TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

Por:   •  15/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.739 Palavras (7 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP[pic 1]

POLO DE APOIO PRESENCIAL GUIACURU

CURSO PEDAGOGIA

DISCIPLINA LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

CLEONICE LINO RA 380672

ANA PAULA C. DA SILVA RA 380775

MARIA JOSÉ DA SILVA RA 380853

WANDERLÉIA MOREIRA VIEIRA RA 376346

A Importância do Letramento na Alfabetização

Professora Disciplina – Profª. Rosemeire Farias

Professora Presencial: Wanessa da Silva e Silva

CAMPO GRANDE-MS

Novembro 2013

SUMÁRIO

1 – Conceito de Letramento e Alfabetização

2 – Características dos Gêneros Textuais

3 – Atividades com Linguagem Oral e Escrita, Textos Silábicos, Travas Línguas e Parlendas.

4- Relevâncias da Leitura para o Processo de Alfabetização e Letramento

5 – Plano de Atividade Utilizando Orientações do PCN

6 – Considerações Finais

7 - Bibliografia

INTRODUÇÃO

Atualmente, encontramos uma questão de extrema importância ao se tratar da precariedade da alfabetização, pois nota-se que muitas pessoas já escolarizadas são consideradas analfabetas funcionais, ou seja, não são capazes de compreenderem o que leem. Infelizmente a realidade nas escolas, é fundamental que professores compreendamos o real conceito da alfabetização e do letramento para poder desenvolver melhor a sua prática pedagógica, visando uma alfabetização significativa.

 Concluindo assim, que é possível atingir a qualidade da educação nas classes de alfabetização, com práticas educacionais que utilizem diferentes metodologias, que proporcionem tanto o desenvolvimento da alfabetização quanto o desenvolvimento do letramento de cada sujeito, no qual ele possa contribuir para a transformação social.

CONCEITOS DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO 

Nosso método de alfabetização na primeira série foi através de cartilha e não fomos alfabetizados em casa tendo em vista que na época os meios de alfabetização eram somente quando frequentava as escolas.

 Geralmente as crianças começavam a estudar quando completava sete anos de idade, não havendo a Educação Infantil. As professoras eram rígidas, e o processo de aprendizagem era de memorização (decoreba).

 “Estar alfabetizado é conhecer, sonhar, saber, constatar, juntar as peças, e poder se adentrar a sociedade é ter poder no mundo da cultura”. (Maria José Silva). 

“Estar alfabetizado é ler, compreender e entender os sinais e as letras”. (Wanderléia Moreira).

“Estar alfabetizado é ser capaz de interagir por meios de textos escritos em diferentes situações”. (Ana Paula Coutinho).

“Estar alfabetizado é ter a capacidade de ler, produzir textos para atender os diferentes propósitos”. (Cleonice Lino).

Estar alfabetizado vai além da aquisição do código. Significa atribuir significado e sentido às funções sociais vinculadas a escrita, também a capacidade de interpretar, compreender, criticar, e produzir conhecimentos. A alfabetização trás ao ser humano a socialização além de ser um exercício consciente de cidadania e desenvolvimento da sociedade.

 Cientificamente falando significa saber interpretar e compreender o que está diante dele através das mais diversas linguagens sejam elas matemáticas, ciências da natureza, ciências humanas e suas tecnologias. O aluno cientificamente alfabetizado é também um cidadão consciente capaz de transformar o que está ao seu redor tendo uma postura crítica das coisas ao seu redor. Conceitos de: decodificar, ler, escrever autonomamente, aprendizagem e conhecimento presentes nas ideias de Faraco.

 A alfabetização se dá quando o aluno consegue dominar os códigos através da leitura e da escrita. Pois é preciso diferenciar a aquisição da língua falada e da escrita. Porque alfabetização e um conjunto de habilidades como, por exemplo: relacionar sons e letras, fonemas com grafemas, para codificar ou decodificar, envolve também o aprendizado como segurar o lápis. No sentido linguístico envolve o conhecimento da língua, como código e como instrumento necessário ao processo de comunicação. 

Letramento é o conjunto mais amplo dos conhecimentos que permite participar do universo letrado. O letramento na sua dimensão social não e um atributo unicamente pessoal, mas, sobretudo uma pratica social, pois o letramento é o conjunto que possibilita as pessoas a desenvolverem habilidades de leitura e escrita para a alfabetização. 

Nota-se que alfabetização e letramento se interpenetram, uma vez que ambos focam a formação de um indivíduo capaz e ler além das letras. 

CARACTERÍSTICAS DOS GÊNEROS TEXTUAIS

Os textos têm vários tamanhos, onde são definidos conforme sua estrutura em gêneros. Alguns deles mais utilizados na educação Infantil como conto, fábula, histórias em quadrinhos, lendas e poesia. Destes, vamos conhecer alguns:

Conto é uma narrativa ficcional que prevalece à narrativa, número limitado de personagem explora a imaginação e fantasia, há uma sucessão de acontecimentos, sendo geralmente de curta duração, pois tem estrutura fechada, com uma única história.

Nas fábulas os personagens geralmente são animais que possuem características humanas, sustentadas por uma lição de moral.

Histórias em quadrinhos são histórias contadas em partes, com imagens associadas à escrita.

Enquanto a lenda explica acontecimentos misteriosos e sobrenaturais, geralmente fornece explicações para fatos que não tem explicação científica. São passadas oralmente de geração em geração.

Poesia provoca sentimentos e emoções. É uma arte tradicional onde retrata algo em que tudo pode acontecer dependendo da imaginação do autor como a do leitor.

Para alfabetização hoje está sendo muito utilizado o método de silabação, tomando uma adesão maior na década de 80 com Thomas Paulo Bom Sucesso após a publicação de seu livro Cartilha da Infância, onde enfatiza o método de aprender conforme se fala pelas silabas prontos para ter maior entendimento dos alunos e compreensão da leitura e escrita.

Antigamente, se ensinava a letra primeiro exemplo: letra B com a letra A forma BA então o entendimento da criança ficava confuso.

Podemos utilizar os textos cartilhescos, que são pretextos, para se trabalhar determinados aspectos ortográficos ou gramaticais, não tendo uma intenção de diálogo com o outro. E também os textos reais que vão ser aas músicas, parlendas, contos entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (568.7 Kb)   docx (561.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com