

2.1.1.1 Saude e segurança no trabalho        7

3CONCLUSAO..............................        ..............................................................................9

REFERENCIAS .........................................................................................................10

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho aborda assuntos referentes as disciplinas de gerencia motivação e liderança, treinamento e desenvolvimento e jogos vivencias, e saúde e segurança no trabalho, mostrara como planejar um treinamento, vantagens da aplicação de dinâmicas de grupo, estilos de liderança, responsabilidades que podem ser atribuídas em acidente de trabalho, o que é o programa de saúde e segurança no trabalho e  alguns conceitos.

  1. DESENVOLVIMENTO
  1. TREINAMENTO, ESNVOLVIMENTO E JOGOS VIVENCIAIS.

Segundo Chiavenato(2002), “Treinamento é um processo educacional de curto prazo, aplicado de maneira sistemática e organizada, pelo qual as pessoas aprendem conhecimento, habilidades em função de objetivos definidos”.

Treinamento é o processo e ensinar aos novos empregados as habilidades básicas que eles necessitam para desempenhar seus papeis dentro da organização.

E desenvolvimento segundo Dutra (2002) “Capacidade para assumir atribuições e responsabilidades em níveis crescentes de complexidade.”

O planejamento de um programa de treinamento são todas as ações necessárias anteriores a execução do treinamento, onde serão colocados todos os pontos importantes para que a execução torne-se eficaz e segura na sua realização quantos aos objetivos propostos levantados no diagnostico anterior. No deve conter alguns fatores como:

-Conhecimento a realidade.

-Determinação dos objetivos.

-Seleção e organização do conteúdo.

-Seleção e organização dos procedimentos.

-Seleção e organização a avaliação de aprendizagem.

-Estruturação do plano de aula ou de curso.

-Ação.

-Avaliação.

-Feedback

No planejamento também é importante fazer o seguinte questionamento:

-Quem deve ser treinado? (Aprendizes, instrutores)

-Como deve ser treinado? (Método de treinamento ou cursos instrucionais)

-Em que treinar? (Assunto ou conteúdo de treinamento)

-Por quem? (Instrutor ou treinador)

-Onde treinar? (Local do treinamento)

-Quando treinar? (Época e horário)

-Para que treinar? (Objetivos do treinamento)    

 

Já observamos o conceito e treinamento, e as etapas do planejamento, agora vamos conhecera s tipos de treinamento que podem ser usados nas organizações.

  1. Treinamento introdutório: tem por objetivo integrar o novo colaborador no locar de trabalho. E também pode ser usado quando a mudança de cargo de um funcionário.
  2. Rotação de cargos: tem por objetivo preparar o colaborador para executar funções diferentes no mesmo nível hierárquico, também conhecido como rodizio de tarefas.
  3. Programas de estágio e de trainee: Permitem a vivencia empresarial, que ajuda a conciliar a teoria com a pratica.

                   

Dinâmica de grupo X Jogos:

As dinâmicas de grupo é uma atividade que é desenvolvia em grupo, que tem por objetivo integrar, deixar um ambiente mais descontraído, incitar a aprendizagem e o conhecimento e também a competir. E os jogos em treinamentos é uma técnica ou atividade, é uma competição saudável entre pessoas de interesse comum. Visando desde a simples aprendizagem a uma reflexão ou correlação com as práticas do dia a dia.

As dinâmicas e jogos possibilitam um ambiente mais descontraído e informal que proporciona mais espontaneidade dos participantes e facilita a tomada de decisão do avaliador, assim tem maior possibilidades de acertos. O treinamento possibilita segundo Carvalho(2000), a adaptação do trabalhador em sua are de atuação fazendo com que este desenvolva suas tarefas com mais confiança, pois estará realizando as com reponsabilidade e conhecimento, além de se sentir mais integrado com a filosofia da empresa.

A avaliação dos resultados de um treinamento pode acontecer em quatro etapas, sendo elas:

Avaliando as reações: esta etapa consiste em avaliar opiniões ou a satisfação dos participantes em relação ao treinamento em vários aspectos.

Avaliando a aprendizado: esta etapa avalias se os treinados absorveram conhecimentos ou lembram dos conceitos que foram apresentados no treinamento, uma forma de fazer esta avaliação é através da aplicação de testes antes e depois do treinamento.

Avaliando o comportamento: consiste em verificar se o treinado está colocando em pratica o que foi aprendido no treinamento, as técnicas que podem ser utilizadas nessa etapa são: observar o funcionário no local de trabalho e entrevistas com o gerente depois do treinamento.

2.1.1 Gerencia, Motivação e liderança

Autoridade formal é atribuída mediante de um cargo, cujas as atribuições outorgam capacidade para representar a empresa, deliberar e decidir dentro do alcance da sua capacidade e competência.

Liderança é o processo de influenciar os outros de modo que consiga que eles façam o que o líder que que seja feito, ou ainda, a capacidade para influenciar um grupo a atuar no sentido de realizar os objetivos do grupo. Em nosso cotidiano podemos observar exemplos de líderes, na nossa família, comunidade, escola e ambiente profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (169.9 Kb)   docx (31.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com