TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História na educação 2 cederj

Por:   •  12/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 3

AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA 2- 2014.1

DISCIPLINA: HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO 2

COORDENADORA: SONIA WANDERLEY

ALUNA: BRUNA BRANDT DA COSTA.

POLO: PETRÓPOLIS.

Questão 2.1

No primeiro texto é usada uma estratégia de “encher os olhos do outro”, ou seja, o europeu ao falar sobre panos, facas, tesouras, etc. com o nativo, tenta despertar nele uma curiosidade em conhecer tais objetos, a fim de que o nativo possa lhe permitir pegar livremente a madeira desejada. Ele também tenta mostrar a ele o quanto é possível fazer coisas com essa madeira e ganhar muito dinheiro.

Já no texto dois é usada uma estratégia de força, ou seja, os europeus sentem-se acima dos nativos. Pensam em dominar todos primeiramente e em seguida tirar vantagens deles, usando-os para trabalhar nas lavouras, para isso muito espertos usam de uma conversa um tanto “fiada”  de que vão lhes ensinar a plantar, colher e que o trabalho será bom para eles, pois poderão sustentar suas famílias com o mesmo.

Questão 2.2

Atividade- O encontro do outro: construindo identidades nas   diferenças.

Material de apoio: História.

Turma: 3° ano A.

Objetivo: mostrar que existem vários tipos de identidade e níveis também: individual, familiar e social. Faremos a identificação a partir das semelhanças e diferenças. Dando prioridade a sensibilização, através da percepção.

  • Formarei duplas com os alunos, distribuirei entre eles lápis de cor, canetinha, giz de cera, lápis, caneta. E pedirei que eles decidam quem será desenhado primeiro. Logo em seguida o que foi escolhido desenhará a si mesmo e será desenhado pelo outro da dupla. Assim também todos os demais farão. Depois compararemos os desenhos;
  • Com os desenhos prontos, começarei os questionamentos, os dois desenhos são iguais? Representam a mesma pessoa igual? O outro me vê da mesma forma que eu me vejo? Quais as diferenças entre os dois desenhos?
  • Seguindo juntarei todas as imagens e espalharei todas em cima de uma mesa, colocarei todos os alunos em volta da mesa e farei novas perguntas: o que há de comum entre todos os desenhos? (chamarei a atenção para os traços anatômicos, traços culturais (uniforme escolar, corte de cabelo), identidade temporal (todos têm a mesma idade).
  • Após essas indagações, colocarei sobre a mesa imagens de outras crianças de diferentes lugares no mundo, de idades diferentes, realizando diferentes atividades (usarei imagens de crianças na época do Império, crianças de origem indígena e crianças africanas e asiáticas). Com novos questionamentos tentarei descobrir delas, o que as crianças das imagens têm em comum com elas; o que tem em comum entre si; o que tem de diferente; e com vocês, elas têm algo em comum? E de diferente?
  • Finalizando o trabalho pedirei que elas desenhem a si mesmas nos lugares das imagens das crianças mostradas. Discutirei sobre as diferenças encontradas após o desenho, e por fim pedirei que me falem o que não muda nelas mesmas, mesmo estando em outras culturas, em outras épocas ( aspectos físicos, idades, etc.)

Questão 2

PLANO DE UNIDADE

ESCOLA: COLÉGIO RECANTO DO SABER.

TURMA: 3° ANO-A

PROFESSORA: BRUNA BRANDT DA COSTA.

DISCIPLINA: HISTÓRIA.

CONTEÚDO, O

QUE APRENDER

OBJETIVOS PARA QUE O ALUNO DEVE APRENDER E POR QUÊ?

ESTRATÉGIAS

AVALIAÇÃO

RECURSOS

  • AS CRIANÇAS DO COLÉGIO RECANTO DO SABER, DURANTE DOIS MESES APRENDERÃO COMO FUNCIONA A RELAÇÃO HOMEM/ NATUREZA, NATUREZA/HOMEM  E QUAL A IMPORTÃNCIA DESSA TROCA.
  • APRENDERÃO SOBRE PRESERVAÇÃO;
  • MANUTENÇÃO;
  • RECICLAGEM;
  • CUSTOS;
  • O AMBIENTE COMO INSTRUMENTO DO PRECESSO DE DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE;
  • SOBRE COMO A HISTÓRIA TEM PAPEL FUNDAMENTAL NA CONSTRUÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE SOCIEDADE E NATUREZA.

O PROFESSOR É SEM DÚVIDA UM DOS MAIORES EXEMPLOS QUE OS ALUNOS TÊM. E DESPERTAR NO ALUNO O INTERESSE POR CONHECER COISAS NOVAS É O SEU PAPEL. SENDO ASSIM O OBJETIVO DESSE TRABALHO É ENSINAR AO ALUNO O QUANTO QUE É IMPORTANTE CUIDAR DO MEIO AMBIENTE; MOSTRAR O PAPEL DA HISTÓRIA NO DESENVOLVIMENTO DO SER HUMANO E DESPERTAR NELE UM SENSO CRÍTICO DIANTE DAS COISAS QUE VEM ACONTECENDO E NOSSA SOCIEDADE E NO MUNDO, EM RELAÇÃO AO MEIO AMBIENTE.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (82.5 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com