TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL

Por:   •  2/12/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  803 Palavras (4 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

INTEGRANTES:

HAKARI FERREIRA COSTA

GABRIELA FARIA

ELAINE SOARES

PROFESSOR: MARCELO GOUVEIA

FAAG

FACULDADE DE AGUDOS

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL

As creches surgem no Brasil por conta da revolução Industrial, a crescente urbanização e o capitalismo criam novas necessidades na sociedade, pois com essa movimentação da industrialização a mulher começa a ter um papel crescente no mercado de trabalho que acarreta em uma mudança no cenário social dessa época criando novas discussões e necessidades no desenvolvimento e educação da criança.

Em 1874 as Câmaras Municipais passaram a destinar verbas para as crianças negras, mestiças ou brancas que eram rejeitadas, esses deveriam ser apresentados periodicamente as autoridades. No século XVIII deu início a instituições exclusivamente filantrópicas criadas pela igreja católica como a Roda dos Expostos ou Rejeitados da Santa Casa de Misericórdia e foram se espalhando pelo Brasil, por mais de um século a Roda dos rejeitados foi a única instituição de assistência à criança abandonada no Brasil, sendo extinta somente em 1950.

Surge também a influência da assistência cientifica, apesar do amparo que dava as crianças, surge com caráter preconceituoso de pobreza e tratava a educação como uma dadiva.

Sobre a influência europeia foram criados os primeiros jardins de infância privados, no Rio de Janeiro em 1875 no Colégio Menezes Vieira e, em São Paulo na Escola Americana em 1877. Em 1888, devido à grande pressão dos movimentos feministas e dos movimentos sociais, a Constituição reconhece a educação em creches e pré-escolas como um direito da criança e um dever do Estado.

Já no setor público, em 1896 em anexo à Escola Normal Caetano de Campos em São Paulo, passou a funcionar o jardim de infância, que mesmo sendo uma iniciativa pública atendia os filhos da elite paulistana. A pré-escola não tinha caráter formal, não havia professores qualificados e a mão de obra era muita das vezes formada por voluntários, que rapidamente desistiam desse trabalho (MENDONÇA, 2012), essas eram caracterizadas por seu difícil acesso originado por conta do período colonial e industrial no Brasil.  

No Brasil o governo assume responsabilidade com a educação com a chegada do período do Estado Novo (1937- 1945) criando o Ministério de Educação e Saúde,

As instituições destinadas ao cuidado da criança eram de cunho preventivo e de recuperação das crianças pobres, consideradas perigosas para a sociedade. O foco não era a criança, mas naquilo que era denominado como menor abandonado e delinquente. (KUHLMANN JR., 2002).

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) é citada pela primeira vez na Constituição de 1934. Em 1940 é criado o Departamento Nacional da Criança (DNCs) para, estabelecer normas para o funcionamento das creches. O primeiro projeto de lei foi encaminhado pelo Poder Executivo ao Legislativo em 1948, e levou treze anos de debates até o texto chegar à sua versão final. A primeira LDB foi publicada em 20 de dezembro de 1961 pelo presidente João Goulart, seguida por outra versão em 1971, em pleno regime militar, que vigorou até a promulgação da mais recente em 1996, quando esta reconhece as instituições de atendimento às crianças como parte do sistema educacional. Essas definições se situam no âmbito de um marco mais significativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (92.8 Kb)   docx (388.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com