TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura e Produção de Textos, Tecnologias Aplicadas à Educação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Por:   •  16/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  2.666 Palavras (11 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 11

1

DESAFIO PROFISSIONAL

CURSO: MATEMÁTICA

1ª SÉRIE

DISCIPLINAS NORTEADORAS: Leitura e Produção de Textos, Tecnologias Aplicadas à Educação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional.

O Desafio Profissional é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem que tem por objetivos:

 Favorecer a aprendizagem.

 Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.

 Promover o estudo dirigido a distância.

 Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.

 Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.

 Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.

 Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão.

 Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual.

Para atingir estes objetivos, você deverá seguir as instruções na elaboração do Desafio Profissional ao longo do bimestre, sob a orientação do Tutor, considerando as disciplinas norteadoras.

A sua participação nesta proposta é essencial para o desenvolvimento de competências e habilidades requeridas na sua atuação profissional.

2

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ao concluir os passos propostos neste desafio profissional, você terá desenvolvido as competências e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais descritas a seguir:

 Aplicar modos de ensinar diferentes linguagens: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, Língua Brasileira de Sinais, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano.

 Relacionar os conhecimentos relativos à área de atuação com as demais áreas do conhecimento.

 Realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre seus alunos e alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não escolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre a organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas.

 Utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos.

OBJETIVO DO DESAFIO

Justificar o uso das tecnologias na educação em espaços escolares e não-escolares.

PRODUÇÃO ACADÊMICA

Elaborar uma proposta, em texto, para a implantação de novas tecnologias na educação e capacitação docente.

3

DESAFIO PROFISSIONAL

A ONG Esperança foi contemplada com recursos financeiros para investir em tecnologias voltadas para a educação e capacitação docente. A diretoria precisa justificar para a instituição financiadora como serão aplicados os recursos e para fazer isto solicitou a colaboração dos professores.

Na periferia das cidades onde o poder público frequentemente se mostra incapaz de resolver os problemas sociais dos moradores, surgem iniciativas de instituições religiosas e da comunidade civil organizada para melhorar a qualidade de vida das pessoas. A ineficiência e muitas vezes desinteresse do Estado no atendimento às necessidades básicas da população é amenizada por iniciativas das chamadas Organizações do Terceiro Setor, também conhecidas como Organizações não Governamentais (ONGs).

Um bom exemplo de ONG que atua na área da educação é a Associação Beneficente de Assistência Social Esperança, que há mais de 20 anos desenvolve projetos de atendimento à comunidade carente em uma região periférica da capital do Estado. A ONG Esperança, como é conhecida na comunidade, desenvolve projetos com o objetivo de garantir um espaço seguro para a prática de esportes e atividades lúdicas, reforço escolar, oficinas de artesanato, música e cursos profissionalizantes no contraturno do período escolar.

Os recursos financeiros que garantem a manutenção da infraestrutura, mobiliário e recursos pedagógicos e humanos são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com