TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

Por:   •  17/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.154 Palavras (13 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA DE OSASCO

                   

                                    

                   

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO[pic 2]

OSASCO

2013

INTRODUÇÃO[pic 3]

A pesquisa em questão nos mostra a importância que nós futuros professores temos de saber sobre o letramento e a alfabetização, como também o papel da escola, a responsabilidade dos pais e professores no processo de transformar as crianças em indivíduos alfabetizados e letrados.

        De uma forma ou de outra a alfabetização e o letramento estão interligados, o ensino da linguagem deve ser direcionado a fundamentos como a leitura, a compreensão e a produção numa relação de contexto social, e para que o letramento e a alfabetização tornem parte do ensino da língua em sua prática social é preciso que se alfabetize letrando.

        É preciso que o professor transforme este grande momento da vida de seus alunos em momentos prazerosos para que assim desde pequenos eles possam ter o gosto e o hábito de ler, passando a ser um costume diário por toda a vida.

LEMBRANÇAS DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

        Foi lembrado o processo de alfabetização da aluna Camila Aparecida Stoian, entrou na 1ª série com seis anos de idade, pois não fez a educação infantil (pré), porém não conseguiu acompanhar a turma por motivo de problema de visão, foi reprovada e fez novamente a 1ª série, pois naquela época não existia a progressão continuada. Foi alfabetizado com a cartilha “Caminho Suave” e a professora preparava um ABC manuscrito em folha de papel que se manuseava com pega mão para não sujar.

Em seguida da manuscrita do ABC, vinha o bê-á-bá que era um início de uma longa série, isso ficou bem marcante. Lembro-me de muitas recordações boas da professora que me alfabetizou, ela se chama Maria das Graças, falava bem baixinho e com isso a sala era bem calma, uma professora bem carinhosa, ela encantava todos os alunos éramos apaixonados por ela. Recordações ruins não têm só me recordo dos momentos de dedicação e do carinho que a professora tinha por seus alunos.

[pic 4][pic 5][pic 6]

“ESTAR ALFABETIZADO É...”

        Estar alfabetizado é saber ler e escrever, tem se revelado condições insuficientes para responder adequadamente as demandas contemporâneas. Há alguns anos, não muito distante, bastava que as pessoas soubessem assinar o nome, porque delas só interessavam os votos. Hoje saber ler e escrever de forma mecânica não garante a uma pessoa interação plena com os diferentes tipos de textos que circulam na sociedade, onde é capaz de compreender diferentes tipos de textos, possuírem um repertório de procedimentos e habilidades para relacionar em um campo social.

        Estar alfabetizado é apropriar-se da função social constituintes dos atos de ler e escrever. Enfim, ser alfabetizado não é ser capaz de juntar letras para formar sílabas.

“O QUE SIGNIFICA ESTAR ALFABETIZADO...”

Estar alfabetizado significa ser capaz de interagir por meio de textos escritos em diferentes situações. Significa ler e produzir textos para atender de um modo mais abrangente, a alfabetização é definida como um processo no qual o indivíduo que constrói a gramática em suas variações. Esse processo não se resume apenas na aquisição dessas habilidades mecânicas do ato de ler, mas a capacidade de interpretar, compreender, criticar e produzir textos. O aluno precisa encontrar os usos sociais da leitura escrita.

        A alfabetização deve se desenvolver em um contato de letramento com um início da aprendizagem da escrita, como desenvolvimento de habilidades de uso da leitura e da escrita nas práticas sociais que envolvem a língua escrita, e de atitudes de caráter prático em relação a esse aprendizado, entendendo que a alfabetização e letramento.

DEFINIÇÃO E CONCEITOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

        Os textos nos levam a refletir que o conceito da palavra alfabetização se associa ao ensino-aprendizado do sistema alfabética da escrita, ou seja, a capacidade de decodificar os sinais gráficos em som.

        Antigamente estar alfabetizado reduzia-se a ler e escrever o seu próprio nome, mas atualmente com constantes transformações consideramos necessária a alfabetização não apenas em caráter de decodificação de palavras, mas compreendendo, interpretando, utilizando em plenitude, esse processo em nossa comunicação.

        Podemos concluir que o nível de letramento de grupos sociais relaciona-se fundamentalmente com as suas condições sociais, culturais e econômicas. É preciso que haja, pois, condições para o letramento, tais como existências de uma escolarização real e efetiva da população e disponibilidade de material de leitura.[pic 7]

        A palavra letramento surge à primeira vez como uma perspectiva psicolingüística (1986). Palavras novas surgem, pois novos fenômenos ocorrem e a sociedade sente a necessidade de nomear, ou seja, dar nome a tudo que se espera saber.

        A pessoa que aprende a ler e a escrever que se torna alfabetizada e que passa a fazer uso da leitura e da escrita a envolver-se nas práticas sociais de leitura e de escrita, que se tornam letradas, é diferente de uma pessoa que ou não sabe ler e escrever, ou sabendo ler e escrever não faz uso da leitura e da escrita (alfabetizada), mas não vive no estado ou condições de quem sabe ler e escrever e pratica a leitura e a escrita.

CARACTERÍSTICAS DOS GÊNEROS TEXTUAIS

Conto: O conto é uma obra de ficção que cria um universo de seres e acontecimentos, de fantasia ou imaginação. Como todos os textos de ficção, o conto apresenta um narrador, personagens, ponto de vista e enredo.

Classicamente, diz-se que o conto se define pela sua pequena extensão.  O conto é um texto narrativo contendo um relato referente a um fato ou determinado acontecimento, sendo que este pode ser real, como é o caso de uma notícia jornalística. Podendo também ser fictício, ou seja, algo resultante de uma invenção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (417.5 Kb)   docx (416.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com