TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Karl Marx

Por:   •  2/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 3

a) São as classes dos proprietários ou seja a burguesia que era a elite, e o proletariado que são os trabalhadores que vendiam sua força de trabalho para a burguesia.

b) Suas relações são de total desigualdade sendo a base da formação das classes sociais, resultando em oposição, antagonismo, exploração e complementaridade entre elas.

c) A sociedade se encontra em uma luta constante entre interesses opostos, embora nem sempre se manifeste socialmente sob a forma de guerra declarada.

2º Sim, pois existe uma transformação envolvendo a divisão de classes sociais, os capitalistas e o proletariado.

3º A mudança social se dá pela necessidade de uma melhor qualidade de vida, pelo modo com que as pessoas se relacionam produzindo e transformando-se de acordo com os meios impostos, a partir da evolução, com produções da sociedade.

4º A revolução industrial foi responsável por uma grande transformação nas formas de organização, principalmente relacionadas ao trabalho. Mas o capitalismo que predominava.

Os evolucionistas que consideravam como forma de desenvolvimento, observam pelo lado positivo, a evolução trabalhista, mesmo sem ver o quão deplorável se encontravam a situação das classes operárias, observavam o desenvolvimento social e a modificação completa das espécies na sociedade.

5º O homem produz a sua história, porém é escravo da desigualdade desde os primórdios. Ele passa a ser comandado pelas pessoas que detém maior poder e é submetido a isso pelas suas necessidades, não tendo nenhuma escolha a não ser transformar-se em um mero trabalhador com a obrigação de produzir bens em troca da sua sobrevivência.

6º Existe uma luta de classes constantes, e com a burguesia e o proletariado não seria diferente de todas as classes que se defrontam hoje com a burguesia, só o proletariado é uma classe realmente revolucionária. A sociedade não pode mais viver sob a burguesia com isso torna-se evidente que a burguesia é incapaz de permanecer por mais tempo como classe dominante da sociedade, essa decadência do capitalismo se dá pelo simples fato de que a burguesia se encontra incapaz de dominar e então uma classe só pode ser oprimida se tiver condições de manter sua existência.

7º Para Marx alienação é a separação do trabalhador dos seus meios de produção – as ferramentas, as matérias-primas, a terra e as máquinas, tornando-se propriedade do capitalista.

8º Por meio das classes dominantes economicamente encontrando meios de assenhorear-se do aparato oficial do estado e através dele legitimar seus interesses sob a forma de leis e planos econômicos e políticos.

9º O capitalismo surgiu devido a uma enorme quantidade de riquezas que se acumulavam nas mãos de poucos indivíduos, no início essa acumulação se fez através da pirataria, dos monopólio e do controle de preços praticados pelos estados absolutistas.

10º O salário é o valor da força do trabalho, considerada como mercadoria. O salário deve garantir a reprodução das condições de subsistência do trabalhador e sua família. O cálculo do salário depende do preço dos bens necessários à subsistência do trabalhador. O tipo de bens necessários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (39.7 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com