TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogos eletrônicos: A influência positiva dos jogos eletrônicos na aprendizagem escolar

Por:   •  5/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.632 Palavras (7 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 7

ESCOLA ESTADUAL “OSWALDO CRUZ”

Adrian Giovanni Silva Charca

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

Jogos eletrônicos, a influência positiva dos jogos eletrônicos na aprendizagem escolar

São Paulo

        2016        

Adrian Giovanni Silva Charca N. 01

3ºB

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

Jogos eletrônicos, a influência positiva dos jogos eletrônicos na aprendizagem escolar

Trabalho de Conclusão de Curso 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Oswaldo Cruz como exigência parcial para obtenção da nota do Bimestre, apresentado a todas as disciplinas.

São Paulo

2016


RESUMO

Os jogos eletrônicos não são apenas um meio de entretenimento para os jovens de hoje em dia, mas eles trazem uma influência positiva para os jovens, podendo assim ajudar eles com dificuldades que estejam enfrentando na escola.

Eles, os jogos eletrônicos, desenvolvem várias habilidades nos seus jogadores, exemplos simples que podem ser citados são, Atenção, Concentração, Memoria e Raciocínio lógico. Assim, este TCC irá tratar sobre esses aspectos positivos que os jogos eletrônicos trazem em relação ao aprendizado escolar.

Palavras Chave: Jogos Eletrônicos; Influência positiva. Aprendizado


Sumário

INTRODUÇÃO        5

JOGOS ELETRÔNICOS        6

O JOGO NA INFÂNCIA        7

JOGOS DOS JOVENS/ADOLESCENTES        9

APRENDIZAGEM COMO “EFEITO COLATERAL”        11

CONCLUSÃO        12

REFERÊNCIAS        13


INTRODUÇÃO

Com o desenvolvimento da tecnologia, foi possível ser feitos e aprimorados vários programas, maquinas, técnicas e métodos, E os Jogos eletrônicos, ou videogame, utilizam a tecnologia de um computador. Ele pode ser tanto jogado no próprio computador tanto quanto nos consoles. Os consoles utilizam controles manuais e utilizando algum dispositivo de áudio e vídeo (televisão, monitor de vídeo, fones de ouvido, etc.). Isso gerou diversos jogos tanto focados no aprendizado, os jogos educacionais, tanto quanto para simplesmente entreter e diverti o jogador com ação, aventura e casual, mas que de certa forma acabam passando conhecimento para o jovem de uma forma lúdica, como por exemplo explicar fatos históricos.


JOGOS ELETRÔNICOS

Os jogos eletrônicos são um dos principais meios de entretenimento para os jovens de hoje em dia, assim como a Internet também é, e eles estimulam o desenvolvimento de certas habilidades, tais como, Atenção, Concentração, Memória, Raciocínio Lógico (solucionar problemas), habilidade Motora (coordenação motora), cálculos matemáticos, fatos históricos e etc. Tudo isso entretendo e divertido o seu jogador.

Os jogos eletrônicos desenvolvem várias habilidades, eles ajudam a pensar em como resolver problemas, elaborar estratégias, organizar elementos e simular resultados, estimulando, assim, o pensamento lógico. (ABRAGAMES, 2004)

A maioria dos jogos exige que o jogador seja capaz de observar os inúmeros objetos que se encontram na tela; reconhecendo, então, cada um deles e traçando possíveis trajetórias. Essa exigência faz com que o jogador desenvolva a habilidade de observação (AGUILERA e MÉNDIZ, 2003). Uma outra habilidade desenvolvida é a localização e representação espacial, pois o jogador precisa guiar o seu personagem, utilizando para isso mapas, plantas e recursos como bússola (ABRAGAMES, 2004).

O jogo possibilita a resolução de problemas e tomada de decisão. Este aspecto é muito importante em jogos de estratégia e se encontra presente em jogos que envolvem situações difíceis. Junto com esta habilidade se desenvolve também a de planejamento de estratégias, pois ela se encontra presente em muitos games que envolvem um alto nível de atividade cognitiva, como os RPG’s (Rolling Players Games) (AGUILERA e MÉNDIZ, 2003).

Os jogos eletrônicos desenvolvem a curiosidade, a iniciativa e a autoconfiança, proporcionando o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração.

Podem auxiliar a criança em suas habilidades sociais, tais como: respeito, solidariedade, cooperação, obediência, responsabilidade e iniciativa (RIZZI, 1994).

O JOGO NA INFÂNCIA

Na época em que os jogos educativos estavam começando a crescer, muitos pais começaram a aderir esse tipo de jogo para seus filhos, tendo em mente o ensinamento básico de algumas matérias, como matemática e português, e treinar sua memória, agilidade e reflexo. Esses jogos foram feitos especificamente para ensinar a criança sobre um determinado assunto, reforçando o desenvolvimento e entendimento sobre um evento histórico ou cultural, e/ou ainda auxiliando na aprendizagem de alguma habilidade enquanto se joga.

 Isso ajudou bastante a criança no início do aprendizado, pelo fato de lhe ensinar brincando e entretendo ela e, seus resultados são percebidos no decorrer da diversão da dela.

A Figura 1 ilustra um jogo cujo o objetivo é memorizar as cartas e saber onde há duas cartas iguais, até acabarem as cartas.

[pic 1]

Figura 1. Jogo da memória

A Figura 2 apresenta um jogo de caça palavras cruzadas, para crianças com maior faixa etária. Nesse jogo é nescessario que a criança escreva a palavra pedida por meio de desenho até completar todos os espaços em branco.

[pic 2]

Figura 2. Jogo das palavras cruzadas

A Figura 3 mostra um jogo onde para que você possa decorar seu personagem, você tem que colocar uma quantia, que mostra do lado do acessório, dentro da caixinha com o buraco, e cada moeda tem seu valor e é diferenciado pelas outras pelo seu tamanho e cor, assim estimula um cálculo matemático simples, mas que já é praticado pela criança para ela se aprimorar nos cálculos.

[pic 3]

Figura 3. Jogo de compra de acessorios para o personagem

JOGOS DOS JOVENS/ADOLESCENTES

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (560.6 Kb)   docx (451.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com