TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inclusão

Por:   •  16/4/2015  •  Monografia  •  12.856 Palavras (52 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 52

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL

UNIDADE DE CRUZ ALTA

PROJETO DE ESTÁGIO:

EXPLORANDO O MUNDO QUE NOS RODEIA

CRUZ ALTA

2005

RODINEI MARQUES

ALAIDES MARIA GINEITIS DARONCO

SALETE RASIA DA SILVA

EVERLEI MARTINS

PROJETO DE ESTÁGIO:

EXPLORANDO O MUNDO QUE NOS RODEIA

        

Projeto de Estágio  do Curso de Pedagogia: Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Crianças, Jovens e Adultos da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade Cruz Alta, 8º Semestre como requisito parcial para  aprovação do Componente Curricular: Estágio Acompanhado Anos Iniciais III.

Orientadora: profª. Drª Bernardete Maria Popoaski

Cruz Alta (RS)

2005

SUMÁRIO

        TEMA....................................................................................................................03

 

        JUSTIFICATIVAS.................................................................................................04

        OBJETIVOS.........................................................................................................05

        METODOLOGIA..................................................................................................06

        RECURSOS.........................................................................................................07

        CRONOGRAMA................................................................................................. 08

        

        REFERENCIAL TEÓRICO..................................................................................09

        REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA.........................................................................12

 

JUSTIFICATIVA:

A  escola não desempenha funções neutras na sociedade, por esta razão , a prática curricular exercida nesta escola, é aplicada conforme a proposta pedagógica, pois queremos comprovar a formação do cidadão no espaço escolar por  ele freqüentado.

E atendendo a solicitação do componente curricular ESTÁGIO ACOMPANHADO III, este plano tem por justificativa realizar exercícios de diversidades múltiplas, de forma a permitir que o educando tenha um pensamento e agir generoso, solidário, e responsável (práxis cotidiana).

A educação não acontece apenas no âmbito da sala de aula englobando o em seus diferentes contextos, incluindo em particular o processo de alfabetização.

A proposta pedagógica indica a necessidade de que essas mediações adentrem a sala de aula de tal forma que isso seja um instrumento de análise das práticas ali realizadas (observação da docência), e que este seja reconstruído não mais como uma pista de corrida, mas como possibilidade de caminhada em conjunto educando, educador, e sociedade.

Com base nas observações realizadas na Eja alfabetização 1 da Escola Estadual Especial  Deputado Carlos Santos Ciep, constatamos que aliados ao compromisso profissional do professor e não meramente burocrático, ao objetivo de ensinar, à percepção do seu próprio papel como o garantir a aprendizagem, estavam presentes, na grande maioria das situações por nos observadas, nos diversos tipos de práticas envolvidas.

Neste sentido, as  observações feitas podem se constituir em subsidio  importante para elucidar por que e como os professores conseguem ensinar. Assim  sendo, também torna-se de grande importância para a nossa prática pedagógica, onde pretendemos contribuir com mais subsidios na conquista de uma melhor qualidade de educação.

OBJETIVOS

1 -Objetivos Geral:

Vivênciar momentos de observação e prática pedagógica, como forma de relacionar teoria e prática, no contexto escolar, através da elaboração de um plano de ação, para compreender os jovens e adultos portadores de necessidades especiais (com déficit em aprendizagem), como um sujeito histórico e culturalmente localizado, trabalhando valores éticos, e estéticos.

2- Objetivos específicos:

  • Elaborar, construir e aplicar um plano de ação para desenvolvê-lo na turma de Eja do  Ensino Fundamental da escola CIEP Especial
  • Buscar subsídios teóricos que sustentem a prática pedagógica.
  • Conhecer a realidade Escolar através da observação do cotidiano dos sujeitos nelas envolvidos
  • Elaborar um plano de ação para Eja 1  do Ensino Fundamental para alunos portadores de necessidades especiais, que envolva diversas áreas do conhecimento, promovendo assim o conhecimento cientifico e social, através de um trabalho educacional- pedagógico. Nessa perspectiva precisamos entender que a educação é uma prática social que precisa da contribuição de todas as áreas.
  • Promover o desenvolvimento das potencialidades do educando, enquanto sujeito, nos aspectos físicos, psicológicos, cognitivos e sociais, através de atividades lúdicas

-Criar um banco de dados relativos ao processo de alfabetização e inclusão na Escola Estadual Especial Deputado Carlos Santos CIEP.

  • Valorizar a individualidade dos PNEES , a resignificação  de saberes associados ao conhecimento tecnológico e cientifico, objetivando a prática de vivências culturais, étnicas e sociais, ampliando suas relações com o meio.

METODOLOGIA

        A realização das práticas do estágio será desenvolvidas de forma que oportunize a participação de todos, utilizando-se uma metodologia ativa, possibilitando situações de aprendizagem relacionadas com a realidade dos educandos.

        As  atividades práticas desenvolvidas no estágio devem ser entendidas como ações que demandam análise e reflexões, constante num movimento de ação- reflexão- ação.

O estágio compreende atividades de orientações, observação e regência e eu desenvolvimento ocorre na perspectiva da reflexão na ação, envolvendo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (83.9 Kb)   pdf (368 Kb)   docx (70.7 Kb)  
Continuar por mais 51 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com