TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inclusão

Por:   •  12/5/2015  •  Artigo  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADES FACEL

Curso de Pós-Graduação em Gestão em Educação Infantil e Docência

Nome do Aluno: Viviane Sirlei Engler

Data de início: 09/12/2013

Disciplina: A Inclusão na Educação Infantil

Data da Entrega:07/01/2014

..

Inclusão na Educação Infantil

Introdução:

 A Educação Infantil porta de entrada para a inclusão escolar é um direito garantido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/96), fala que a oferta da educação especial enquanto dever constitucional do Estado deve ter início nesta modalidade de ensino. Constata-se que frente às grandes mudanças no mundo o cuidar e educar da Educação Infantil e os problemas do dia-a-dia mostram a necessidade de uma fundamentação teórica sólida e permanente.

Desenvolvimento:

Os alunos com ou sem deficiência são únicos, singulares, daí suas necessidades e especificidades não são generalizáveis, cada um é um. Assim, espera-se que a escola ao abrir as portas para tais alunos no início da sua vida escolar, informe-se e oriente-se sobre as especificidades, necessidades e instrumentos adequados para que todo aluno encontre na escola um ambiente adequado, sem discriminação, buscando a permanência, adaptação e qualidade deste ambiente escolar.

A inclusão ainda é um processo em formação e transformação, muito ainda há a ser feito, deixar de ser somente teoria para passar a ser uma prática diária no ambiente escolar.

 O aluno com deficiência é uma realidade para a transformação e melhoria do ensino escolar como um todo. Novas práticas pedagógicas proporcionam benefícios escolares para que todos os alunos possam alcançar os mais elevados níveis de ensino, independência, atendendo às diferenças, beneficiando a todos com o convívio e crescimento na pluralidade, rompendo barreiras e construindo caminhos diferentes para uma educação inclusiva. Como ressalta Paulo Freire (1996): “Não existe saber mais ou saber menos, existem saberes diferentes”. Ou seja, cada um aprende de forma diferente do outro. O “saber” de um é diferente do “saber” do outro.

Considerações Finais:

A inclusão cresce a cada ano e, com ela, o desafio de garantir uma educação de qualidade para todos. Em uma escola inclusiva, os alunos aprendem a conviver com a diferença e se tornam cidadãos solidários. Os debates constantes, a divulgação de experiências bem-sucedidas e a conscientização crescente sobre o que dizem as leis têm se refletido positivamente nas estatísticas educacionais. Entretanto, a educação precisa rever seus conceitos e seus métodos de atuação, pois a teoria sobre este tema no papel, artigos e livros é útil, eficaz, porém as dificuldades encontradas nas salas de aulas desafiam os educadores a ir muito além de todas as suas limitações à busca de melhorias no processo ensino-aprendizagem. Muitos docentes se sentem limitados pois faltam condições físicas, pedagógicas e psicológicas, mas sabem que algo precisa ser feito.

 Portanto, cabe aos educadores a consciência de que a educação passa por sérios problemas sejam estes sociais, psicopedagógicos, materiais, físicos, estruturais, arquitetônicos e baixos salários, mas a busca por um mundo melhor não pode ser apenas um sonho e, sim, uma luta. Como diz Paulo Freire (1987): “O ensino não é uma ciência, uma técnica, indústria ou comércio, é uma arte”.

Referências:

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.
http://www.senado.gov.br/senado/portaldoservidor/jornal/jornal69/moral_historia.aspx acesso em o6/01/2014

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (82.9 Kb)   docx (297.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com