TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inclusao

Por:   •  18/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  615 Palavras (3 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 3

                                                                                                   

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

CURSO: Educação Especial inclusiva

DISCIPLINA: Educação Inclusiva e o Atendimento Educacional Especializado

PROFESSORA: Caroline

EMAIL: Caroline_cec@yahoo.com

ALUNO (A): Ana Clécia Vieira Alves

Inclusão escolar é escolher todas as pessoas, sem exceção, no sistema de ensino, independentemente de cor, classe social, condições físicas e psicológicas. O termo é associado mais comumente á inclusão educacional de pessoas com deficiência física e mental.

VOCE É A FAVOR DA INCLUSÃO NAS SALAS DE AULA?

Escreva um texto de aproximadamente 20 linhas abordando esse questionamento. Coloque suas idéias e seus argumentos.

Capriche!

“Temos o direito de sermos iguais sempre que a diferença nos inferiorize; e temos o direito de sermos diferentes sempre que a igualdade nos descaracterize.”
                                                                          Boaventura Souza Santod, 2005.

             A inclusão é um tema polêmico, há crianças que possuem condições de estudar em escolas regulares, pois seu ritmo é diferenciado das demais, geralmente ele é mais lento assim como seu mecanismo de aprendizagem. A inclusão é hoje, um dos temas mais discutidos das políticas educacionais em todo mundo, já que incluir passou a ser a nova missão da escola, e para que a educação inclusiva seja efetiva é necessário um trabalho de dedicação e que envolva Escola, Educadores, Equipe multidisciplinar e a família. Sou a favor Da inclusão nas salas de aula, pois sabemos que o aluno com deficiências especiais precisa receber um atendimento individualizado com o acompanhamento de especialistas que sabem como fazer, o que fazer e quando fazer.  A inclusão é muito mais do que receber este aluno na escola regular e integrá-lo em sala de aula com os colegas, devemos acompanhar o seu desenvolvimento e certificar-se de que este estudante está absorvendo o conteúdo e que a escola está contribuindo para o seu crescimento, não apenas na aprendizagem, mas também o preparando para a vida.
         Vivemos em um país onde se criam leis para tudo. Mas uma lei não tem o poder de acolher uma criança, de nada adiantarão as leis se não houver pessoas que se disponham a acolher as diferenças. Esse enfrentamento com a realidade, com as dificuldades será difícil, desafiadora e diria até, de certa forma, desconfortável. Cabe a nós decidirmos qual posição tomar. Seja de meros expectadores ou de cidadãos conscientes e humanizados a ponto de estender a mão e compreender que ninguém está imune e que o mundo foi feito para todos. Essa busca pela inclusão de todos é uma luta contínua, onde os que estão sendo incluídos devem sentir-se integrados e os demais não têm que sentirem-se excluídos e devem ser “olhados” da mesma forma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (140.5 Kb)   docx (129.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com