TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogo: Bola de Gude em Três Dimensões

Por:   •  21/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 2

JOGO/BRINCADEIRA

BERLINDES OU BOLA DE GUDE

1 CONCEITUAL:

É um jogo infantil tradicional em que um jogador usa pequenas bolas coloridas (de vidro, pedra ou metal e de tamanho variável) chamadas de bolas de gude ou berlindes para acertar as bolinhas dos outros, ficando com a bola que acertar.

1.1 Qual sua origem?

Não se sabe a data exata do surgimento desse jogo, mas há registros e relatos históricos que mostram que esse jogo e muito antigo: essas bolinhas foram encontradas em túmulos egípcios de 3.000 a.C, e na Grecia, de 2.000 a.C; no Império Romano esse jogo era praticado também pelos adultos.

Nessa dimensão, os alunos podem pesquisar na internet e com os familiares a origem desse jogo, nomes diferentes que o jogo recebe, formas diferentes de se jogar, dentre outros; então, em uma roda de conversa podem apresentar o que descobriram para os colegas. Também pode-se trabalhar de forma interdisciplinar com o Professor de Português, estudando o poema Bola de Gude de Ricardo Azevedo e com o professor de Matemática, trabalhando operações matemáticas com as bolinhas do jogo.

1.2 Como podemos modificá-lo?

Podemos propor que, em vez de jogar individualmente tentando acertar as bolinhas dos adversários, os alunos trabalhem em equipes: duplas ou trios.

2 PROCEDIMENTAL:

2.1 O jogo original

Desenha-se um círculo no chão, onde os jogadores devem, com um impulso do polegar, jogar a bolinha. Os jogadores seguintes devem acertar a bolinha, e se conseguirem retirá-la do círculo, elas se tornam suas. Vence aquele que ficar com as bolinhas de seus companheiros.

2.2 Experimentar as propostas de alterações que forem surgindo.

Divide-se os alunos em equipes e estas equipes competem entre si, alternando os jogadores nas jogadas. Vence a equipe que ficar com mais bolinhas, no final. Também, pode-se experimentar variações do jogo que os alunos apresentarem, pedindo-os para compartilhar as regras com todos.

3 ATITUDINAL:

Os alunos devem colaborar uns com os outros, ajudando os colegas a assimilarem as regras do jogo, bem como auxiliá-los no jogo em equipe, respeitando os colegas e seus ritmos, coordenação e agilidade. Se houver uma criança com deficiência visual, orientar os alunos para a necessidade de amparar essa criança nos momentos das jogadas, preparando-a na posição e direção certa para que ela jogue a bolinha com mais precisão. Alem de promover a socialização e o respeito, o jogo também permite o desenvolvimento cultural, cognitivo e psicomotor dos educandos.

3.1 Aulas necessárias:

Seriam necessárias quatro aulas, no mínimo, para o desenvolvimento desse trabalho, já que será preciso dar tempo maior para a roda de conversa e a socialização das pesquisas realizadas pelos alunos, visto que são muitos alunos e todos precisam expor suas descobertas. Além de que também será preciso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (34.6 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com