TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IDEIA DE COMO AS DISCIPLINAS SE ENCAIXAM NO ASSUNTO PROPOSTO

Por:   •  15/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 3

SEGUE ABAIXO UMA IDEIA DE COMO AS DISCIPLINAS SE ENCAIXAM NO ASSUNTO PROPOSTO PARA O TRABALHO. NÃO ESQUEÇAM É SOMENTE UM MODELO PARA QUE POSSAM ENTENDER COMO PROCEDER NO TRABALHO DENTRO DA INTERSICIPLINARIEDADE.

Dentro das disciplinas do semestre todas se encaixam na interdisciplinaridade pois ao ler a situação problema vemos a situação de um aluno com necessidades especiais ao qual os direitos não são totalmente assegurados, desta forma na disciplina de (homem , cultura e sociedade) entra a questão do comportamento  de uma sociedade em relação ao exercício da cidadania, que pressupõe o indivíduo no pleno gozo dos direitos civis e políticos de um estado, e o cumprimento de seus deveres para com este, não pode ser entendido como completo, somente pelo cumprimento das leis. Cidadania deve ser entendida como um longo caminho que temos de percorrer, construindo uma vida digna de ser respeitada, respeitando crenças, valores, ideias, ou seja, o outro.

Na disciplina de Educação Inclusiva, Língua Brasileira de Sinais

Nestas disciplinas acima podemos atribuir que a inclusão é um direito de todos, garantido por lei, que a escola, como um agente formativo, deve dar primazia pela integração de todos os seus componentes. Assim, também ele expõe a LIBRAS como um viável agente da inclusão, uma vez que esta possibilita a comunicação e interação das pessoas com surdez ou deficiência auditiva.

E dentro da disciplina de educação inclusiva precisamos entender que não basta matricular para dizer que somos uma escola inclusiva. É preciso garantir as condições de acesso, permanência e aprendizagem com qualidade para que os alunos se sintam e de fato sejam parte integrante da escola.

 Disciplina Tecnologia da Educação

O desenvolvimento da tecnologia atinge diretamente as formas de vida da sociedade, pois ela está inserida e tudo que move a sociedade. Assim, dentro da escola também tivemos a inserção do uso das tecnologias para auxiliar no processo educacional isto ocorre na escola como um todo principalmente na questão da inclusão.

As tecnologias assistivas proporcionam aos alunos com as mais variadas deficiências, maior independência e aquisição de competências que as tornem aptas a enfrentar no cotidiano, numerosas situações e assim tenham cada vez mais qualidade de vida. Para trabalhar com a tecnologia na educação inclusiva, é necessário estar em constante busca pela inovação, considerando que a tecnologia deve fazer parte da prática pedagógica do professor.

DISCIPLINA: PRÁTICA PEDAGÓGICA, IDENTIDADE DOCENTE

A educação de qualidade para todos só será alcançada com mudanças nas práticas pedagógicas cotidianas; e para que todos tenham as mesmas oportunidades de acesso ao conhecimento, é necessário que a escola seja uma instituição, em que os conhecimentos se tornem públicos e a produção e distribuição do saber sejam feitos de forma democrática. A prática pedagógica do professor busca preparar o docente para a vida em sociedade diante das diversas transformações sociais, econômicas, políticas e culturais, fazendo com que estas mudanças aceleradas que vivemos nos levem a adquirir competências novas na sociedade em que vivemos e nas relações que estabelecemos uns como os outros. Assim a prática pedagógica deve ser dinâmica, a fim de preparar os alunos, agentes ativos e formativos, para ampla realidade social que os cerca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (68.5 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com