TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Histórias e Histórias da Educação

Por:   •  20/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.877 Palavras (12 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


  1. INTRODUÇÃO

A História da Educação é uma História muito complexa, tanto para ser estudada, como ara ser compreendida, pois ela se evolui em um contexto cheio de acontecimentos importantes e que necessitam ser observados e compreendidos.

Nesse trabalho apresentamos diversas possibilidades de se “conectar” os alunos das séries iniciais com esse mundo da História, levando-os a sentir a verdadeira importância que os acontecimentos do passado, tem em nossa educação atual.

Trabalhando os temas com o lúdico podemos fazer com que a criança aprenda sem maiores dificuldades, e assim, entenda a História da Educação em suas diversas fases.


  1. DESENVOLVIMENTO

Tema 1: Estudo da Educação grega e romana. 

A Grécia foi o berço da civilização, foi onde fluiu a sofística, apesar de não ter sido na Grécia seu local de origem.

A educação na Grécia teve formas diferentes. Em Esparta ela assume um papel de preparação para a guerra, os meninos viviam em cavernas dos 7 aos 30 anos, e sua educação incluía intermináveis exercícios de ginástica e atletismo. Os professores surravam os alunos, a fim de reforçar a disciplina. Eles alcançavam a maturidade em ótimas condições físicas. Além disso decorava muitos poemas e aprendia a tomar parte nos cortejos públicos e religiosos.

Na Educação Romana, não existia democratização, ela dava ênfase a formação moral e física (formação do guerreiro). Para as mulheres, a educação era voltada a preparar o seu papel de esposa e mãe , mesmo se depois, gradativamente,  a mulher tenha conquistado maior autonomia na sociedade romana.

  • Atividades pedagógicas desenvolvidas.
  1. Turma de 3º ano(8 a 9 anos)

Nome da atividade: Debate de Fantoches – Tema: História da escola e do professor.

Objetivos:

  • Acentuar as características da Educação Grega e a Educação Romana como base da educação atual.
  • Trabalhar a criatividade e linguagem oral.
  • Preparar o aluno para futuros debates, ensinando-o a falar e a ouvir, respeitando as diferenças de opiniões.

Descrição:

  • Falar sobre a educação Grega e a educação Romana, dando ênfase às características de cada uma delas, contando como era a educação, como surgiu o professor (pedagogo), como as crianças aprendiam, como eram “incentivadas” e disponibilizar material para pesquisa.
  • Dividir a turma em duas, sendo uma representante do povo grego e outra do povo romano. Agruparem-se, pesquisarem e refletirem sobre as características de cada povo a quem representarão.
  • Distribuir um fantoche a cada grupo e em seguida organizar de maneira que o fantoche possa passar de uma criança para outra. Fazer perguntas sobre o tema, para que cada grupo responda de acordo com as características de cada povo representado. Para responder e fazer as perguntas, as crianças devem utilizar fantoches, e as demais devem ouvir as comparações. É importante deixar que as crianças façam comparações com os dias atuais e manifestem sua opinião. Se outra criança desejar dar sua opinião, ela deve pedir que lhe passem o fantoche.

  1. Turma de 4º ano (9 a 10 anos).

         Nome da atividade: Debate informal sobre a Grécia e Roma.

         Objetivos:

  • Comparar a educação na Grécia e na Roma com a educação atual.

Descrição:

  • Formar grupos com os alunos e depois debater as formas de educação na Grécia, em Roma e a  educação atual um grupo defende a educação grega, um grupo defende a educação romana e outro grupo defende a educação atual.

Tema 2: Estudo da educação medieval, que abarca: educação no renascimento, época do absolutismo e da educação burguesa.

        No período medieval a educação era desenvolvida em estreita simbiose com a igreja, com a fé cristã, e com todas as instituições eclesiásticas.

        A escola como conhecemos é um produto da idade média. A sua estrutura é ligada à presença de um professor que ensina a muitos alunos.

        A educação Renascentista visava o homem burguês, o clero e a nobreza. Era elitista, aristocrata e nutria o individualismo liberal, não chegando as massas populares. Durante esse período, surge o interesse em três áreas: a vida real do passado, o mundo subjetivo das emoções e o mundo da natureza física.

        Durante a Idade Moderna, predominou o regime absolutista, o poder passava de pai para filho, e a nobreza e o clero tinham todos os privilégios inclusive a educação.

        Com as revoluções burguesas na passagem da Idade Moderna para a Idade Contemporânea, houve uma repercussão na educação, principalmente em consequência da separação entre a Igreja e o Estado e do desenvolvimento dos sistemas públicos de educação.

  • Atividades pedagógicas desenvolvidas.
  1. Turma de 3º ano (8 a 9 anos)

Nome da atividade: Jogo de memória da Idade Média.

Objetivos:

  • Desenvolver a memorização dos alunos usando jogos pedagógicos, trabalhando com a parte lúdica da criança e as sua respectiva socialização.

Descrição:

  • Separar a sala em dois grupos A e B, fazer um círculo, colocar o jogo no centro do círculo e tira-se par ou ímpar para ver quem vai iniciar o jogo, retira-se uma carta do jogo e a pessoa tem que adivinhar onde esta a figura igual, e quando retirada a carta o professor vai explicando o que significa a figura e onde ela se encaixa na história, quem acertar onde esta a figura igual vai ganhando um ponto até a última carta a ser tirada, quem ganhar o jogo, ganha também um ponto na matéria por exemplo.
  1. Turma de 3º ano (8 a 9 anos)

Nome da atividade: Caixa surpresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (151.8 Kb)   docx (31.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com