TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Identificar como ocorrem as estações do ano de maneira teórica e lúdica

Por:   •  6/1/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.561 Palavras (7 Páginas)  •  707 Visualizações

Página 1 de 7

As estações do ano

Sequência didática

AMARGOSA- BA

2015


OFICINA- SEQUÊNCIA DIDÁTICA

TEMA: Estações do Ano

GÊNERO: Teatro e música

OBJETIVO: Identificar como ocorrem as estações do ano de maneira teórica e lúdica.

TURMA: Ensino Fundamental I

LOCAL:

1° Momento – PRODUÇÃO INICIAL

A apresentação da oficina será para ouvintes e surdos.

  • Dialogo com imagens das estações e apresentação de um vídeo que aborde o tema em discussão para que possamos enfatizar as teorias.

https://www.youtube.com/watch?v=TJ3KgA6nhXQ

  • Conversar com os alunos, questionando-os sobre as estações.

Quais são as quatro estações?

Quais suas características?

Há diferença nas temperaturas entre elas?

Qual a estação do ano mais quente?

Qual a estação do ano mais fria?

Qual a estação em que as folhas caem?

Qual a estação em que temos flores?

  • Explicar o movimento da Terra em torno do Sol e como ocorrem as estações:

 O movimento da Terra em si mesma é chamado de rotação, este período dura 24h (1 dia), ou seja, a Terra demora 1 dia para completar uma volta em torno de si mesma.  Quando a Terra gira em torno do Sol, chama-se de translação e dura o período de 365 dias (ou 366 dias se for um ano bissexto). As estações do ano acontecem por causa da inclinação da Terra em torno do Sol. Se a Terra não se inclinasse em seu eixo, não existiriam as estações. Os dias teriam 12h de sol e 12h de escuridão.

As estações do ano são caracterizadas pela variação de radiação solar que atinge a superfície terrestre durante uma época do ano. Por isso temos quatro variações/estações.

Mostrar a imagem com variação solarno data show.

  • Citar as características de cada estação:

Primavera:

  • Inicia logo após o Inverno. No hemisfério Norte inicia dia 20 de Março, e vai até o dia 21 de Junho; no hemisfério Sul é dia 23 de Setembro, e vai até o dia 21 de Dezembro (Brasil).

Características:

  • Reflorestamento da flora e da fauna terrestre.

Verão:

  • Inicia após a Primavera. No hemisfério Norte inicia dia 21 de Junho, e vai até o dia 23 de Setembro; no hemisfério Sul é dia 21 de Dezembro, e vai até o dia 21 de Março (Brasil).

Características:

  • Temperaturas elevadas;
  • Dias mais longos.

Outono:

  • Inicia após o Verão. No hemisfério Norte inicia dia 23 de Setembro, e vai até o dia 21 de Dezembro; no hemisfério Sul é dia 22 de Março, e vai até o dia 20 de Junho (Brasil).

Características:

  • Dias mais curtos;
  • Folhas e frutas já estão maduras;
  • Folhas e frutas começam a cair.

Inverno:

  • Inicia após o Outono. No Hemisfério Norte inicia no dia 21 de Dezembro, e vai até o dia 21 de Março; no Hemisfério Sul inicia no dia 21 de Junho, e vai até o dia 23 de Setembro.

Características:

  • Dias frios;
  • Alguns lugares do planeta Terra podendo ter temperaturas abaixo de zero °c.

2° Momento – MODULOS DE ATIVIDADES

Dramatização:

Apresentação dos bolsistas com teatro e músicas do tema abordado.Os bolsistas irão desenvolver uma atividade dinâmica para proporcionar um momento de interação com as crianças. Os mediadores se apresentarão de forma lúdica, cantando músicas relacionadas com a temática envolvida e representando como peça teatral a referida história. Sendo essas abordagens de suma importância para o desenvolvimento psicossocial da criança, levou-se em consideração o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) e três bases dentre as outras que ele discute: Contação de Histórias, Músicas e teatro. O RCNEI no Volume 3 intitulado Conhecimento de Mundo, publicado pelo Ministério da Educação, em 1998, mostra-nos que:

A leitura de histórias é um momento em que a criança pode conhecer a forma de viver, pensar, agir e o universo de valores, costumes e comportamentos de outras culturas situadas em outros tempos e lugares que não o seu. A partir daí ela pode estabelecer relações com a sua forma de pensar e o modo de ser do grupo social ao qual pertence. As instituições de educação infantil podem resgatar o repertório de histórias que as crianças ouvem em casa e nos ambientes que frequentam, uma vez que essas histórias se constituem em rica fonte de informação sobre as diversas formas culturais de lidar com as emoções e com as questões éticas, contribuindo na construção da subjetividade e da sensibilidade das crianças. (BRASIL, 1998, p.132)

De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a leitura e a musica são essenciais para a formação cultural das crianças, pois auxiliam no desenvolvimento cognitivo, intelectual e emocional e reforçar os laços de respeito ao próximo e ao meio em que vive. Bem como valorizar as particularidades, através do processo de conhecer, descobrir, interagir, de forma prazerosa, rica e envolvente, com sua realidade.

  • Musica :

Hoje eu acordei com vontade de cantar, saudando a primavera que acabava de chegar, olhei na janela do meu quarto so pra ver, como era lindo o amanhecer... os passarinhos sempre a cantar, as borboletas não paravam de voar, e as graminhas, cheia de cor, porque chegou o período da flor..

  • Conto:

Vou contar-vos um pouco da minha família. Somos quatro irmãos muito especiais, que gostamos de viajar pelos cantos do mundo.

Eu chamo-me Primavera. Sou uma menina muito romântica. Adoro flores e gosto de passear pelo verde dos prados! Sou muito apreciada, tenho muitos e grandes amigos! O


meu lar é a natureza e gosto muito de receber quem vem de longe só para me ver! As aves, os animais da floresta e até os meninos gostam de estar comigo!

Música:

https://www.youtube.com/watch?v=pj7qsUzpxFE&feature=youtu.be

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (927.8 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com