TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTEGRAÇÃO E INCLUSAO

Por:   •  23/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

INTEGRAÇÃO E INCLUSÃO

[pic 3]

Ubá

2011

SUMÁRIO

1-Introdução........................................................................................................3

2-Integração e Inclusão......................................................................................3

3-Considerações Finais......................................................................................4

4-Referência Bibliográfica..................................................................................4

  1. INTRODUÇÃO

Atualmente vemos que o processo de inclusão está acontecendo, mas o sistema não fornece profissionais habilitados com recursos pedagógicos para realizar com eficiência este trabalho.

Trazendo com isso para o ensino regular todas as responsabilidades, tirando das mãos dos órgãos habilitados “Apae” toda responsabilidade. E o que precisa realmente ser realizado não se realiza.

Este trabalho é o resultado de uma pesquisa com um pedagogo, um professor e um aluno de uma escola estadual do município de Guidoval-MG.

 

  1. INTREGAÇÃO E INCLUSÃO

A inclusão é uma inovação, cujo sentido tem sido distorcido e muito polemizada pelos mais diferentes segmentos  educacionais e sociais. A princípio o professor tem que valorizar e compreender toda a  identidade deste aluno. Procurando dar suporte ao regente com sugestões de atividades que envolva a socialização e atividades que desenvolva a aprendizagem dentro dos padrões estabelecidos bem a nível dos mesmos, sem se preocupar em atingir o nível de 100% de aprendizagem, pois o tempo para adquirir o saber é mais lento.

A família  ou responsável por esses alunos podem contribuir, em primeiro lugar aceitando as diferenças do filho e procurar dar ao regente suporte e apoio para que juntos possam realizar um trabalho envolvendo o ensino-aprendizagem. Mas o que vemos é a família entregando toda a responsabilidade nas mãos da escola, com isso torna-se mais difícil a realização do trabalho inclusivo.

Uma das dificuldades que o professor encontra com esses alunos é o preconceito que o aluno sofre com relação as outras crianças, havendo situações constrangedoras que inibe o aluno, o professor deve ter uma conversa exemplificando que cada pessoa tem seu jeito de ser e que precisamos respeitá-lo e aceitar as diferenças.

Mas ainda as escolas estão carentes de profissionais habilitados para auxiliar no desempenho deste trabalho.

 Dessa forma o pedagogo pode auxiliar o professor com atividades que ajudem na integração do aluno com o grupo. E sugerimos aos professores que proponham atividades que eles se sintam útil no grupo. Assim o professor deve avaliar esse aluno de acordo com a participação oral e com atividades variadas dentro de suas capacidades.

 Assim sendo o futuro da escola inclusiva está a nosso ver, dependendo de uma expansão rápida dos projetos envolvidos do compromisso de transformar a escola para se adequar aos novos tempos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (74.4 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com