TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inclusão

Por:   •  9/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  15.143 Palavras (61 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 61

RESUMO

Este trabalho parte do objetivo de contar a história da conferencia São José em Cruz Alta, foi fundada em 28 de agosto de 1942 até os dias atuais, passando por fatos históricos. Dando ênfase ao trabalho pedagógica da escola e de como este se desenvolve, através das atividades curriculares, da inclusão, caracterizando as deficiências que a escola trabalha sua estrutura, e como a mesma é composta tanto no aspectos de presidência, há direção da escola. Nesta caminhada inclusiva e humana que o trabalho percorre mostrarei políticas públicas para os portadores de necessidades especiais, legislação atual, e conceito sobre as deficiências, apresento também a importância de escola desenvolver seu currículo e suas atividades em conjunto com a comunidade escolar, proporcionando assim que a conferencia não seja apenas uma escola, mas uma referencia nas questões inclusiva, e humana no desenvolvimento das potencialidades dos educandos ali matriculados.

Palavras Chaves: Inclusão/ cidadania/ políticas públicas/ igualdade

ABSTRACT

INTRODUÇÃO

O questionamento da sociedade moderna em relação às crianças e os jovens abandonados pela sociedade, pelas famílias e muitas vezes até mesmo pelas escolas esta sendo colocado como um dos principais problemas, produzidos pelo processo econômico globalizado. A não distribuição de renda, a falta de políticas públicas, e o abandono de grande parte da sociedade proporcionou a criação de um contingente de pessoas que vivem em extrema pobreza em todo mundo.

Neste ambiente onde a escola pretende a inclusão dos alunos, e a tentativa de incluir na sociedade, encontram-se as criança e adolescentes da Escola Santo Antonio em Cruz Alta, a mesma trabalha com a finalidade atual de cumprir a Política de Proteção Especial e Garantias de Direitos, em cumprimento à Lei n° 8.069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente Frente a esta realidade social indaga-se: “Como as crianças e adolescentes incluídas na Conferencia Vicentina aprendem seus direitos.

Vivenciando o espaço institucional da Escola, surgem então os seguintes questionamentos: O que é ser criança/adolescente com necessidades especiais, que direitos da criança/adolescente com necessidades especiais estão sendo violados, o que eles querem para suas vidas, qual o significado da escola e dos projetos desenvolvidos para eles, qual a relação entre o que eles querem para suas vidas, e o que a escola oferece.

Este trabalho tem por finalidade, contar um pouco da história desta escola, que foi precursora no atendimento as crianças e jovens portadores de necessidades especiais na cidade de Cruz Alta, Rs.

Busca-se identificar o significado de direitos humanos e emancipação cidadã para as crianças e adolescentes da instituição Conferência Vicentina em Cruz Alta, e como a mesma trabalha com a inclusão destes sujeitos, na comunidade local.

Para tanto, optamos por uma pesquisa historiográfica, com um estudo descritivo, numa articulação com as referências teóricas fundamentadas basicamente na construção do conhecimento e nas leis criadas para proteção e inserção, das pessoas portadoras de necessidades de necessidades educativas especiais, no estatuto da criança e do adolescente, na história da Conferencia e no dia a dia das crianças que fazem parte deste trabalho.

O interesse pela temática, originou-se pela importância que a escola representa para os alunos, para os pais, e principalmente para os profissionais que ali desenvolvem suas atividades, neste contexto é que faço parte, busca-se assim não apenas relatar o trabalho, mas criar um banco de dados para pesquisas futuras, e uma referencia sobre a história da escola.

O capítulo I traz a história da instituição desde a sua fundação pela Igreja Católica, seu funcionamento, números de professores, funcionários, alunos, trabalho desenvolvido, currículo, numero de turmas e como acontece a organização destes alunos na escola, a filosofia da escola e da instituição, qual a clientela atendida, suas características, e como ocorre o processo educacional para estes sujeitos, as relações professores com a comunidade escolar o planejamento desenvolvido pela escola.

O capítulo II é constituído da apresentação de toda base legal, como esta escola funciona, Leis e Artigos, Constituição Federal 1988, Declaração de Salamanca, Estatuto da Criança e Adolescentes (ECA), parecer do MEC, Lei Orgânica de Assistência Social, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 939496), Política Nacional para Integração de Pessoas Portadora de Deficiência (PPD).

O capítulo III contém a análise do conteúdo das respostas dos dirigentes da instituição, buscando uma apreensão investigativa e de resgate do sentido de direitos humanos, como processa-se o projeto político pedagógico, como estabelece a gestão da conferencia e da escola, e todos os tipos de deficiência que pode-se encontrar neste educandário e suas características.

SUMÁRIO

Introdução...............................................................................................................10

1.HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO PESQUISADA.............................................12

1.1 A Dimensão Pedagógica da Instituição Pesquisada ............................16

1.2 Interação Escola e Comunidade........................................................................

1.3 Planejamento, Recursos, Metodologia e Atividades Desenvolvidas..............

1.4 Relação Educador X Educando.......................................................................

2. POLITICAS PARA EDUCAÇÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (103.3 Kb)   pdf (173.1 Kb)  
Continuar por mais 60 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com