TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HORTA SUSPENSA : UMA NOVA FORMA DE PRODUZIR ALIMENTOS SAUDÁVEIS

Por:   •  28/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.396 Palavras (6 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 6

 [pic 1]

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA –

EDUCAÇÃO INFANTIL

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA

HORTA SUSPENSA : UMA NOVA FORMA DE PRODUZIR ALIMENTOS SAUDÁVEIS

                                             Aluno(s):

                                   Débora Aparecida de Oliveira        RA:1736492

                                   Denilde Lima de Brito                     RA:1745539

                                   Karen         Floriano Brandt Afonso     RA:1744041

                                   Patrícia de Pádua Duarte                RA:1736495
                                  Talita Nataly Julio                             RA:1747313
 

       POLO  

São Sebastião do Paraíso- MG                                                 

                                                                    2018

INDICE

1. Tema

2. Situação-problema

3. Justificativa e embasamento teórico

4.Público-alvo

5. Objetivos

6. Percurso metodológico

7. Recursos

8. Cronograma

9. Avaliação e produto final

10. Referências

Tema: A horta escolar suspensa, utilizará um espaço dentro das dependências da escola para o cultivo de diversas hortaliças e  plantas de crescimento rápido, com a finalidade  de proporcionar as crianças que estão em desenvolvimento e formação uma oportunidade de terem um contato com a natureza, incluindo isso como algo cotidiano em sua vida, pois todos precisamos da natureza para respirar, comer e viver. Assim a criança irá descobrir a si mesma, desenvolvendo sua própria inteligência de maneira livre, divertida, educativa e consciente. Além disso a criança aprenderá a trabalhar a favor  da natureza e não contra ela.

Título: Horta Suspensa na Escola

Situação-problema: Com a situação atual do mundo entendemos que é importante analisarmos todas as áreas da vida, e o que é realmente importante para o ser humano, analisando as escolas da atualidade pode se ver nitidamente a falta de espaços verdes dentro das unidades. È inexistente a ligação da natureza co os alunos

Justificativa: 

Esse projeto se justifica por proporcionar aos alunos um momento diferenciado em grupo onde irão produzir com aproveitamento de materiais recicláveis uma horta suspensa, com acompanhamento de seu professor. Aprendendo com o cultivo através do Eixo Temático: TERRA-VIDA–TRABALHO, seu aprendizado quebra as barreiras escolares chegando até o seu ambiente familiar. O aluno ao observar que o objeto de seu trabalho está sendo consumido,  se sentirá incentivado a exercer essa prática continuamente.

Embasamento Teórico: O maior desafio no século XXI é se adequar a maneira como as crianças e adolescentes pesam para que o conteúdo seja absorvido de maneira satisfatória. Uma boa estratégia é trazer a pratica para a aula desse modo, a teoria passada em sala ganha exemplos reais e deixa de ser abstrata. A educação ambiental é um dos tópicos mais importantes a a serem absorvidos pelas crianças, explorar sua relação com a natureza e os impactos que suas ações podem causar no sentido ecológico. É aí que os projetos de horta escolar se inserem,  eles aproximam os estudantes da realidade, fazendo com que as crianças criem hábitos sustentáveis e ecologicamente corretos. A horta serve como objetivo de estudo interdisciplinar, assim, os educadores devem dar o Maximo de responsabilidades as crianças, inserindo-os nas discussões sobre o rumo do projeto e cuidado com as plantas. Entre os benefícios alcançados com o projeto da horta escolar, se destaca a produção e o consumo de alimentos naturais pelos alunos, autonomia, sustentabilidade, trabalho em grupo entre outros.

As hortas também podem inserem a comunidade, trazendo para o projeto os pais e os familiares dos alunos. As crianças servem de multiplicadores, porque levam o que aprendem da escola para a casa, e, desse modo, a influencia da horta não se restringe a escola.

O resultado do projeto horta na escola são alunos mais conscientes que leva para a vida ensinamentos ecológicos, amplificando a necessidade de uma mudança de postura que é preciso implantar nas sociedade com a relação a natureza.

Público-alvo: Alunos da Educação Infantil

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (151 Kb)   docx (49.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com