TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

Por:   •  6/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.806 Palavras (12 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP[pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

UNIDERP INTERATIVA

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

DISCIPLINA: LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

POLO Silveiras

2013

SUMARIO

Introdução

03

Estar alfabetizado é...

04

Significado de estar alfabetizado

05

Definição dos conceitos indicados

06

Gêneros textuais

07

Atividades envolvendo linguagem oral e escrita

08

A importância da leitura no processo de produção de textos

10

Atividades de leitura e escrita de textos de memória

11

Atividade com orientação no PCN

12

Considerações finais

13

Referencias

14

 

INTRODUÇÃO

Este trabalho ira mostrar a importância da alfabetização, e os benefícios que ela acarretara ao longo da vida do individuo. Pois o ato de ler e escrever esta presente em nosso cotidiano através da leitura de letreiro de ônibus, bula de remédio, placas entre outros.

Iremos ver algumas definições sobre os termos como decodificar, ler, escrever, autonomamente, aprendizagem e conhecimentos de como eles podem ser utilizados de maneira pratica e de fácil entendimento dos alunos.

Este trabalho também contara com algumas características sobre os gêneros textuais, será citado conto, fabula, historia em quadrinhos, lenda e poesia. Esses são alguns que são mais utilizados no ambiente escolar como uma forma alternativa de levar os alunos para novos conhecimentos.

Também veremos a importância que a leitura de textos tem na formação dos alunos e como ela poderá os auxilia-los. E como são importantes as atividades que envolvam textos sendo eles através de leitura e ate mesmo de fazer a sua copia, pois ao praticar este habito o individuo conseguira desenvolver a escrita de maneira correta.

Alem de elaborarmos atividades que estimularam as praticas da leitura e da escrita no ambiente escolar, mas também que sejam de certa forma de fácil entendimento e coerente a faixa etária dos alunos, pois este passo é importante para que ele possa realmente aprender os conteúdos programados para a devida turma.

ESTAR ALFABETIZADO É...

Para o desenvolvimento deste relatório o nosso grupo antes discutiu sobre a sua alfabetização como temos idades diferentes foi importante esta troca de experiências, percebemos que alguns métodos mudaram e outros ainda continuam fazendo parte deste processo. Depois dessa troca de experiência pudemos refletir melhor para desenvolver a continuação da frase “Estar alfabetizado é...”, a seguir as frases individuais.

Estar alfabetizado é ler corretamente com entonação e fluência adequadas. É ler, interpretar e produzir os diversos tipos de textos, é escrever seguindo as normas e regras estabelecidas pela Lingua Portuguesa. Enfim, é saber utilizar a língua em sua função social. Angela Maria de Godoy (2013).

Estar alfabetizado é descobrir a escrita, aprender a escrita é usar a escrita. A alfabetização vai muito alem, de usar códigos. Pessoas assim são apenas analfabetos funcionais, escrevem e lêem, porem são incapazes de usar essas habilidades na sua vida. Melhor dizendo são incapazes de dar sentido para aquilo que escreve e lêem. Ler e escrever tem a função de comunicar algo, é decifrar códigos e transmitir para a outra pessoa. Carolina Maria Araujo Mota Costa.

Estar alfabetizado é saber ler, escrever, interpretar e estruturar textos, palavras, frases e principalmente estar preparada para todas as situações direcionada a formação escolar. É saber desenvolver suas funções de forma segura e responsável com autonomia e precisão. Denise de Lourdes de Souza. (2013).

Estar alfabetizado é conseguir discernir o significado das palavras e coloca-las em  pratica no cotidiano. É dividir experiências espetaculares através da leitura e poder entender o que se passa no mundo a sua volta, descobrir coisas novas, vivenciar a vida através do saber. Edmea Teixeira de Campos Araujo.  (2013).

Estar alfabetizado é o individuo não apenas saber ler e escrever, mas também saber fazer o uso dessas ferramentas de maneira correta de modo a seu favor. Pois a interpretação também é importante para que se possam fazer sentidos as palavras lidas e escritas. Alem disso ainda nos dias atuais podemos perceber que há pessoas que se dizem alfabetizadas por saber ler e escrever, mas que não consegue compreender certas situações que precisam ser pensadas e interpretadas. Nathalia Helena Barros Costa Silva. (2013).

SIGNIFICADO DE ESTAR ALFABETIZADO.

Estar alfabetizado é aprender a ler e escrever em, a reconhecer os símbolos gráficos da linguagem verbal. Significa reconhecer e compreender esses símbolos e ter a capacidade de produzir mensagens compreensíveis com eles para outros indivíduos alfabetizados e com isso melhorando o modo de sua comunicação em sociedade e incrementando o seu nível e qualidade de vida.

Porem a alfabetização nem sempre significa ter autonomia na leitura e na escrita por isso a importância da alfabetização letrando, pois é importante a utilização de formas adequada da leitura e da escrita em suas diferentes funções já que vivemos em uma sociedade onde a escrita esta presente a todo o momento, como em nossos documentos, placas, bula de remédio, livros, jornal, entre outros.

Não podemos deixar de citar que quando o individuo tem a capacidade de decodificar minimamente as letras, geralmente em frases, sentenças, textos curtos e os números, e não consegue  desenvolver a habilidade de interpretar textos e de fazer as operações matemáticas são considerados analfabetos funcionais. Ou seja, é capaz de ler e escrever porem não consegue interpretar o contexto no geral.

E por outro lado temos o alfabetismo funcional onde o individuo tem a capacidade de usar a linguagem e a escrita de maneira efetiva, possibilitando que ele comunique-se, informar-se e se expresse.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (448.8 Kb)   docx (256.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com