TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inclusão

Por:   •  29/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  785 Palavras (4 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................6

4 REFERÊNCIAS........................................................................................................7

1 INTRODUÇÃO

A cada dia que se passa é cada vez mais visível no desenvolvimento social a necessidade da inclusão escolar de alunos surdos ou com deficiência múltipla, cabe lembrar, que independente do contexto, a inclusão precisa acontecer, para que as crianças possam aprender e atingir seu pleno desenvolvimento.

Objetivos deste texto são primeiramente ler e refletir sobre os textos, de Cristina Broglia Feitosa de Lacerda: A inclusão escolar de alunos surdos: o que dizem alunos, professores e intérpretes sobre esta experiência (Cad. Cedes, Campinas, vol.26, p 163-184, maio/ago.2006.), e Flávia Furtado Silveira e Marisa Maria Brito da Justas Neves: Inclusão Escolar de Crianças com Deficiência Múltipla: Concepções de Pais e Professores (Psicologia: Teoria e Pesquisa, Jan-Abr 2006, Volç.22 n.L, PP. 079-088.)

Inclusão escolar precisa ser assumida por todos, levando-os a repensar suas concepções para impulsionar novas possibilidades.

2 DESENVOLVIMENTO

A inclusão escolar de alunos surdos, com deficiência múltipla ou com necessidades educativas especiais é um tema de grande relevância e vem ganhando espaço cada vez maior em debates e discussões que explicitam a necessidade de a escola atender às diferenças de cada aluno, mas os pais, professores, intérpretes e alunos enfrentam grandes dificuldades, como classes superlotadas, instalações físicas insuficientes, quadros docentes cuja formação deixa a desejar e etc. Os pais em geral sofrem muito, pois além do medo de deixar seus filhos encontram uma dificuldade maior ainda, de conseguir uma escola que ofereça o que lhe é de direito, os professores sem saber como lidar com os alunos, encontram grandes dificuldades e insegurança dos alunos não acompanharem os conteúdos ministrados, e na maioria das vezes não querem aceitar na turma, os interpretes se incomodam por achar que estão atrapalhando o professor ou por uma grande atribuição de tarefas e com a falta de reuniões e de planejamento, os alunos em si sempre recebe ou é bem recebido.

Neste sentido as mudanças são fundamentais para inclusão, mas exige esforço de todos possibilitando que a escola possa ser vista como um ambiente de construção de conhecimento, para isso, a educação deverá ter um caráter amplo e complexo, favorecendo a construção ao longo da vida, e todo aluno, independente das dificuldades, poderá beneficiar-se dos programas educacionais, desde que sejam dadas as oportunidades adequadas para o desenvolvimento de suas potencialidades, levando em conta como se dá este processo para cada aluno.

Utilizar novas tecnologias e Investir em capacitação, planejamentos, atualização, sensibilização, envolvendo toda comunidade escolar. Focar na formação profissional do professor, que é relevante para aprofundar as discussões teóricas e práticas, proporcionando subsídios com vistas à melhoria do processo ensino aprendizagem. Um bom planejamento e uma reestruturação das formas de agir na educação, onde os conteúdos estejam adequados a realidade vivida pelos alunos e os objetivos de formação estejam conectados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (48.5 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com