TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LITERATURA 1 ANOS

Por:   •  4/6/2017  •  Projeto de pesquisa  •  270 Palavras (2 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 2

Negligência – Exclusão

Marcada pela exclusão total das pessoas com necessidades educacionais especiais, invisíveis à sociedade desde a antiguidade e assim rejeitadas, abandonadas e por muitas vezes até mortas.

Institucionalização

Com o advento do cristianismo, as pessoas com deficiência passaram serem tratadas e vistas pela sociedade. Porém na Idade Média, muito as viram como seres malignos e possuídos pelo demônio no entanto a religião Cristã pregava a caridade, a humildade e o amor ao próximo e sendo assim, nesse período são criados hospitais e instituições para atenderem aos pobres marginalizados, incluindo os deficientes físicos.

No Brasil a fase da institucionalização se dá no século IX com a criação de instituições.

Criação do serviço Educacional

A partir do século X são criados programas educacionais e reabilitação para deficientes físicos nos Estados Unidos. Com a criação da ONU, a questão da deficiência passa a ser discutida e vários países criam políticas educacionais e sociais para resolver o problema com necessidades educacionais especiais. No Brasil a partir 1960 as leis 9024-01 e 5692-71 contribuíram para criar um sistema educacional especial no país, como sociedade pestalozzi do Brasil e a APAE.

Fase atual

Em países desenvolvidos, a educação inclusiva vem se desenvolvendo desde o início do século X.

No nosso país a política de educação inclusiva se dá o primeiro passo em 1988, com o artigo 208 da constituição brasileira que garante o atendimento aos indivíduos que apresentam deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino. A sociedade agora passa a se estruturar para garantir o acesso das pessoas com necessidades educacionais especiais aos diferentes serviços como também disponibilizar esse cidadão os diferentes tipos de apoio necessário, a otimização de sua real inclusão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (41.7 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com