TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPLANTAÇÃO DA BIBLIOTECA BRAILLE MUNICIPAL NA CIDADE DE ORIXIMINÁ

Por:   •  13/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.391 Palavras (6 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 6

CARLOS ALBERTO BRUCE FRAGATA

IMPLANTAÇÃO DA BIBLIOTECA BRAILLE MUNICIPAL NA CIDADE DE ORIXIMINÁ

ORIXIMNÁ - AM

DEZEMBRO/2015

Carlos Alberto Bruce Fragata1 Especialista em Biologia e Química pela FAIBRA. Graduado em Química pela UEA (2010); E-mail: carlosfragata1@hotmail.com   Fone: (92)99199-6678.

PROJETO

Para compreendermos que as pessoas com deficiências, é importante conhecermos não só suas limitações, mas também saber de suas transferências, seus desejos e suas potencialidades. É necessário sempre termos em mente que essas pessoas, antes de serem definidas como deficientes, são crianças, adolescente, jovens, adultos ou idosos; mulheres ou homens; estudantes ou trabalhadores; cidadãos comuns pertencentes a uma sociedade cheia de diversidades e que por isso, precisam ser respeitadas com suas particularidades.

Campbell (2009), afirma:

Aprender a conviver e a relacionar-se com pessoas que possuem habilidades e competências diferentes é a condição necessária para o desenvolvimento de valores éticos, como a dignidade do ser humano, o respeito ao outro, a igualdade e a solidariedade. (p. 140).

Este projeto tem por objetivo apresentar algumas informações sobre a pessoa com deficiência na área visual. A falta de conhecimento por parte da sociedade inviabiliza tais necessidades destes indivíduos que precisam ser atendidos em suas especificidades. Este motivo é que nos impulsiona a desenvolvermos este projeto, proporcionando assim, uma vida digna e cidadã para a pessoa com Deficiência Visual.

Diante deste fato, acreditamos que seria eficaz para atendermos a complexidade da inclusão na cidade de Barreirinha, desenvolvermos um trabalho voltado para a formação do indivíduo com necessidades educacionais especiais na área de Deficiência Visual. Para tanto, fizemos um esboço que nos dará direcionamento para atendê-los.

Pensamos primeiramente na criação de uma BIBLIOTECA BRAILLE MUNICIPAL DE ORIXIMINÁ  para pessoas com deficiências. O Braille é o sistema de escrita e leitura para pessoas Cegas. Neste local eles poderão ter acesso a livros em áudio, livros em braile, cursos de informática acessível, acesso livre a rede mundial de computadores (internet dentre outros). Ficamos imaginando um lugar digno para estas pessoas que precisam ser cuidadas e respeitadas. Para que seja implantado a BIBLIOTECA BRAILLE MUNICIPAL.

Pensando nestas questões elaboramos este projeto para que o mesmo possa proporcionar oportunidades aos profissionais da educação, a aprenderem BRAILLE para que possam contribuir com a evolução deste cidadão que merece ser respeitado.

PÚBLICO ALVO

  • Pessoas com Deficiência Visual

OBJETIVOS:

  • Geral – Analisar a importância deste espaço diante das pessoas com necessidades educacionais especificas, bem como, desenvolver junto aos profissionais da Educação, informações e estudos sobre o BRAILLE, e ainda, proporcionar palestras para que possam atuar diante da pessoa com Deficiência Visual.

  • Específicos:
  • Reconhecer as potencialidades e diversidade da pessoa com Deficiência Visual.
  • Proporcionar curso de Braille para os profissionais da educação.
  • Analisar a importância da escrita Braile para pessoas com Deficiência Visual.

JUSTIFICATIVA

Por meio de uma escrita, o cego catalisa processos vitais de emoção e sensação para representar o mais concretamente possível a experiência onde podemos denominar a importância da escrita em Braille, na construção da subjetividade da pessoa cega.

Como dizia um grande educador, Paulo Freire, “educação é o meio que pode atribuir ao homem a liberdade”. Esta também pode ceder ao cidadão a oportunidade de exercer papel de sujeito em seu contexto social mediante atuação nas mais diferentes esferas e instâncias sociais que existam. Deste modo é por meio da educação que o homem pode se emancipar frente a diferentes situações impostas pela sociedade em que vive.

Mediante a isso, a educação vem a ser um direito inalienável de todo cidadão brasileiro. Negar ou privar qualquer cidadão de ter acesso a uma educação de qualidade é negar-lhe a chance de ser sujeito atuante ao meio em que vive. A Constituição Federal do Brasil traz em seu artigo 205.

A educação é um direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. (Constituição Federal, Art.205.1988).

Deste modo, é notório que todo brasileiro tenha direito a uma educação, e que esta tenha qualidade a lhe beneficiar no que tange ao trabalho como também na vida social, independentemente de classe social que ocupe, credo ou condições financeiras.

Diante do exposto, pretendemos proporcionar que as pessoas com Deficiência Visual, possam ser atendidas na BIBLIOTECA BRAILLE. Este serviço poderá ser implantados nas Escolas Municipais da cidade de Oriximiná, com profissionais preparados para atender este público.

É na descoberta das necessidades e diferenças do outro que se constroem relações igualitárias, democráticas e dialogais. Isso somente ratifica todos os princípios que são ensinados, durante toda a vida pelos pais e depois, pelos educadores. Valores que revelam o bem que uma pessoa pode fazer pela outra, como gostaria que fizesse por si mesma, que reforçado pelo pensar de Lévinas (2005, p. 259) seria: “Esta inversão humana do em si, do para si, do cada um por si do para o outro é que viabiliza a criação do eu-ético”, daquele eu-cidadão que por meio da educação que recebe torna-se capaz de construir novas concepções de homem, mundo e sociedade.

PROPOSTA

Com o propósito de consolidar o trabalho, podemos desenvolver também projetos que são de fundamental importância para o desenvolvimento motor, cognitivo, social e pessoal da pessoa com Deficiência Visual. São eles:

Laboratório de Informática: Os recursos computacionais de Tecnologia Assistiva, de hardware (equipamentos) e de software (programas), que podem promover a funcionalidade de alunos com Deficiência Visual, na realização de atividades escolares. Com este projeto amplia-se o conhecimento quanto ao mundo tecnológico, aumentando suas possibilidades de ingresso no mercado de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (156 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com