TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INFLUÊNCIAS EDUCACIONAIS

Por:   •  15/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 2

TRABALHO

Froebel, além de criar o primeiro Jardim da Infância, destacou a importância da educação através do brincar. O artigo “A perspectiva sócio-construtivista na psicologia e na educação: o brincar na pré-escola” também destaca a abordagem do brincar na educação. Estabeleça uma relação entre o tema apresentado pela visão de Froebel e o artigo que você leu.

Com clareza os dois temas dizem que os primeiros anos de vida são básicos, porém, é de extrema importância. Ambos afirmam que o educador tem um papel fundamental nessa fase, também salientam que na fase inicial da criança é de suma importância inserir o brinquedo nas atividades, fazendo com que a criança tenha capacidade de criar e aperfeiçoar suas habilidades motoras e intelectuais.

Existem semelhanças ou diferenças entre a educação positivista e a socialista? Explique. 

Sim. É certo dizer que todas as educações pedagógicas formam um elo e estão direcionadas para o mesmo lado, ensinar. Portanto, respondendo as semelhanças e diferenças da Educação Positivista e Socialista, primeiro destaco a semelhança que ambos apresentam, ou melhor dizendo, todos apresentam, é que independente da forma que execute o ensino, ambas estão voltadas em pró de um único objetivo.

E as diferenças são que na Pedagogia Positivista, eles buscam o concreto e o que é comprovado cientificamente, tornando uma forma de ensino mais complexa por buscar a exatidão, já na Pedagogia Socialista, eles buscam uma educação de evolução, começam de níveis baixos até chegarem a níveis altos.

Temos, no período do Iluminismo, uma riqueza de reflexões pedagógicas aliadas a uma visão política trazida por John Dewey. Como podemos relacionar o pensamento político de Dewey com a educação?

A relação está na liberdade de escolhas, também conhecida como Democracia, seu método de ensino é dar espaço para que o aluno se expresse e aprenda aquilo que ele tem total interesse, não forçadamente como à escola tradicional, que impõe um conhecimento que muitas vezes não é de interesse do aluno. Visa trabalhar e apoiar somente o que interessa a criança, dando assim, condições para resolver seus próprios problemas.

A educação construtivista faz uma abordagem sobre a educação que nos chama a atenção por vários aspectos. Como é vista essa abordagem dentro do espaço educacional? Relacione com o vídeo e o texto “Notas para uma teoria construtivista da inteligência”.

A Educação construtivista traz uma forma de ensino, digamos que, evolucional. Pelo fato de colocar estágios no desenvolvimento intelectual, tornando uma educação e um aprendizado mais dinâmico, tendo como objetivos o ensino e a interação social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (84.5 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com