TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância da Gestão Democrática na Escola

Por:   •  11/10/2020  •  Artigo  •  6.382 Palavras (26 Páginas)  •  7 Visualizações

Página 1 de 26

GESTÃO DEMOCRÁTICA: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS

Resumo

Este trabalho teve como objetivo entender a importância da gestão democrática em seara escolar, aproveitando e perpassando pela diferença desse tipo de gestão nas escolas pública e privada. Apesar das intenções serem muito parecidas existem muitas diferenças e a bibliografia permitiu deixar bem claros estes âmbitos. A gestão escolar pode ou não ser culpada pelo fracasso escolar, é preciso refletir até que ponto a gestão sozinha pode ser culpada pelo fracasso escolar. Será possível verificar sobre autonomia do gestor, que esse sim é um grande diferencial entre as escolas pública e privada. Com uma pesquisa de cunho documental, será possível explanar acerca destas questões. Dentre os autores pesquisados, destacam-se CABRAL NETO (2012); LIBÃNEO (2011) E PAULA (2018).

Palavras chaves: escola ; educação; gestão pública;privada

INTRODUÇÃO

Educação e qualidade precisam andar juntas, aliás, é um dueto de ampla necessidade para o Brasil. Essa realidade é algo notório tanto em na escola pública como na privada. Mas, se ambas estão inseridas num mesmo contexto social, por que observamos tantas diferenças entre as duas escolas? O tema tratado no presente trabalho será avaliar a gestão escolar democrática dentro das esferas pública e privada, perpassando pela importância desse tipo de gestão para evitar o fracasso escolar. As seguintes questões norteiam esta pesquisa:

• Por que uma gestão escolar democrática pode ser fator primordial para o sucesso desta e quais as diferenças permeiam o universo público e privado?

•Será que o fracasso escolar tão evidente nas escolas públicas, e relação à privada, são culpa da gestão?

Será de suma relevância para o bom desenvolvimento do trabalho, demonstrar os fatores responsáveis por essa diferença de gestão e se algum desses fatores pode ser apontado como o principal causador do fracasso ou sucesso escolar, tanto público quanto privado. Hoje em dia o que se preza é uma Gestão Democrática da Educação, buscando uma organização que demande tomada de decisões, a organização de muitas atividades, direção de pessoas com participação dos envolvidos. Segundo Libaneo (2011):

esta melhoria da educação se dará através de mudanças das concepções orientadoras das práticas pedagógicas e administrativas com foco na democracia, buscando um maior desenvolvimento do potencial humano e de competências, caracterizado em um processo de aprender a aprender, a fazer, a ser e a conviver. (p 74).

O objetivo deste trabalho será compreender a importância da gestão democrática escolar e mostrar as diferenças desse tipo de gestão nas escolas pública e privada, sem deixar de perpassar pela influência do tipo de gestão para inibir o fracasso escolar. Quanto à metodologia utilizada será realizada uma grande pesquisa bibliográfica para fundamentar a problemática aqui ressaltada fornecendo subsídios teóricos para o desenvolvimento da dissertação. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa que pretende apoiar-se em estudos recentes. Dentre vários autores escolhido para este estudo, pretende-se focar mais em CABRAL NETO (2012); LIBÃNEO (2011) E PAULA (2018).

2 Desenvolvimento

Hoje em dia a administração escolar precisa ter a preocupação em educar para a vida, sempre com o propósito de formar personalidades oferecendo ao discente a aprendizagem da autonomia.

Segundo Gadoti (2008 25):

Administração Escolar é um ramo da Ciência Administrativa, tendo como objetivo próprio o estudo dos métodos e processos mais eficientes e práticos de se organizar e administrar um sistema escolar ou uma escola em ordem aos ideais e objetivos visados pelo trabalho educativo.

O que mais se vê hoje em dia como tendência é a presença de Organizações que realizam seus afazeres com poucos recursos humanos, o que só é possível com sucesso, se houver uma gestão eficaz. Faz-se imperioso que esses funcionários tenham suas atuações ordenadas e sob controle por organismos da seara administrativa. Pensar a administração escolar democrática implica no compromisso maior com os interesses coletivos da sociedade, formulando condições para o crescimento do indivíduo como pessoa e como participante ativo do mundo do trabalho. Ou seja, a administração deve servir aos interesses do coletivo que gera e usa o espaço escolar. (LUCK, 2013, 66). Durante muito tempo a escola foi administrada de forma rígida e um pouco dura, muitas vezes sem a participação de todos que estão realmente envolvidos no processo educacional. Porém vemos que há muito tempo o uso e a idéia da palavra “Gestão” vem como uma forma, quase que muitas vezes, salvadora para o âmbito do processo educacional. O termo administração perdeu o seu grau de status e cedeu lugar para a gestão. Na verdade, o que se fala a todo o tempo hoje em dia é em mudanças e quando se fala em mudanças, seria modificar a organização e reordenar a gestão da educação, o que foram problemas que compareceram recorrentemente na discussão da política educacional brasileira, em diferentes momentos históricos, pondo em pauta temas como descentralização, participação, comunitarismo, gestão democrática e "modernização" da gestão educacional. (GADOTI. 2008, p 80) Uma gestão democrática elucida a atuação de todos os componentes da escola. Libâneo (2011, p 236) leciona que quase sempre o ambiente escolar é tomado pela omissão de seu corpo docente, que acredita que seu único papel é a sala de aula. Mas aos poucos as idéias de práticas participativas foram se espalhando e assim os professores foram aprendendo nas situações do dia a dia , seja com os colegas, procedimentos e dificuldades, reuniões para discutirem o projeto pedagógico curricular, ou sobre as relações sociais internas e sobre as práticas de avaliação. Contudo existe ainda muitos professores e funcionários que não percebem que necessitam se engajar para participar da gestão da escola, que busca um viés totalmente democrático. Uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.2 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com