TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão democrática

Por:   •  20/12/2015  •  Resenha  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 2

Síntese

É fato que a educação é um dever do Estado, e um direito jurídico assegurado para todo e qualquer cidadão. Ao assegurar esse direito, evita-se que apenas as camadas mais privilegiadas nos patamares sociais, tenham acesso à educação, uma vez que, tem-se por cultura, a tradição de incorporar apenas estas camadas a este bem.

Apenas o direito à educação, não garante a inserção do sujeito num meio muitas vezes vivenciado apenas pela elite sócio econômica, o ensino muitas vezes caracterizado pela exclusão impossibilita que o educando desenvolva um saber crítico e se situe no meio de forma diferente da alienada, e por conseguinte, não se dá conta do poder da autonomia para pensar, agir e ser que o sistema democrático deveria garantir. 

A Gestão Democrática é um dos princípios norteadores, conforme a Constituição Federal, para garantir a efetivação desse direito à educação, no sentido literal, uma vez que na escola, tal Gestão garantirá a articulação de uma proposta pedagógica que assegure a qualidade do ensino para todos, ao passo que possibilita que a escola se vincule também com a comunidade, e se baseie na mesma para desenvolver seu currículo, contextualizando o ensino com o meio, tornando o conhecimento ali construído, significativo para os educandos.

Essa forma democrática de administração educacional fundamenta-se na coletividade, e ainda que existam leis que embasem a gestão descentralizada, o modelo tradicional de organização escolar no Brasil, acaba por se tornar um empecilho na implementação dessa gestão, uma vez que no modelo organizacional tradicional, o diretor tem certa vantagem em relação às decisões sobre a escola, quando comparado aos demais profissionais que compõem a comunidade escolar.

Sendo assim, é necessário que parta da própria instituição, a transformação de sua cultura na perspectiva hierárquica, para assumir um equilíbrio de poder entre todos que constituem a mesma, de forma a ressaltar que as responsabilidades deverão ser assumidas por todos, e não exclusivamente pelo diretor.

É importante ressaltar que o sucesso dos alunos está diretamente relacionado à gestão escolar, e que esse sucesso não se limita a mera aquisição de conhecimento, a educação deve viabilizar ao estudante uma reflexão do meio, para assim, assumir uma postura como cidadão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (59.3 Kb)   docx (207.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com