TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gênero em Sala de Aula

Por:   •  15/8/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Nome (aprendente): Bianca Guimarães Nóbrega Aires

Matrícula: 91313014                                Polo: Cabaceiras-pb

Componente curricular: Ciências Sociais no Fundamental I - 2015.2

Professores formadores: Mariana Lins de Oliveira

Atividade

1)      Após a leitura do texto, apresente as diversas concepções de Gênero presentes nos estudos feministas.

Nos estudo feministas, concepções de gênero envolvem duas dimensões onde a primeira utiliza o gênero como o oposto e complementar do sexo, onde a ideia do biológico sexual não da conta da explicação perpetuada por anos no que se diz respeito ao comportamento diferenciado do homem e da mulher. Já outra concepção explica que o poder é distribuído de modo desigual entre os sexos, em que a mulher sempre apresenta submissão a outro no meio social.

2)      Segundo a autora, como se dá a relação entre desempenho escolar e gênero? Como as professoras tratam esta relação?

De acordo com o texto, houve uma época que beneficiou em maior parte as mulheres nos estudos e uma explicação para isso seria o maior números de homens no mercado de trabalho do que nas escolas, no entanto, eles abandonariam a escola para suprir as necessidades econômicas das famílias, como também o trabalho infantil e doméstico em ambos os sexos que em meio à população de baixa renda não é percebido como contraditório aos estudos. O texto também fala que o maior número de indisciplina escolar refere-se aos alunos do sexo masculino.

As professoras explicam que existe um critério de aprendizagem e de assimilação do que se explica em sala de aula. A participação e o interesse do aluno contam, pois é a partir daí que ver o envolvimento do aluno. O método avaliativo eram provas, trabalhos em grupos, lições de cada e principalmente o empenho e a participação do mesmo, e foi constatado que crianças de baixa renda eram as que mais apresentavam descuido na aprendizagem sendo necessário o uso das aulas de reforço, onde os meninos se faziam mais presentes do que as meninas. Professoras também alegaram que o uso da sensualidade como características entre as mulheres atrapalharia o desempenho escolar, porém o padrão de feminilidade é mais valorizado pelas as professoras do que a masculinidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (113.9 Kb)   docx (38.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com