TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEITURA E ANÁLISE, E PRODUÇÃO DE TEXTO SOBRE A COMPETÊNCIA GERAL DE NÚMERO 4 da BNCC

Por:   •  15/9/2021  •  Dissertação  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 2

A BNCC e a importâncias de suas competências

Competência é definida na BNCC como a “mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver processos complexos da vida cotidiana, do exercício pleno da cidadania e do trabalho”.

No documento, os autores destacam a necessidade das competências inter-relacionarem-se e desdobrarem-se no tratamento didático proposto para as três etapas da educação básica: o ensino infantil, o fundamental e o médio. As aprendizagens essenciais definidas na BNCC devem auxiliar para assegurar aos estudantes o desenvolvimento de dez competências gerais durante educação básica que, segundo o documento, concretiza, no âmbito pedagógico, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento.

As competências ajudam a desenvolver pensamento científico, crítico e criativo, comunicação, empatia, entre outras habilidades e atitudes essenciais para o mundo contemporâneo. Todas as competências indicam o que deve ser aprendido pelos estudantes, do mesmo modo que especificam com que finalidade determinada competência deverá ser desenvolvida, esclarecendo a sua importância para a formação do estudante ao longo de toda a Educação Básica.

Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. (Brasil, 2018)

De acordo com a competência numero 4 da BNCC, para se comunicar bem, as crianças e jovens precisam entender, analisar e saber se expressar utilizando uma variedade de linguagens e plataformas, como por exemplo, através da arte, teatro,musica, dança, desenhos, etc. O aluno deve aprender a utilizar seu corpo e imaginação para se comunicar e compreender o outro e a si próprio.

Durante o ensino fundamental é possível o desenvolvimento dessa competência através de diversas matérias e conteúdos curriculares, como por exemplo, na língua portuguesa, artes, educação física, ciências, no meio digital e até na matemática é possível conciliar o conteúdo didático com o aprendizado e desenvolvimento de diferentes linguagens e formas de comunicação.

No ensino fundamental é importante que os estudantes se apropriem das particularidades de cada linguagem, sem perder a visão do todo no qual elas estão inseridas. O desenvolvimento dessa competência durante essa etapa escolar é importante para que a criança aprenda a se comunicar e se expressar de diferentes maneiras e linguagens, seja corporal, visual, sonora ou digital. Além de propiciar ao aluno um novo repertorio de mundo, ele também produz novos sentidos que o leva à resolução de conflitos ao partilhar informações, experiências, idéias e sentimentos em diferentes contextos.

Ao concluir o ensino fundamental o aluno deve ter desenvolvido essas competências, pois elas são importantes para a inserção dele em um mundo muito amplo, onde pessoas se relacionam e comunicam de diferentes formas e linguagens. Formando cidadões que saibam se comunicar, se expressar e partilhar informações, experiências, idéias e sentimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (35.7 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com