TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da Educação e da Pedagogia

Por:   •  17/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.635 Palavras (11 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA/UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

História da Educação e da Pedagogia.

   Clélia Regina Duarte Campos-----------------------------RA: 8347782777.

Mario Sergio Rodrigues da Silva-------------------------RA: 7930681554.

 Marina De Almeida Oliveira-------------------------------------RA: 432035.

 Francilene Mancilha Sant’Anna----------------------------------RA: 425655.

             Wellington S. Angélico------------------------------------------ RA: 431228.

                           ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Corumbá- MS

27/04/2014.

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA/UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

História da Educação e da Pedagogia.

Clélia Regina Duarte Campos-----------------------------RA: 8347782777.

Mario Sergio Rodrigues da Silva--------------------------RA: 7930681554 

Marina De Almeida Oliveira-------------------------------------RA: 432035.

Francilene Mancilha Sant’Anna----------------------------------RA: 425655.

Wellington S. Angélico-------------------------------------------RA: 431228.

     

 ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) apresentada como forma de avaliação da disciplina Didática do curso de Pedagogia, oferecido pela Universidade Anhanguera-UNIDERP, sob a orientação da professora EAD Dra.Camila Beltrão Medina e da tutora Presencial Sandra Laura de Campos Santiago Garcia.

 

                                                            Corumbá- MS

27/04/2014

Introdução

Estes textos permitiram aos leitores que tenham um breve conhecimento sobre a História da Educação brasileira e suas origens e atribuições, um pouco também sobre os primeiros pesquisadores e de onde foi ponto inicial de partida da educação mundial. A história da pedagogia começa na Grécia antiga onde surgiu essa palavra “Pedagogia”, que em grego significa aquele que conduz a criança, na época eram os escravos que conduziam as crianças ate as escolas e por isso o significado do nome Pedagogo. Vimos que a educação desde os tempos medievais já era conhecida.

Um bom exemplo de como a educação já faz parte do convívio dos povos e das nações são os indígenas que adquirem o conhecimento do mais velho da tribo e repassa o que foi aprendido aos seus filhos e assim sucessivamente.

A história da Educação e da Pedagogia começa em nosso país quando a Companhia de Jesus desembarca no Brasil, através dos jesuítas que tentando modificar os hábitos e costumes dos povos nativos trouxeram em sua bagagem métodos pedagógicos para educar esse povo. Nos primeiros anos tendo como regente da Companhia de Jesus o Padre Manoel Nóbrega que fundou os primeiros colégios e escolas de instrução elementar.

De lá para cá nos tempos atuais a educação e a pedagogia juntos se desenvolveram muito e já podemos ter acesso a todos os meios educacionais existentes tanto gratuitos quanto os privados e ao decorrer do trabalho abordaremos pontos essenciais e importante para o conhecimento do publico alvo.

                 Memória da Educação Escolar no Brasil Contemporâneo.

É muito importante relembrar que a memória da educação escolar começa desde os séculos passados, com a chegada dos jesuítas em 1549 que consolidou a educação brasileira criando os primeiros colégios e escolas de alfabetização no Brasil. Seguindo em frente a memória escolar passa por diversos estágios como por exemplo passando desde as grandes navegações, pela expansão marítima e comercial, pela ascensão da burguesia e do absolutismo, na crise do catolicismo, da reforma protestante e da contra reforma até chegar nos tempos atuais.

Na contemporaneidade a educação já se encontra muito mais avançada por conta de muitos recursos que são disponibilizados para a expansão da educação o Brasil que diferente dos tempos passados que não se tinha nenhum investimento nesta área e nem se tinha direito a educação gratuita mudou para melhor. Um exemplo de mudando são os projetos criados em beneficio a população mais carente do país e principalmente para melhorias na educação brasileira.

O governo hoje em dia já oferecem diversos meios para que as escolas públicas e também privadas encaixem seus alunos nas melhores posições de ensino e aprendizagem. Até mesmo para aquelas pessoas que não conseguiram concluir seus estudos devido à necessidade de trabalhar para seu sustento, o EJA- Educação de Jovens e Adultos possibilita a essa classe de pessoas que deem continuidade em seus estudos e podendo então melhorar seus índices de desenvolvimento intelectuais.

Já se pode falar hoje da educação em tempo integral, muitas unidades escolares já existe a educação integral. Os alunos em um período estudam seu ensino regular e em outro fazem aulas de atividades complementares. Em algumas unidas escolas como exemplo criado pelo governo é o projeto Mais Educação que permite que os alunos do primeiro ao nono anos possam aprender diversas atividades extracurriculares e inclusive de reforço escolar. São diversas aulas como, as de musica, bale, dança oficinas de artesanato e pintura e de reforço escolar.

Podemos hoje em dia contar com diversos projetos, programas de apoio a educação e muito mais. O Brasil contemporâneo esta a cada dia melhor e oferecendo oportunidades no campo da educação e da pedagogia e diversos.

A Reforma Protestante e da Contra reforma Católica.

No período da Reforma Protestante e da Contra Reforma Católica, que a educação deu seu ponto de partida através dos Jesuítas que traziam para o Brasil a “Companhia de Jesus”, nesta época foram implantados os primeiros colégios e escolas de alfabetização. Os jesuítas começam a implantar nos povos nativos a educação na base da leitura e na transformação de seus hábitos tribais nativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (529 Kb)   docx (390.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com