TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE COMPORTAMENTAL DE CRIANÇAS E SUAS INFLUENCIAS NAS ESCOLAS PUBLICAS BRASILEIRAS

Por:   •  15/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.782 Palavras (8 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE REBOUÇAS DE CAMPINA GRANDE[pic 1]

CURSO TECNOLÓGO EM DESIGN DE INTERIORES

ARTHUR DENIS HILÁRIO

TIAGO

JOAB

ANÁLISE COMPORTAMENTAL DAS INFLUÊNCIAS/INTERFERENCIA DO AMBIENTE ESCOLAR EM CRIANÇAS NO ENSINO ESCOLAR PÚBLICO

ANÁLISE COMPORTAMENTAL DE CRIANÇAS E SUAS INFLUÊNCIAS AMBIENTAIS NAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS

CAMPINA GRANDE

2017

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO        3[pic 2]

1.1. OBJETIVOS        5

1.1.1 Objetivos gerais        5

1.1.2 Objetivos específicos        5

2 JUSTIFICATIVA        6

3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        8

4 METODOLOGIA        9

5 CRONOGRAMA        10

.6 REFERÊNCIAS        11


1.INTRODUÇÃO

A necessidade de um estudo científico para uma análise do comportamento das crianças e as influências ambientais em escolas da rede pública do Brasil, é cada vez mais focado aos estudos modernos da psicologia ambiental, onde se estuda as interferências ou influências no comportamento educacional em crianças pelo espaço em que elas habitam, e essas influências/interferências no ambiente escolar municipal publico é um divisor de águas na formação educativa dessas crianças. A descrição clara e científica desse mapeamento comportamental por meio das técnicas da psicologia ambiental, ajudará significativamente as políticas públicas educacionais do país, na busca de uma formação igualitária se comparando a setores privados dessa área que já tendem a utilização espacial em benefício do aprendizado para os alunos desses ambientes privados.

Além da necessidade na melhoria ambiental o objetivo primordial é que essa melhoria seja de forma sustentável e que acarretem poucos gastos públicos, devido a real situação do país.

É multidisciplinar o estudo da psicologia ambiental que tenta dialogar de forma metodológica com outras áreas como; a arquitetura, ergonomia, pedagogia que busca como foco tratar uma relação entre os espaços físicos de um ambiente e o projeto político-pedagógico em escolas. É notório que o ambiente escolar público tem uma grande carência, o que representaria maior necessidade no estudo da psicologia ambiental, visto que a realidade e seus aspectos podem influenciar o ser humano e que colabora na organização de suas cognições, sentimentos e ações (Evans, 2005).

O estudo abordado à uma relação criança-ambiente acrescentam a esse entendimento científico evidências de que existe um forte efeito do contexto ambiental sobre o desenvolvimento infantil (Campos-de-Carvalho & Souza, 2008). Em um lugar onde crianças brincam, se relacionam e como elas interagem entre si é sem dúvida um fator de qualidade de vida e saúde (Fernandes & Elali, 2008, Sager, Sperb, Roazzi, & Martins, 2003). Não é tarefa fácil criar ambientes que se adéqüem a todos os grupos existentes de crianças, visto que na atualidade a acessibilidade também é fator predominante para uma inclusão salutar dessas crianças e que sem esse item seria impossível um bom rendimento socioeducativo igualitário. Enquanto contexto de desenvolvimento infantil, o ambiente escolar atualmente apresenta uma estrutura de lugares bem diferenciados (locais para atividades livres, descanso, locais e tempo para comer etc.), ou seja, o espaço escolar possui uma grande diferença ecológica interna que interfere na relação estabelecida entre a criança e o ambiente.


1.1. OBJETIVOS

1.1.1 Objetivos gerais

Este trabalho adentrará ao estudo do ambiente escolar e suas interferências/influencias nas escolas públicas em crianças, e como será possível aplicar soluções práticas para o enfrentamento no espaço público com a carência de recursos públicos e até que ponto a criança pode ser atingida com a condição ambiental precária. Através de formas eficientes e sustentáveis atingir positivamente e científica as condições psico-sócial do ambiente e estimular o uso adequado das cores (psicologia das cores) em seus respectivos espaços, e possíveis inovações ambientais.

1.1.2 Objetivos específicos

  • Estudar e analisar o ambiente escolar público municipal de uma escola em Campina Grande-PB e suas condições ambientais e influências/interferências no comportamento educativo da criança.
  • Quais técnicas de Design em Interiores mais benéficas e sustentáveis a ser utilizada por meios de recursos mínimos a benefício em políticas públicas possíveis.
  • As possibilidades possíveis e imagináveis sustentáveis para um bom rendimento psicosocial na formação educativa da criança
  • Projetar de forma digital e visual a melhoria do espaço estudado (E.E.E.F. Poeta Alvaro Guedes Pinheiro) nesta pesquisa.


2 JUSTIFICATIVA

A necessidade justificada da elaboração do tema estudado tem sua relevância em especial na boa formação educativa de crianças e a boas influencias de um ambiente adequado e sustentável para a formação humana e desenvolvimento psicossocial. O desejo de uma gama de projetos que vise essa adequação perfeita entre aluno e espaço físico é notório em escolas do setor público e do setor privado, e visivelmente o setor público está cada vez mais carente dessas adequações, seja por fatores econômicos, administrativos ou mesmo por pouca atenção na solução dessa problemática. Com esse fator negativo político e econômico, desperta o desejo em estudo para de forma científica e possível a legislação do país de melhor usabilidade desse espaço, e aproveitamento necessário dos espaços públicos.  

São cerca de 150 escolas municipais em Campina Grande que não atendem um ambiente adequado para as crianças da rede pública de ensino, segundo informações do site: http://www.escolas.inf.br/pb/campina-grande nesta conta inadequada do espaço físico também está inserida cerca de setenta e quatro escolas estaduais que também precisam em muito melhorar na qualidade ambiental para o estudo e formação educacional. As escolas privados superou a quantidade de escolas municipais que são cerca de cento e oitenta e duas escolas privadas, que por mais dificuldade encontrada tentam adequar de maneira saudável esses espaços e já tem certeza do bom rendimento e melhoramento escolar desses alunos. De forma comparativa é notório o desnível entre o setor publico e o setor privado em comparação a questão de ambiente físico para melhoria educativa no ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (135 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com