TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da Educação e Comunidades Tribais

Por:   •  15/6/2015  •  Resenha  •  1.144 Palavras (5 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 5

História da Educação e Comunidades Tribais

Quando surgiu a Educação, começou de forma formal e não em escolas. As pessoas mais antigas que ensinavam os mais novos, com aquisição de experiências no que eles sabiam considerado período primitivo, também com o surgimento da escrita no período Oriental causando cada vez mais uma revolução no mundo expansivo da educação que também ajudou no desenvolvimento intelectual do ser humano classificando em período Grego, a Educação cada vez mais dava ênfase a formação moral do individuo no período Romano, causando a Educação conservadora no período medieval. Cada vez mais se expandia a educação, mais houve o período do renascimento que eles se interessavam mais pela educação aplicada pela cultura Grega e Romana. Nos dias de hoje vivemos a expansão de cada época trazendo cada vez mais a família e a Escola juntas.

“A história da Educação é muito importante, porque é fundamental para a formação dos pedagogos,”

 Fazendo uma análise das estruturas curriculares do

                                                               curso de Pedagogia, identifica-se que o  pedagogo,

                                                              sua formação, dificilmente adquire conhecimentos

                                      que compõem o campo da História.

                                    “Não é de hoje essa constatação.” 

(Eliane Marta Lopes, 1986.)

Com base nesta citação analisamos que para ser um pedagogo precisamos conhecer a historia da Educação a fundo que é a partir da historia que retiramos o que precisamos passar como exemplo de Educador inteirado no conhecimento histórico da Pedagogia isso se faz importante para que o ensino seja concluído, para que conheçam o surgimento da sua origem, precisamos sempre nos atualizar e estudar o passado também. Sempre com a visão crítica acerca das mudanças, métodos, e novos métodos aplicados hoje na educação. Por isso é necessário que o pedagogo, tenha o conhecimento da historia da educação e entender o processo educativo, para saber como começou, e ter o que passar para seus alunos.

Sendo manipulada cada vez que é contada a historia da Educação, ela se torna importante por sua extensa área que se construiu uma historia vinculado a fatos concretos para serem repassados e estudados por décadas, eras, milenar, suas mudanças só acrescentam a historia mais é preciso preservar a história para que não se manipule de forma q não se torne mais interessante a ser repassado de educadores a educadores em suas origens e épocas. Porque como vamos reconstitui o passado sem seus relatos dos acontecimentos, através deles falaremos dos fatos sociais anteriores e suas experiências, e o que foi vivido ao longo dos tempos, e sempre nos informam situações diferentes de como a história e cada geração é recontada.

A preservação dos fatos históricos serve como um fator de algo que já aconteceu e podemos saber hoje se preservarmos e guardarmos a história passada, também a volta ao passado, ajuda na construção do presente mais possibilita a compreensão do pensamento educacional e práticas adotadas no dia de hoje. É necessário que o educador tenha o conhecimento da história da educação, para ensinar diante das modas pedagógicas que surgem nos dias de hoje, com base nos conhecimentos e da história do passado, entender todo o processo educativo que traz consigo o peso e as contribuições do passado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (207.3 Kb)   docx (66.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com