TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEITURA DOS TEXTOS INFORMATIVOS SOBRE AS REGIÕES

Por:   •  20/6/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.187 Palavras (5 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 5

                                 MATERIAL DE ESTUDO DE BRINCAEIRAS POR REGIÃO

LEITURA DOS TEXTOS INFORMATIVOS SOBRE AS REGIÕES.

E COMPLEMENTO DE EXPLICAÇÕES DE BRINCADEIRAS DE PESQUISAS FEITA PELO ALUNO NO CADERNO.

REGIÃO NORTE.

Maior Região do Brasil, o Norte é formado pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Sua grande extensão territorial, além da localização, proporciona fronteiras com seis países sul-americanos (Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Guiana e Suriname, além do território da Guiana Francesa). Apesar de ser a maior Região do país, o Norte é o segundo menos habitado.

O norte tem uma cultura muito rica marcantes na culinária , nas danças e nas festas típicas.

Entre os que influenciam a cultura da região estão os povos gaúchos, paraenses, paulistas, nordestinos, africanos, europeus e asiáticos  .

Embora a dança seja uma das principais manifestações culturais consideramos também as brincadeiras e jogos que sofrem uma forte influência  .

Entre os jogos mais populares estão  :

.Batatinha frita 1-2-3  / Quatro cantos  / Queimada /  perna de pau .

REGIÃO SUDESTE

Possui a maior concentração populacional do território brasileiro, conforme contagem Os estados que compõem o Sudeste são: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo realizada em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Brincadeiras típicas do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais que acabaram ultrapassando as fronteiras territoriais e se espalhando por todo o país.

Brincadeiras de rua são excelentes para se divertir e, ao mesmo tempo, trabalhar questões como disciplina, regras e atenção. Como cada região tem seus próprios costumes e tradições, com certeza, tem suas próprias brincadeiras que acabaram se espalhando pelo Brasil afora.

A exemplo  são : Barra-manteiga /Alerta / cabo de guerra .

REGIÃO CENTRO-OESTE

A região Centro-Oeste é a segunda maior do país em área territorial, mas apresenta um baixo índice em termos de quantitativos populacionais. A região Centro-Oeste é uma das cinco regiões brasileiras estabelecidas pela divisão territorial promovida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo composta por Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Apesar de contar com apenas três estados e o DF, a região é a segunda maior em extensão territorial, atrás apenas da região Norte.

O povoamento  do centro – oeste é consequência dos fluxos migratórios que começaram com o transporte de gado do Sul e Sudeste para as primeiras fazendas da região. Além disso tem influencia cultural dos países fronteiriços  como Bolívia e Paraguai.

Dentre essa valorização cultural  temos a importa dos jogos e brincadeiras da região.

Muitos jogos da região tem semelhança com outros  jogos de outros estados somente com mudança de nomes .

Estudamos  entre  os jogos o corre cutia / galinha ,pintinho e raposa /pique das cores /rio vermelho .

REGIÃO SUL

A região Sul do Brasil é a menor das regiões brasileiras, mas a terceira mais povoada e com uma grande quantidade de habitantes por área. Composta por  apenas três estados: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Assim como todo Brasil os indígenas foram os primeiros habitantes até a chegada dos espanhóis e portugueses  .Mais tarde alemães ,Italianos e eslavos  fundaram diversas colônias .

E  com toda essa  junção de cultura entre comidas típicas ,arquitetura ,danças e festas também temos as brincadeiras típicas da região entre elas as que estudamos nessa unidade.

Coelho sai da toca /caiu na rede é peixe /esconde – esconde e falamos também sobre o elástico.

REGIÃO NORDESTE

A região Nordeste do Brasil é formada por nove estados e é bastante conhecida por suas belezas naturais. Eles são ,  Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

A primeira  região brasileira a ser ocupada pelos portugueses .O nordeste pode ser entendido como o primeiro centro de mestiçagem nacional .

Nessa sequência abordamos jogos e brincadeiras que perpetuadas na região tais como :

Sete pecados ,baleado , cacique ,Pega chiclete .

 

Prova  5 ano.  (2,0)

  1. Complete as lacunas : Sobre a REGIÃO NORTE.

A)__________Região do Brasil, o Norte é formado pelos estados do Acre, _______, Amazonas, Pará, Rondônia, ________ e Tocantins .

B) Entre os que influenciam a ___________ da região estão os povos _________, paraenses, paulistas, _____________, africanos, europeus e asiáticos  .

C) Entre os jogos mais populares estão  :._____________  / Quatro cantos  / Queimada /  ______________ .

2.Marque (V) verdadeiro e (F) no que for falso.

REGIÃO SUDESTE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (155.5 Kb)   docx (121.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com