TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

Por:   •  10/2/2019  •  Artigo  •  2.080 Palavras (9 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 9

                                    [pic 1]

CURSO: PEDAGOGIA

INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

NOME: PRICILA LARREIA

RGM:20185464

DISCIPLINA: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

2018/SEGUNDO SEMESTRE

      ESTÁGIO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

                                          SUMÁRIO

  1. INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O LOCAL ONDE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO FOI CUMPRIDO:
  2. INFRAESTRUTURA DO CAMPO DE ESTÁGIO:

2.1 INFORMAÇÕES SOBRE O PROFESSOR:

3. INTRODUÇÃO:

3.1 CARACTERIZAÇÃO DA TURMA ESTAGIADA:

3.2 CONCEPÇÃO DE INSTITUIÇÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL E EDUCAÇÃO INFANTIL:

4.FOCOS DE OBSERVAÇÃO:

4.1 JOGOS E BRINCADEIRAS

4.2 ARTES VISUAIS:

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS:

6.REFERÊNCIAS:

1.Informações Gerais sobre o local onde o Estágio Supervisionado foi cumprido:

           O presente estágio será realizado na educação infantil de 5(cinco) anos do período Matutino, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vila Aparecida (EMEFVA), fundada em 19 de dezembro de 1984 e encontra-se situada na Rua Travessa de Fatima, número 80 – Portão CEP: 93180-000 fone (51) 997613898.

Email: escolavilaaparecida@gmail.com

A EMEF atende um total de 153 (Cento e cinquenta e três) crianças da educação infantil a series inicias. Sendo delas 25 crianças na educação infantil de 5(cinco) anos e 24 crianças da educação infantil de 4(quatro) anos.

Cada sala tem capacidade para 30 (trinta) alunos, as salas em geral são bem arejadas.

Dependência administrativa: Pública

Nome do diretor da escola: Tabhatta Kolling

Diretoria/Secretaria de Ensino a qual está vinculada: Secretaria Municipal de educação de Portão Rs

A Escola Municipal Vila Aparecida tem como objetivo ministrar o Ensino infantil e Fundamental das series inicias de forma presencial nos turnos matutino e vespertino na forma da lei.

A escola tem como missão assegurar um ensino de qualidade, estimulando a criatividade e a participação de seus alunos, formando cidadãos críticos e atuantes na transformação da sociedade e frente aos desafios do mundo moderno.

2. INFRAESTRUTURA DO CAMPO DE ESTÁGIO

A escola tem 4 salas de aula , sala de diretoria, sala de professores, Laboratório de informática (no qual não está sendo utilizado), cozinha, banheiro dentro do prédio, não existe dependências e vias adequadas a alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, banheiro feminino e masculino, para crianças do primeiro ao quinto ano e banheiros dentro da sala de aula para a educação infantil, refeitório. Cada sala tem capacidade para 30 (trinta) alunos, as salas em geral são bem arejadas., quadra coberta e pátio descoberto. A escola não possui no momento pracinha de diversão para as crianças.

2.1 Informações sobre o professor:

A professora que acompanhou meu estágio na educação infantil de 5 anos foi a Viviane Flores, Graduada em Ensino da arte na diversidade e pedagogia na universidade UNISINOS, pós em Gestão e orientação e supervisão na mesma universidade e Mestrado em Políticas da Educação, na UFRGS.

A professora tem aproximadamente 15 (quinze) anos de exercício na docência e está a 2 (dois) anos nesta instituição de ensino.

3. INTRODUÇÃO

O relatório de Educação Infantil será realizado na Escola Municipal Vila Aparecida em uma turma de crianças que tem 5(cinco) anos de idade (educação infantil II). O estágio de Educação Infantil está relacionado às ações que envolvem a Docência com o objetivo de observar e analisar o processo de ensino com crianças desta faixa etária. Podendo assim observar as especificidades do trabalho pedagógico na Educação Infantil, observar, planejar ações a serem desenvolvidas com as crianças e é importante também refletir sobre a prática pedagógica observada podendo assim gerar problematizações, constituindo-se em instrumento de iniciação à pesquisa e ao ensino. A realização do estágio representa uma busca da realidade. No relatório de estágio será questionado a caracterização do contexto estagiado, a caracterização da escola, a caracterização da turma estagiada, a concepção pedagógica da instituição, a descrição e análise reflexiva das atividades de estágio Educação Infantil, o processo de observação do espaço, das instalações e dos equipamentos. A prática educativa: rotina; A prática educativa: aulas.

O relatório de estágio parte da compreensão de que o propósito da escola é que as crianças obtenham os conhecimentos produzidos pela humanidade, ampliem as possibilidades para operá-los, transformá-los e redirecioná-los tendo como meta alocar os avanços da civilização a serviço da humanização da sociedade. Diante disso, o projeto político pedagógico cresce da construção coletiva da educação escolar. Ele é a tradução maior da organização pedagógica que a escola faz de suas finalidades, a partir das necessidades que lhes estão colocadas diante de recursos humanos e materiais. Foram feitas 105 horas de estágio na turma, sendo que 47 delas foram de forma participativa, as crianças me receberam muito bem, inclusive a professora também, pude participar das aulas ministrada por ela, de forma muito divertida e amigável, as crianças são muito participativas em todas as atividades que foram propostas a eles , observei que a professora tem um jeito inovador de dar sua aula, no qual não vi as crianças desanimadas em nem um momento, ela também tem um carinho enorme por eles, sua aula é divertida, lúdica e apaixonante, sendo assim neste sentido  o professor desempenha papel fundamental, visto que ele organizará o dia a dia das vivências que as crianças terão acesso na Educação Infantil, e bem como os procedimentos que as levarão a atingir maiores níveis de desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (148 Kb)   docx (26.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com