TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importancia afetividade

Por:   •  15/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.237 Palavras (5 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 5

A  IMPORTANCIA DA AFETIVIDADE NO DESENVOLVIMENTO

 Fazendo um breve relato sobre o filme Divertidamente,  podemos ver de forma bem clara como as emoções são ligadas ao afeto, direto ou indiretamente.

 O filme conta a História de uma garoto de 11 anos Riley, dentro de sua mente convivem varias emoções diferentes como, a alegriam o medo, a raiva, o nojo e a tristeza, ando a Alegria é a emoção dominante. Um fato interessante de se abordar é a forma que é representada a mente da garotinha, ao longo da vida ela criou algumas ilhas como a da família, da honestidade e outras e como essas ilhas eram importantes para sua personalidade, mais ao medo do desequilíbrio  que estava passando, com a perca da alegria e da tristeza e com outras emoções assumindo sem controle sua mente, essas ilhas começam a se desfazer, conceitos são quebrados e a forma de agir da menina muda radicalmente.

  É mostrado como as memórias são coloridas pelas emoções, como elas passam das memórias de curto prazo para de longo prazo, como surgem nossos sonhos, pensamentos e nossa imaginação, e muito importante a forma de mostrar que cada emoção é importante e que cada uma possui uma função. O medo nos protege do perigo, a raiva nos faz lutar pelo que queremos, o nojo nos afasta das coisas que podem nos causar algum mal, a Alegria é a protagonista mais a grande estrela do filme é a tristeza, ela sempre é tratada pela alegria como um perigo a felicidade da menina, mais no fim a alegria descobre como a tristeza tem uma importância fundamental e que não deve ser reprimida e sim integrada, nos mostrando que é possivel sentir alegria e tristeza ao mesmo tempo e que não são opostas, quando lembramos de momentos felizes que já vivemos com pessoas que não temos por perto mais, nos faz ficar felizes em lembrar e triste por não está mais aqui, esse é um exemplo de como são importantes juntas.

 A tristeza é responsável também por nos ajudar nos momentos de perda, pois a mesma nos faz atrair pessoas para o conforto e afeto nos momentos difíceis, e no fim do filme Riley tem o carinho, o amor e a compreenção dos pais, sua ordem é restaurada e algumas ilhas começam a se reerguer e são formadas novas ilhas também .

 Considerando a importância das emoções, é essencial fortalecer a afetividade na relação com o próximo, podemos compreender que o lado afetivo não se resume apenas a suas emoções, estas são conseqüências da afetividade

Para o Psicólogo Frances Henri Wallon, as emoções tem um papel muito importante no desenvolvimento da pessoa. No entanto Galvão faz uma diferenciação entre afetividade e emoção:

                        As emções assim como os sentimentos e desejos, são manifestações da vida afetiva na linguagem comum, acostuma-se subistituir emoção por afetividade tratando o termo como sinonimos todavia, não são. A afetividade é um conceito mais abrangente no qual se inserem varias manifestações. (1998, p61)

A afetividade está então ligada diretamente as emoções, por isso se pode determinar a maneira com que as pessoas vêem as situações e como se manifestam ao seu respeito, uma criança que recebe afeto se desenvolve com muito mais segurança e determinação.

  O documentário “ O começo da vida” nos dá outro exemplo da importância do afeto e de como devemos educar e criar nossas crianças, nos fala da importância do papel dos pais na educação e convívio com os filhos, são tão importantes quanto o da mãe.

O começo da vida nos mostra que a criança ao nascer não possui muitas experiências por isso podemos justificar o fato de se falar  que se tem uma mente como uma pagina em branco que as experiências vão preenchendo, entretanto podemos considerar que o fato da criança não ter essas experiências anteriores que as tornam tão originais e criativas, que se pararmos para olhar e observar uma criança brincando, se desenvolvendo, podemos até aprender muito com elas, tavez elas tem mais a nos ensinar do que aprender.

Acontece que aos poucos nossos excessos regras e normas acabam tirando essa habilidade de experimentar o mundo sem medo, não que elas não tenham de ter regras e normas,mais o fato de não usarmos corretamente.

O maior problema é que nós adultos depois de muito aprender acreditamos que já sabemos o que é certo ou  errado para tudo, inclusive para o outro, esquecemos que a criança é outro ser e pode fazer descobertas por  ela só e não como uma continuação nossa.

Mais do que lições sobre  a vida, e como ela funciona, a criança precisa de afeto, amor, carinho, segurança e acima de tudo respeito. Freud já dizia “ como fica forte uma pessoa quando está segura de ser amada”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (72.9 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com