TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESCOLA MUNICIPAL DE TEMPO INTEGRAL PROFESSOR JOSÉ JULIO DA PONTE PLANO DE TRABALHO DA BIBLIOTECA

Por:   •  22/9/2021  •  Artigo  •  884 Palavras (4 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

 

ESCOLA MUNICIPAL DE TEMPO INTEGRAL PROFESSOR JOSÉ JULIO DA PONTE

PLANO DE TRABALHO DA BIBLIOTECA

FORTALEZA 2021

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        3

2.        METAS DEFINIDAS NO PLANO DE TRABALHO E PARA AS QUAIS A BIBLIOTECA        4

3.        OBJETIVO        4

4.        POLÍTICA ATUALIZAÇÃO DO ACERVO        5

4.1 FORMAÇÃO DO ACERVO        5


  1. INTRODUÇÃO

Em frente às necessidades educacionais atuais, esse documento objetiva ser uma ferramenta norteadora para ações da Biblioteca que estará sendo aplicadas em exercício no decorrer do ano letivo de 2021, pelo corpo educacional da Escola de Tempo Integral José Júlio da Ponte. A construção do plano precisa agregar-se com os interesses da comunidade que está inserida, encontrando-se agregada nos critérios estabelecidos pelos documentos da escola.

As bibliotecas são locais que melhor articulam a relação escola e cultura a fim de estabelecer uma relação de forma a produzir resultados benéficos na trajetória de vida de crianças e jovens dessa instituição, esse plano tem por objetivo valorizar a biblioteca como espaço escolar, estimular a leitura como via de inclusão social, desenvolvendo o gosto pela leitura como meio de promoção social, sendo assim formando uma sociedade consciente. E evidenciam as necessidades de um planejamento adequado de incentivo a leitura, voltada para a transformação e valorização da biblioteca escolar, como recurso incalculável para a apropriação do conhecimento. Com o objetivo de singularizar o papel das bibliotecas como lugar de pesquisa e de elaboração de metodologias que contribuam para acelerar e consolidar práticas de apropriação do conhecimento.  

O Plano de trabalho aqui definido, está organizado em três objetivos que representam as principais áreas de atuação de uma Biblioteca Escolar para que esta cumpra a sua missão e os objetivos propostos são: estimular nos alunos da escola o prazer de ler e de escrever, desenvolver a autonomia dos alunos, relativamente à consulta, tratamento, produção  e divulgação da informação, bem como relativamente a métodos e estratégias de aprendizagem,   tornando-o atual e adequado às necessidades das diferentes áreas do saber e que possibilitem o desenvolvimento de projetos curriculares de acordo com os objetivos e finalidades da reorganização curricular.

  1. METAS DEFINIDAS NO PLANO DE TRABALHO E PARA AS QUAIS A BIBLIOTECA ESCOLAR PODE CONTRIBUIR

De acordo com os princípios enunciados, e tendo em conta à disposição definido neste documento, o Plano de Trabalho da Biblioteca visa, fundamentalmente, o envolvimento e a participação de todos, na construção de uma escola dinâmica, humanizada, participativa,  e  inclusiva.  Diante disto, foram estabelecidas duas metas:

  • PROMOÇÃO DO SUCESSO ESCOLAR: manter o sucesso escolar já atingido; melhorar os resultados das aprendizagens escolares; aumentar a oferta de atividades de enriquecimento curricular; promover a elevação do nível cultural e cívico dos alunos; garantir a todos os alunos a igualdade de oportunidades.
  • MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA NA ESCOLA: reduzir os problemas relacionados com a falta de cumprimento de regras; assegurar a conservação e melhoria dos edifícios e espaços exteriores do Agrupamento; promover uma cultura de segurança.
  1. OBJETIVO

Tornar o aluno da Escola Municipal de Tempo Integral Professor José Júlio da Ponte um ser autônomo, solidário, competente, através do surgimento de suas habilidades, competências, seu compromisso, criatividade e conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (148.9 Kb)   docx (77.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com