TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inclusão

Por:   •  7/11/2015  •  Resenha  •  810 Palavras (4 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 4

Inclusão

INTRODUÇÃO

Inclusão é o tema mais debatido no cenário educacional, existem aqueles que são totalmente contra e os que são totalmente a favor, toda está temática foi  debatida na conferência Mundial sobre Educação para Todos (Unesco, 1990), aprovada pela Conferência Mundial sobre Educação para Todos, realizada em Jomtiem – Tailândia, no ano de 1990, e a Declaração de Salamanca (Unesco, 1994), firmada na Espanha em 1994, marcam, no plano internacional, momentos históricos em prol da Educação Inclusiva. No Brasil, a Constituição Federal de 1988, art. 208, inciso III m (Brasil, 1988), o Plano Decenal de Educação para todos, 1993 – 2003 (MEC, 1993) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (MEC, 1999) são exemplos de documentos que defendem e asseguram o direito de todos à educação. Segundo esses documentos, todas as crianças devem ser acolhidas pela escola, independente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais.

Assim inicia-se um debate em torno destas leis, educadores e familiares, bem como toda sociedade questiona se realmente as escolas brasileiras estão preparadas para tal sonhada inclusão. Uma preparação que não está apenas relacionada aos espaços físicos adequados, mas também em relação à capacitação do professor que recebem alunos com diferentes necessidades especiais em suas salas de aulas.

Portanto é necessário que este tema seja estudado sob a visão de diferentes teóricos e estudiosos que realizam pesquisas e estudos sobre o mesmo. Visando compreender como é possível realizar uma inclusão significativa que não venha excluir ainda mais as crianças que demandam de atendimentos especializados.


UMA ANÁLISE SOBRE A INCLUSÃO

Texto de Flávia Furtado Silveira e Marisa Maria Brito da Justa Neves aborda sobre as concepções dos pais e as dos professores sobre a inclusão escolar e social e, também, sobre as possibilidades de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos com deficiências múltiplas, apesar de suas especificidades, apresentaram-se, em sua grande maioria, convergentes. Sobre a inclusão escolar – Pais e professores concordam em relação à impossibilidade de se realizar a inclusão escolar do deficiente múltiplo, principalmente por acreditarem que suas dificuldades, as da escola de ensino regular e as das crianças que dela fazem parte, inviabilizariam o processo de inclusão escolar.

De acordo com os dados deste estudo, o olhar inclusivo sobre as escolas especiais ou regulares, deve ser um olhar de mudanças e inquietações, que vem assinalar a necessidade de transformações no sistema educacional, no sentido de considerar as pessoas, suas histórias, concepções, percepções, crenças, experiências e trajetórias pessoais. Evidenciou-se também a necessidade de realização de políticas públicas, destinadas à população em geral, a respeito da necessidade de todos terem ações de tolerância à diversidade humana. Desta forma, a inclusão remete à urgência da transformação de toda a realidade social e escolar.

Enquanto que o texto de Cristina Broglia Feitosa de Lacerda traz o estudo sobre a inclusão do aluno surdo apontando que a questão da inclusão não é algo que envolve apenas a surdez, mas se refere a uma reflexão mais ampla da sociedade, buscando formas de melhor se relacionar com sujeitos de outra cultura, que falam outra língua, que professam outra fé religiosa, entre outros. Trata-se de um tema muito debatido atualmente e que busca refletir sobre formas adequadas de convivência, ampliando os conhecimentos sobre a realidade cultural do outro, sem restrição ou exigência de adaptação às regras do grupo majoritário. Trata-se de uma discussão sobre os modos de convivência dos grupos humanos nas suas diferenças que não é simples e que não se mostra ainda bem resolvida, seja na esfera política, religiosa, econômica ou educacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (77.9 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com