TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inserindo o Desenvolvimento Sustentável nas Escolas

Artigo: Inserindo o Desenvolvimento Sustentável nas Escolas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  Artigo  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 3

Inserindo o Desenvolvimento Sustentável nas Escolas

A questão ambiental emerge como um problema social que atualmente atinge escolas, universidades e outros centros de conhecimento trazendo a necessidade da educação escolar adaptar-se a esta nova realidade e preparar-se para este novo perfil de desenvolvimento.

A escola é um espaço privilegiado para estabelecer conexões e informações e criar condições e alternativas que estimulem os alunos a terem concepções e posturas cidadãs, conhecedores de suas responsabilidades e, principalmente percebendo-se como integrantes do meio ambiente.

Os estabelecimentos escolares são transmissores do conhecimento necessário para que os alunos tenham base da compreensão do meio ambiente, da interdependência entre os problemas e soluções e da importância de cada um na construção de uma sociedade mais igualitária.

O modelo de crescimento econômico gerou enormes desequilíbrios. Se por um lado nunca houve tanta riqueza e fartura no mundo, por outro lado a miséria a degradação ambiental e a poluição aumentam a cada dia. Daí o surgimento do desenvolvimento sustentável conciliando o desenvolvimento econômico á preservação ambiental.

A educação para uma vida sustentável envolve uma pedagogia que coloca a compreensão da vida como foco principal. Essa pedagogia sugere a criação de um currículo integrado com ações enfatizando o conhecimento contextual. Uma maneira ideal de alcançar estes objetivos é tentar aproximar-se da “aprendizagem por projetos” no qual facilita os modos de aprendizagem ao envolver os alunos em projetos complexos e contemporâneos, facilitando o “prazer em aprender” termo cada vez mais raro no ambiente escolar.

Os professores são as peças fundamentais no processo de conscientização da sociedade dos problemas ambientais, pois buscam desenvolver, nos seus alunos, hábitos e atitudes de conservação e respeito à natureza e ao próximo transformando em cidadãos e agentes da preservação ecológica.

Além disso, o desenvolvimento sustentável gera uma dimensão ética e política transformando o desenvolvimento como um processo de mudança social, com conseqüente democratização do aceso aos recursos naturais e distribuição equitativa dos custos e benefícios deste desenvolvimento.

Na educação infantil e no ensino fundamental é importante enfatizar a sensibilização com a percepção, interação, cuidado e respeito das crianças para com a natureza e cultura destacando a diversidade dessa relação. Na conclusão do ensino fundamental convém criar o raciocínio critico e interpretativo das questões sócio-ambientais bem como cidadania ambiental. No ensino médio e na educação de jovens e adultos moldar o pensamento critico e político, inclusive criando grupos de atuação frente às desigualdades sociais que grupos economicamente mais vulneráveis em condições de risco ambiental sofrem. Na formação de professores é preciso reforçar o conteúdo pedagógico e político da educação ambiental noções de legislação e gestão ambiental para obtermos êxito na formação de pessoas que acreditem na oportunidade que temos de ainda preservarmos nosso planeta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com