TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interdisciplinaridade na Educação Básica

Por:   •  6/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.123 Palavras (5 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 5

ALPHA INSTITUTO EDUCACIONAL

Interdisciplinaridade

Aluno: Kerlly Fernandes Tasselli

Professor(a): Débora Ribeiro Cardoso

Curso: ACH Pedagogia EAD

Disciplina: Interdisciplinaridade na Educação Básica

LONDRINA

2016

Interdisciplinaridade

[pic 1]

        Ao observar a charge, podemos compreender que a maneira como o professor dispôs a atividade, não facilita na compreensão do aluno. Pois é um uma atividade muito abstrata, não faz nenhum tipo de contextualização com a realidade do aluno. Lembra o modelo tecnicista educacional.

        Para renovar nessa questão, para que o aluno adquira um verdadeiro conhecimento faça-se necessário a introdução da interdisciplinaridade na ação do professor. Através da interdisciplinaridade o professor pode envolver o aluno no tema da aula, mostrar de uma forma indireta que os conteúdos das disciplinas não são fragmentados, que elas se inter-relacionam. Pois é mais fácil para os alunos guardarem uma coisa apenas na cabeça do que várias coisas de um determinado assunto determinado. Quando o professor trabalha o mesmo tema com varia disciplinas o aluno pode contextualizar os conteúdos compará-los com a realidade. Futuramente podem usar o que aprenderam fora do ambiente escolar.

        

Importância da interdisciplinaridade no contexto em sala de aula

A interdisciplinaridade no trabalho do professor trás uma inclusão do conhecimento. Ou seja, ao relacionar o tema da aula com as demais disciplinas o professor faz uma globalização do conhecimento, onde não existe o limite entre uma disciplina e outra.

Atualmente podemos perceber que os alunos não se interessam por assuntos dispersos, conteúdos fragmentados apenas como memorização. Cada vez mais a geração atual exige uma educação mais útil, os alunos estão mais críticos. A interdisciplinaridade é uma ferramenta que quando utilizada faz essa ponte entre o conhecimento e sua utilização no cotidiano do sujeito. Além de garantir uma interação entre os alunos, pois as atividades não são realizadas individualmente, elas têm que ser feitas em conjunto tendo o professor com norteador da ação. Tal ferramenta proporciona deferentes olhares sobre um mesmo fato.

O foco principal é trazer o conhecimento teórico para o cotidiano do aluno, mostrar que o que se aprende em sala de aula tem uma aplicação prática em nossas vidas. Diferente do método tradicional que o alunos aprende por memorização e não compreende onde pode utilizar o conhecimento aprendido.

Futuramente como professora de pedagogia, pretendo incluir em meu trabalho as teorias e métodos que aprendi nesta graduação. Sendo assim, ao realizar uma aula interdisciplinar primeiramente recorrerei ao currículo (escrito) da escola na qual estarei inserida, conhecendo o currículo e o que se espera dele, consultarei meu plano anual e sendo assim iniciarei meu projeto de aula. Lembrando que devo ter um bom conhecimento da minha turma. Sua realidade, seu nível de conhecimento e seu nível de potencial.

Em se tratando de uma aula de português, para o 3°ano do fundamental, onde os alunos aprenderam sobre presente, passado e futuro. Eu integraria junto a aula de português, um pouco do conhecimento de história, colocaria uma atividade de leitura imagética de uma rua da minha cidade como era antigamente e como é atualmente. Juntando isso em ciência trabalharia a mesma imagem pedido para que os alunos analisassem  o que mudou na questão de arborização, e em matemática eles podem fazer o calculo da data da foto antiga e a da foto atual para descobrir quantos anos se passaram. Esse tema me permite uma infinidade de possibilidades das quais eu posso trabalhar com meus alunos e usar a interdisciplinaridade.

Sequência Didática – Ensino Fundamental

Turma: 3° ano

Número de alunos: 14

Horário: aulas de reforço escolar

Público alvo das aulas: Alunos 3° ano que apresentam dificuldades na avaliação diagnóstica, alunos que ainda não consolidarão o processo de alfabetização.

Objetivos:

Segundo a resolução Resolução SEE Nº 2197 publicada em 26/10/2012 (Tít. IV, Cap.I, Art. 60 e 61), espera-se que os alunos no ciclo de alfabetização

Saibam:

-  ler e compreender textos mais extensos;

- localizar informações nos textos;

- ler oralmente com fluência e expressividade;

- produzir frases e pequenos textos com correção ortográfica;

Metodologia:

Trabalhar com pequenos grupos dentro ou fora da sala de aula. Agrupar alunos de escrita pré-silabia e silábica sem valor sonoro com alunos de escrita pré-silabica e silábica com valor sonoro.

Atividades:

Atividade 1:

[pic 2]

Objetivo: Alunos em duplas, ouvir a leitura oral de cada aluno. Depois fazer um debate sobre as questões, para interpretação:

O que o carteiro encontrou?

De quem era a carta?

Como o personagem do poema ficou?

O que o personagem escreveu na carta?

Atividade 2:

[pic 3]

Atividade3[pic 4]

Objetivo: Utilizar a interpretação de charges para compreensão do tema da aula. Atividade realizada em dupla.

Atividade 4:

Observe as imagens abaixo:

[pic 5]

Avenida Arcebispo Dom Geraldo Fernandes, londrina 1950.

[pic 6]

Avenida Arcebispo Dom Geraldo Fernandes, Londrina 2016

1 Comente com seus colegas, o que você acha que mudou nesta mesma avenida ao longo dos anos:

2 Havia mais ou menos arvores antigamente?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (465.8 Kb)   docx (313.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com