TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da Educação e da Pedagogia

Por:   •  20/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  8.638 Palavras (35 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 35

                          FACULDADE ANHANGUERA – UNIDERP [pic 1]

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA

PEDAGOGIA – 3° SEMESTRE

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO

Nome do aluno (a) Cleonice  Okenaro Vera ( Ra ) 415027

Nome do aluno (a) Elaine Roieski Soares ( Ra) 7989726381

Nome do aluno (a) Juliene Márcia de Oliveira ( Ra ) 432285

Nome do aluno(a) Leni Aparecida Jorge dos santos ( Ra) 7969697128

Nome do aluno(a) Neudvania Onaezokenazokaerose (Ra) 442396

Profa. Helenrose A.da S. Pedroso Coelho

Tangará da Serra – MT, 01 de Abril de 2014

SUMÁRIO

Introdução................................................................................................................................ 03

História da Educação e da Pedagogia...................................................................................... 04

História da Educação e da Pedagogia no Brasil....................................................................... 07

A origem da educação escolar no Brasil – a ação dos jesuítas como parte do movimento da contrarreforma católica............................................................................................................ 13

Cronologia da História da Educação e da Pedagogia no Brasil............................................... 14

História da Educação em Tangará da Serra-MT e a E.E. 29 de Novembro..............................28

Conclusão................................................................................................................................. 32

Referencias Bibliográficas....................................................................................................... 33


Introdução

A educação não é algo abstrato, mas está inteiramente relacionado com a sociedade e com a cultura de cada momento histórico sendo responsável pela formalização do homem e assim prossegue por toda sua vida. De fato é um processo social e atua com força conservadora, estimuladora ou libertadora de indivíduos.

A história da educação nos permite compreender a evolução, as mudanças, as etapas, as acelerações, e os afrouxamentos e permite-nos a fazer um levantamento mais coerente da situação da educação atual.

A história da educação vive momentos de debates e interrogações acerca do seu estatística, pois a preocupação em demonstrar sua atualidade e relevância na formação do pedagogo. Pode-se dizer que a ocorrência dessa reconfiguração redefine também a posição que a disciplina ocupava no campo da pesquisa educacional, modificando, assim, o que vinha sendo constitutivo da fragilidade da disciplina a não problematização dos seus procedimentos e de seu objeto (CARVALHO, 2005).

A ciência da educação é constituída pelo conjunto de das disciplinas que estudam as condições de existência, de funcionamento, e de evolução das situações e dos fatos. E a pedagogia é uma ciência da educação, que trabalham juntos com outras ciências educacional,  formalizando a pedagogia com ciência da educação.

E ainda a história da pedagogia permite-nos a compreender a pedagogia atual através do conhecimento do passado descobrindo as origens.

Para Carvalho (2005) o processo de renovação pelo qual a historia da educação vem passando enquanto disciplina acadêmica e campo de pesquisa tem sido acompanhado de intensa reflexão conceitual e metodológica.

A disciplina da historia da educação está vinculada a pedagogia e institucionalmente à formação de professores. Ressaltando que a história da educação não é uma especialização temática da História para configurar-se como uma ciência da educação e sim uma disciplina formadora (WARDE, 1990).

Nosso trabalho é refletir sobre os objetivos do ensino e aprendizagem da disciplina de história da pedagogia e da educação construindo disciplina tendo a modalidade de ciência ocupa no âmbito das ciências da educação.

A história é a interpretação dos acontecimentos da transformação do homem no tempo. A pedagogia é uma teoria da critica educação quando há transmissão ou modificação da herança cultural.


História da Educação e da Pedagogia

A história da educação e da pedagogia é a ciência uma das mais antigas e a mais desenvolvida. A palavra educação tem origem latina Educare e Educere, a primeira significa alimentar, transmitir informações a alguém. Já o segunda palavra, Educere, significa extrair, desabrochar, desenvolver algo que está no indivíduo.

Segundo Amado (2007) a história da educação nos leva a compreensão de evolução, mudanças, acelerações, afrouxamentos, e etapas. Esses processos permitem a fazer estudos específicos da situação da educação atual.

A história da educação tem início no final do século XIX e a partir dos anos de 1880 surgem publicações e cursos em Universidades e Escolas Normais da Europa. E no Brasil, a disciplina História da Educação aparece em 1927 como proposta de ensino curricular da Escola Normal do Rio de Janeiro.

Em cada lugar a história tem sua identidade e a cada dia surgem novos acontecimentos diferentes e por isso todos os tempos e em todos os lugares. Com a história da educação é possível construir através de maneiras pelos quais os povos transmitiam sua cultura e criam as instituições escolares.

O educador consciente e critico tem que compreender sua função em relação aos seus educando. E a final somos seres históricos nada escapa à dimensão do tempo. A memória de um povo tem a importante função de contribuir para o sentimento de pertencimento a um grupo de passado comum. A identidade de um povo é formulada com sentimentos através da cultura e é relembrado os acontecimentos do passado seja, uma comunidade, cidade, com propósito de reviver o passado. A memória seria a presença do passado, sendo assim, a história é o que dá vida a memória, mantendo vivos os grandes fatos e feitos notáveis de um povo. Os historiadores se interessam e precisam se interessar pela memória, pois devem ser os guardiões da história, através da história escrita, onde cresce a história, que por sua vez a alimenta, procura salvar o passado, para servir o presente e o futuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (59.6 Kb)   pdf (339.7 Kb)   docx (49.6 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com