TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Por:   •  16/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.678 Palavras (15 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 15

José Nicolas Da Silva Correia – Ra 8061062

Graduação: Licenciatura em Matemática

JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA 

Orientadora: Profa. Ma. Juliana Brassolatti Gonçalves

PETROLINA

2018

  1. JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA

RESUMO

        

Este artigo se propõe a demonstrar os jogos matemáticos que vem se concretizando, pois as crianças possuem uma grande capacidade de raciocinar e colocar em prática sua capacidade de resolver situações-problemas. Pode se perceber que o jogo é uma forma lúdica de ferramenta no ensino da matemática e que embora não seja uma metodologia nova ainda encontra muita resistência entre os profissionais. Podemos concluir que quando introduzimos os jogos matemáticos na sala de aula de forma coerente, planejada e com objetivo teremos uma aula dinâmica, fazendo com que os alunos possam se socializar, buscando a cooperação mútua e prazerosa. Promovendo um senso crítico, investigador, que ajuda na compreensão e entendimento de determinados tópicos relacionados ao ensino da Matemática, fazendo com que os alunos assimilem melhor, mais fácil e rápido o mesmo conteúdo e que ocorra a aprendizagem de maneira adequada.

Palavras-Chave: Jogos Matemáticos. Lúdico. Ensino.  Metodologia. Aprendizagem.

INTRODUÇÃO

Ensinar a matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Nós como educadores, devemos procurar alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, a organização, concentração, atenção, raciocínio lógico-dedutivo e o senso cooperativo, estimulando a socialização e aumentando as interações do indivíduo com outras pessoas.

Nos dias de hoje podemos observar que existe um grande desinteresse por parte dos alunos em relação ao ensino da matemática. Observa-se que existem alunos que estão em fase de conclusão do ensino básico mas ainda com um grande grau de dificuldade e uma certa aversão a matemática. Partindo disto o problema se dá pelo fato de que em muitas salas de aulas o ensino da disciplina é fragmentado e descontextualizado e prioriza a mecanização e a memorização em vez de instigar e propiciar ao estudante uma reflexão e uma análise de situações relacionadas com o seu contexto, com o ambiente em que vive.

        Os Jogos educativos são uma das saídas para diminuir as problemáticas em sala da aula, pode-se trabalhar a timidez para diminuir o bloqueio com a disciplina então podemos dizer que os jogos são um ponto de fuga nesses casos podendo instigar os a resolverem problemas de forma lúdica e possibilitando criar situações do seu próprio cotidiano para entender as problemáticas.  

A pesquisa tem como objetivo geral é o compreender os jogos como estratégia pedagógica favorável à construção de conhecimentos, e a importância dos jogos no ensino de matemática. Analisando as dificuldades e a empatia dos alunos com a disciplina de matemática, buscaremos mostrar através deste artigo que a matemática pode ser leve, intuitiva e dinâmica tentando mostrar diversa formas de transmitir um conteúdo através dos jogos.

Dessa maneira, a presente pesquisa bibliográfica se justifica, pois no cotidiano, podemos perceber que a matemática está presente em nossas vida e precisamos dela resoluções de problemas e situações de vida, criar e desenvolver. Apesar de ser utilizada praticamente em todas as áreas do conhecimento, nem sempre é fácil mostrar aos alunos, aplicações que despertem seu interesse ou que possam motivá-los através de problemas contextualizados.

 

DESENVOLVIMENTO

  1. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS NO ENSINO DA MATEMÁTICA

           De acordo com Brasil (Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática PCN, 1998), do Ministério da Educação e Cultura (MEC), os jogos constituem uma forma interessante de propor problemas, pois permitem que estes sejam apresentados de modo atrativo e favorecem a criatividade na elaboração da estratégia de resolução de problemas e busca de soluções. Propiciam a simulação de situações-problemas que exigem soluções vivas e imediatas, o que estimula o planejamento das ações (p. 46).

            Analisando um contexto geral, a abordagem da matemática tem sido de forma bastante empobrecedora, onde fórmulas e regras são aplicadas de forma mecânica, assim como os exercícios, que são elaborados com base em modelos pré-definidos. O docente precisa sair da zona de conforto dos modelos pré-definidos e começar a utilizar linguagens e metodologias diferenciadas e eficazes. Para os PCNs (1997), a matemática tem o intuito de formar cidadãos, ou seja, preparar para o mundo do trabalho, ter uma relação com as outras pessoas que vivem no seu meio social. A educação matemática deve atender aos objetivos do ensino fundamental explicitados nos Parâmetros Curriculares Nacionais: utilizar a linguagem matemática como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias e saber utilizar diferentes recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.

 Nos dias de hoje, ainda existem profissionais que consideram a inclusão de jogos nas aulas, perda de tempo, esses tipos de profissionais enxergam o ambiente escolar meramente como um lugar de trabalho, onde o trabalho, na visão deles, está relacionado a aplicação de inúmeras folhas de exercícios e não levando em consideração o interesse e a motivação dos discentes com relação a esse tipo de atividade, também não analisam a eficácia desses métodos. Nesse sentido, o professor deve deixar de simplesmente transmitir conhecimento e passar a assumir o papel de criador de situações estimulante. A matemática é uma disciplina ampla, com muitas vertentes e possibilidades no processo ensino aprendizagem o que teoricamente era para ser uma matéria bastante interessante aos olhos dos alunos, o que não ocorre. Para que possamos obter êxito na assimilação dos conteúdos por parte dos alunos, precisamos da atenção e do interesse dos mesmos e é nesse momento que podemos utilizar o jogos como ferramenta de ensino.  Os jogos podem ser utilizados para introduzir, amadurecer conteúdos e preparar o estudante para aprofundar os itens já trabalhados. Devem ser escolhidos e preparados com cuidado para levar o estudante a adquirir conceitos matemáticos de importância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (169.8 Kb)   docx (26.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com