TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Influencia de leitura na escola

Por:   •  11/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.808 Palavras (12 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 12

CRISTIANE GOMES MARTINS

R.A. 2006459

A INFLUÊNCIA DA LEITURA NA ESCOLA

BRAGANÇA PAULISTA

2008


Introdução

A leitura é um instrumento eficiente e eficaz para expressão e fixação da cultura e dos conhecimentos na sociedade, constituindo-se na mais importante atividade de aquisição de saberes.

A leitura deveria ser um hábito na vida dos alunos, sejam eles crianças ou adolescentes, pois além de permitir a aquisição de conhecimento, amplia o vocabulário, desenvolve a imaginação, a oralidade e a compreensão de textos, o que reflete na própria escrita.

No entanto, para que isso ocorra é necessário estimular a leitura, formar leitores, sem oprimi-los. O educador deve explicitar o porque da leitura para si e para seus alunos.

As crianças lêem quando os textos despertam seu interesse e fazem sentido para elas. A leitura espontânea, pessoal e escolhida pelo próprio aluno é de fundamental importância para a formação do hábito de ler.

O incentivo à leitura deveria ser um dos objetivos básicos de todo o sistema escolar, de forma a mostrar ao aluno a importância

É inegável a importância da leitura na escola e em casa. Contudo, o desafio de pais e mestres parece ser achar caminhos produtivos para que as crianças não somente descubram o prazer, mas também progridam nessa caminhada. O exemplo e o estímulo familiar contribuem para despertar e sustentar o hábito em crianças e adolescentes

A leitura na escola constitui um amplo campo de investigação porque, nas atuais condições de aprendizagem e ensino, é o lugar onde o indivíduo pode amadurecer intelectualmente ou retrair-se, evitando (ou minimizando) seus intercâmbios com o universo da cultura.


Justificativa Pessoal

O principal motivo da escolha deste tema para o desenvolvimento da pesquisa é o fato de acreditar na importância da leitura para o desenvolvimento da criança e do adolescente como indivíduo em sociedade, de forma a saber interpretar melhor o que lê, argumentar, criticar e compreender o mundo ao seu redor.  Além disso, um outro motivo seria analisar porque a maneira como a leitura vem sendo trabalhada em grande parte das escolas não forma leitores nem produtores de textos eficientes, que vejam na leitura o prazer de descobrir o mundo.

Justificativa Social

Esta pesquisa poderá contribuir no sentido de enfatizar junto aos professores e educadores a importância do hábito da leitura para o crescimento da criança e adolescente, estimulando o gosto pelos livros e pela diversidade textual que existe atualmente, formando pensadores e críticos, ao invés de apenas leitores que vêm na leitura algo monótono e obrigatório.  Permitirá contribuir também para mostrar a importância das bibliotecas e livrarias no desenvolvimento do gosto pela leitura, não só de alunos, mas de professores, cuja missão é saber ensinar ao aluno a escolha de uma boa e adequada leitura.

 

Justificativa Científica

A escrita e a leitura tem papel fundamental na sociedade, sendo responsável por mudancas significativas no modo como a humanidade passou a pensar, desde a sua invencao. Contudo, os métodos de alafabetgizacao, durante anos, têm afastado os alunos-leitores de um contato m ais singificativo com a leitura e da compreensao da linguagem que se usa para escrever. A leitura está intimamente relacionada com o sucesso academico do aluno e, porque não dizer, com o seu sucesso perante a vida social, profissional e pessoal.  Para escrever bem é preciso ler bastante, pensar com clareza. Entende-se que para atingir qualidade no ensino, é preciso  acoes e mudancas no hábito da leitura.

Hoje as praticas didáticas e pedagógicas precisam consideram a grande diversidade de textos existentes em nossa sociedade e levar em conta a necessidade de formar alunos leitores e produtores de textos eficientes.

Aprender a ler de forma compentente é muito mais do que decifrar, mas sim de buscar um sentido e questionar algo escrito a partir de uma realidade.

O acesso a biblioteca, aos livros e às livrarias é um direito de todos, no entanto, não basta apenas dar acesso a esse mundo das letras, mas despertar o interesse, a vontade, o prazer em manusear e explorar os livros.

Cabe aos profissionais de educação proporcionar e despertar esse interesse em seus alunos (NAPA, 2008)

Dar à criança a chave que abre as portas do  mundo da leitura é permitir que ela seja informada, autônoma, crítica e, principalmente, dona dos rumos de sua própria vida. Afinal, é por isso que tem se falado tanto em uso social da leitura e da escrita. E para despertar nos pequenos o gosto pela literatura é fundamental que os professores sejam eles mesmos grandes apaixonados e admiradores dos livros (ZILBERMAN, 2007)

A professora Suzy Pregnolatto, da Faculdade de Educação da PUC-Campinas, observa que crianças criadas em lares em que os pais utilizam a leitura com prazer e de forma sistemática normalmente são leitoras mais fluentes e demonstram maiores facilidades no manuseio de textos. Ela reconhece que habituar os filhos a mergulhar nos livros nem sempre é fácil, sobretudo quando diferentes tecnologias oferecem muita informação em tempo muito rápido, como TV e internet. É claro que continuam lendo, mas algumas parecem afastar-se do contato com os livros e, quando isso ocorre, geralmente é para atender a uma obrigação escolar. Mas ela também pondera que, para o ato de ler não se transformar, no futuro, em algo burocrático, educadores, sejam pais ou professores, devem se perguntar se oferecem material adequado e estimulante para crianças maiores e jovens (PREGNOLATTO , 2005).

O professor precisa se reconhecer como leitor e gostar de se entender nessa condição. Depois, seria interessante que ele transmitisse aos alunos esse gosto, verificando o que eles apreciam. Esse momento é meio difícil, pois, via de regra, crianças e jovens tendem a rejeitar a leitura porque ela é confundida com o livro escolar e a obrigação de aprender A terceira etapa depende de a escola, por meio da biblioteca, da ação do professor e do interesse dos alunos, disponibilizar livros para todos. (ZILBERMAN, 2007).

Não existe fórmula para o trabalho com leitura em sala de aula, mas há uma série de pré-condições(ZILBERMAN, 2007).

A escola, nesse caso, pode ser entendida tanto como o local onde se dá a aprendizagem da leitura e a preparação para o consumo de obras impressas, quanto como o espaço do desencantamento e da perda da magia trazida da infância, já que impede o contato direto com o mundo da oralidade, onde se fazia a transmissão original de histórias

Eventos sobre leitura são bastante procurados por professores, pois eles se sentem bastante inseguros em relação à sua prática docente. Um congresso como o de leitura que se realiza na Universidade Estadual de Campinas, a cada dois anos, reúne cerca de cinco mil pessoas. Isso sinaliza igualmente o desejo de aprender por parte daqueles que ensinam. (ZILBERMAN, 2007).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (119.1 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com