TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

Por:   •  30/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.475 Palavras (10 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

ANNE FRANK

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

ELAIDE JOAQUIM DOS SANTOS RA: 410533

JOSENILDES SILVA MAGALHÃES RA: 360888

MARIA TEREZINHA DE SOUZA RA: 410741

ALFABETIZADO É

Professora: Jandira Rodrigues Aquino Barros

PALMAS

Novembro /2014.

O que é ser alfabetizado?

        Ser alfabetizado vai muito além dos códigos, as pessoas que se consideravam alfabetizado por que sabiam “ler” e escrever, são apenas analfabetos funcionais conseguem escrever e ler mais são incapazes de usar esta habilidade nas suas vidas. Esclarecendo melhor são incapazes de ter sentidos no que está escrevendo e lendo. Estar alfabetizado significa ter a capacidade de interagir por meio de textos escritos em diferentes situações, saber ler e reproduzir textos para atender diferentes propósitos. Para a estatística no Brasil são considerados alfabetizados aqueles que conseguem ler e escrever o nome porque outras atividades como interpretar o que estar lendo ou até mesmo ler o que escreve não é possível para estes alfabetizados brasileiros.

                                                                                            (Josenildes Silva Magalhães).

        

Alfabetizado além de saber ler e escrever é saber comunicar, entender e codificar os símbolos com essas competências com certeza o indivíduo esta alfabetizado, em outros países como Canadá o tempo mínimo de estudo é de oito anos, aqui no Brasil apenas quatro, mais é visível que o conceito de alfabetização vem mudando muito nas últimas décadas. Em 1940 eram considerados alfabetizados aqueles que conseguiam assinar o seu próprio nome, mais em dias atuais este conceito está ultrapassado foi modificado a forma de ver e ensinar a alfabetização. Segundo o dicionário alfabetizar é ensinar a ler, escrever e dar instruções primarias, vemos no Brasil uma situação de repúdio tudo fica na estatística, vejo indivíduos que mal sabem assinar o nome, não conseguem ler uma frase com desenvoltura e muito menos interpretar uma conversa ou mesmo um texto, e assim mesmo são considerados alfabetizados para cair o índice de analfabetismo em nosso País.

                                                                             (Elaide Joaquim dos Santos).

Em 1940 esta alfabetizado era simplesmente saber assinar o nome mais com a evolução na educação esse conceito se tornou ultrapassando, nos dias atuais ser alfabetizado é preciso conhecimentos básicos de leitura, escritas e saber decifrar símbolos como imagem e desenho ter noção de escrita ou seja conseguir ler o que está escrevendo. Então estar alfabetizado é saber formar fazer e conseguir brincar com a letras e escrever com desenvoltura.

                                                                                (Maria Terezinha de Souza).

CONCLUSÃO

Concluímos que ser alfabetizado não se limita em apenas ler e escrever e sim saber interpretar textos tanto orais quanto escritos com o mínimo de desenvoltura, hoje em dia a educação evoluiu tendo que se adequar a essas transformações, que hoje é bem mais complexa a teoria de ser alfabetizado, com o mundo em constante mudanças percebe-se que o aprender também mudou ou seja, antes rabiscando o nome e lendo mal já era considerado alfabetizado, mais em dias atuais é preciso bem mais que isso.

Convenhamos que no Brasil ainda está longe de ter uma alfabetização que tenha a qualidade de outros Países desenvolvidos. Mais estamos melhorando em passos lentos.

O indivíduo alfabetizado hoje tem a competência de ler com desenvoltura, escrever e consegue interpretar o que está lendo e lê entendendo o que escreveu.

 Então o método de ensino é totalmente diferente de tempos anteriores, atualmente com a tecnologia encontrada em nosso cotidiano fica quase impossível considerar uma pessoa que mal sabe ler e escrever ser considerado alfabetizado.

Estar alfabetizado é codifica e entender os símbolos usando-os para se comunicar, e ter capacidade de brincar com as “letras” desenvolvendo textos elaborando frases e formando palavras onde pode expor suas ideias e sentimentos e ter a desenvoltura de interpretar uma imagem, um desenho não somente textos escritos.

Portanto alfabetização e letramento são processo que se completam sendo que a alfabetização se inicia antes da entrada da criança na escola e se formaliza no ensino fundamental já letramento por sua vez vai além do domínio do colégio formando-se em quanto prática social de uso do código escrito em várias situações na dos indivíduos. Começa com a alfabetização e se encontra nas relações humanas.

Podemos dizer que alfabetização e letramento como praticas individuais resultantes das relações humanas sendo praticas fundamentais que pre passa o período escolar estando presente por toda a vida do indivíduo.

DEFINIÇÕES DE TERMOS PESQUISADOS

DECODIFICAR: É fazer uma leitura do pé da letra ou seja saber ler através dos códigos e identificar códigos linguísticos. Decodificar tem um conceito mais amplo na educação, na educação temos um processo muito importante chamado alfabetização em seu sentido próprio e especifico que o processo de aquisição de códigos escritos, das habilidades de escritas e leituras.

LER: Consiste em conseguir interpretar o que está dizendo as leituras presentes a falta de compreensão e de entendimento das questões da língua em aspectos relacionados das questões da língua em aspectos relacionados com a oralidade e escrita refletem se e interferem no processo da escolaridade.

ESCREVER: Dirigir carta, bilhete, curriculum, colaborar representar por meio da escrita, redigir ou compor obras.

AUTONOMAMENTE: Independência, governo de si próprio, faculdade de se governar por si mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (216 Kb)   docx (236.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com